Transtorno da insônia consiste na incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo . As pessoas que sofrem com isso têm uma qualidade muito baixa de sono e duração, o que interfere com a vida diária.

Esse distúrbio pode se manifestar através da dificuldade em iniciar o sono, em mantê-lo ou

Dependendo da duração do problema, pode ser dividido em insônia aguda, no caso que dura menos de 4 semanas, subaguda, se ela durar entre 4 a 6 meses; ou crônica, se durar mais de 6 meses.

Falamos de insônia quando uma pessoa não consegue adormecer ou é perturbada mas, sabemos exatamente qual é o sonho?

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Durante o sono, várias fases de maior ou menor atividade cerebral são experimentadas

O sono é um estado fisiológico do organismo regulado pela glândula pineal. que está localizado na base do cérebro e produz melatonina. Tanto a síntese quanto a liberação dessa substância química são aumentadas à noite e diminuídas de dia.

Essas variações na concentração de melatonina são responsáveis ​​pelo controle do ritmo circadiano do sono-vigília . que é adaptado ao programa solar

Durante toda a vida das pessoas, o sono pode variar tanto em quantidade como em qualidade assim como muitos outros processos fisiológicos do nosso corpo. A variação dependerá da idade, estado de saúde ou mudanças fisiológicas, entre outros

Durante as horas de sono, a atividade cerebral muda e essas mudanças são refletidas em um padrão variável com diferentes ondas elétricas ] que pode ser registrado no eletroencefalograma. Além disso, duas atividades distintas podem ser distinguidas durante o sono.

  • Atividade rápida ou de alta frequência : é chamada de sono REM e é caracterizada por movimento rápido dos olhos.
  • Atividade lenta ]: caracteriza-se por refletir nas ondas de baixa frequência do eletroencefalograma

Quando uma pessoa dorme, há breves despertares que são geralmente acompanhados por movimentos físicos ao passar da fase de atividade lenta para a fase de atividade lenta. atividade rápida e vice-versa

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Transtorno de insônia

Causas

 Homem que sofre de jet lag
Mudanças nos hábitos podem afetar seriamente o nosso descanso, afetando o desempenho físico e mental

Distúrbio da insônia pode ser devido a muitas causas e pode ser classificado de acordo com a origem em causas primárias e causas secundárias

Causas primárias

São aquelas que têm a ver com a manutenção da higiene adequada do sono ou aspectos psicológicos. Entre essas causas podemos citar as mudanças fisiológicas, como envelhecimento e estilo de vida, uma vez que mudanças constantes no calendário causam alterações no ritmo circadiano.

Além disso, dentro das causas primárias podemos incluir o efeito de certas drogas desde há alguns, como anti-hipertensivos, anticolinérgicos ou hormônios, entre outros, que podem perturbar o sono.

Causas secundárias

Quanto às causas secundárias, diz-se que são aqueles vêm de uma patologia no paciente ou fatores ambientais . Entre as doenças que podem ser causa de desordem de insônia, podemos destacar:

Por outro lado, fatores ambientais que podem ser a causa do desenvolvimento desse distúrbio como temperaturas extremas, mudanças de horário ou viagem

Sintomas

 Mulher na cama com insônia
As pessoas com insônia têm dificuldade em pegar no sono em horários regulares ou ter interrupções durante o sono.

Os sintomas de um distúrbio de insônia são fáceis de detectar. Isso ocorre porque é o próprio paciente que percebe as dificuldades em adormecer ou permanecer dormindo.

A falta de descanso é apreciada ao longo do dia. O paciente está cansado e fraco . Além disso, em casos extremos, você pode sentir-se lento ao processar informações, irritado e pode sentir um quadro depressivo.

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Como o transtorno é tratado? para insônia

Antes de dar um tratamento farmacológico, é recomendado seguir um conjunto de diretrizes para melhorar a higiene do sono :

  1. Criar horários de sono
  2. Limitar o tempo de dormir em 7,5 – 8 horas
  3. Não ingerir substâncias estimulantes do sistema nervoso
  4. Evitar cochilo durante o dia
  5. Realizar exercício físico, mas não no último minuto do dia, pois tem efeito activator
  6. Evite fazer actividades excitantes antes de dormir
  7. Ter um banho de água à temperatura do corpo antes de dormir
  8. Ter um horário de refeição estável e evitar refeições copiosas antes de ir para a cama
  9. de relaxamento antes de dormir.
  10. Mantenha o quarto onde você dorme em condições ambientais adequadas.

Se o distúrbio não puder ser curado com essas medidas, deve ser tratado com medicação hipnótica . Se você sofre de insônia pela primeira vez, recomenda-se tomar saudável, relaxando thiexes, valeriana ou outras substâncias relaxantes.

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