Quando percebemos que as exigências do meio ambiente ( responsabilidades familiares, doenças, obrigações profissionais …) excedem nossa capacidade de enfrentá-las, o organismo gera uma resposta fisiológica – o estresse -, em que diferentes mecanismos de defesa participam.

Esta manifestação automática não vem sozinho: os níveis de ativação fisiológica e psicológica aumentam de forma notável que podem causar diversos efeitos, tais como ansiedade alegria, satisfação, raiva ou tristeza

 Mitos sobre o colesterol que temos de banir

De cortisol para colesterol

Confrontados com estas perturbações do nosso equilíbrio emocional o corpo (para se proteger) ele reage por meio da secreção de cortisol, conhecida como o hormônio do estresse . E isso, por sua vez, promove a liberação de triglicérides e ácidos graxos, responsáveis ​​pelo aumento do colesterol.

Como explica o psicólogo clínico Carlos Catalina Romero, existe uma associação consistente entre nossas emoções e os níveis lipídicos em sangue

 Estresse e solidão ficam doentes

Segundo dados divulgados pelo estudo MIDUS, publicado em julho de 2014 na revista Psychological Science ] pessoas que mantêm um nível de bem-estar estável por um período de aproximadamente dez anos têm, após a fase de acompanhamento, maiores quantidades de HDL ou colesterol bom e triglicerídeos mais baixos.

Resultados como estes sugerem, em termos de Catalina Romero, que o metabolismo lipídico está emergindo como um dos mecanismos envolvidos na relação entre emoções. e saúde.

 5 asanas para ganhar equilíbrio físico e mental

Manter o equilíbrio

Embora a resposta sob a forma de estresse possa ser útil, já que prepara o corpo para atuar rápida e eficientemente diante das exigências da situação, quando o estado de alerta se torna crônico e se torna uma constante, pode produzir desgaste considerável na pessoa, diminuir seu rendimento desencadear problemas de saúde física, tais como hipertensão e doenças cardíacas e até distúrbios psicológicos, como depressão.

Manter uma boa gestão emocional é, portanto, essencial para evitar que sentimentos negativos se tornem encapsulados e traduzidos em sintomas físicos (somatização). Para fazer isso, devemos aprender a estabelecer limites, tomar decisões, comunicar bem e ter uma atitude positiva para a vida.

 Emoções positivas: 7 chaves para se conectar com seu coração

O autoconhecimento é, segundo Laura Solana, responsável pela Psicologia Clínica do Centro Integral para o Tratamento da Ansiedade e Estresse, chave para alcançar uma vida satisfatória: se estamos cientes de como nos relacionamos com o a vida nos impedirá de nos ultrapassar

Da mesma forma, as pessoas que vivem as circunstâncias que enfrentam em termos de oportunidade e não como uma ameaça, são capazes de lidar com o estresse de forma mais eficaz. 19659021] Proteja-se com farinha de aveia ” class=”lazyload”/>

4 hábitos para controlar o colesterol

Para manter o colesterol sob controle é necessário seguir uma dieta saudável. Mas você também tem que prestar atenção a outros aspectos da sua vida.

  1. Gaste tempo em todas as facetas da sua vida: família, trabalho, lazer, amigos. Não os negligencie. E aumenta o contato social e as atividades que você mais gosta.
  2. É preciso cuidar dos hábitos de sono ao máximo: é fundamental dormir oito horas todos os dias para conseguir uma recuperação adequada do organismo e conter o estresse.
  3. Não é aconselhável deixar situações não resolvidas ou problemas pendentes. Para isso, é essencial que você estabeleça uma boa organização e planejamento do seu tempo.
  4. Siga uma dieta equilibrada, mastigue devagar e conscientemente, mantenha horas regulares, evite estimulantes e faça exercícios aeróbicos e a vida na natureza. 19659030]

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