O consumo de certos grupos de alimentos varia de acordo com a estação do ano. O verão é o ciclo em que as pessoas ingerem mais alimentos frescos, como frutas e legumes. Mas, durante o período de interrupção do trabalho, a interrupção da rotina traz consigo uma suspensão dos hábitos alimentares.

Geralmente, o resultado é um aumento súbito de peso que varia de três a cinco quilos. A isso devemos acrescentar que durante o outono e inverno a nossa dieta é baseada no consumo de alimentos compostos por um maior número de calorias .

Em seguida, veremos algumas dicas para uma dieta diária saudável e equilibrada. depois do verão

Retorne a hábitos saudáveis ​​para gradualmente equilibrar nossa dieta

Para começar a equilibrar a nutrição, é conveniente adicionar uma porção diária de frutas e legumes . É sobre não fazer transformações abruptas que são contraproducentes.

Se você está acostumado a consumir alimentos ricos em gorduras, estas não devem ser eliminadas mas devem ser ingeridas em quantidades menores. Você também pode escolher substitutos que contenham uma menor proporção de gorduras saturadas, como amêndoas e nozes.

A melhor maneira de retornar aos hábitos alimentares após o verão é retomar a distribuição das refeições diárias . Seis refeições devem ser servidas: café da manhã, almoço, lanche, jantar e dois lanches.

Isso facilita o metabolismo das gorduras e ativa o metabolismo em geral. Pular refeições, paradoxalmente, leva ao ganho de peso uma vez que o corpo não tem os açúcares essenciais para funcionar.

Uma das características do ano de trabalho é a falta de tempo. Planejar semanalmente e executar um programa detalhado de compras por um determinado período de tempo resulta em uma diminuição na improvisação nas refeições. A organização do menu diário ajuda a manter a regularidade no consumo de alimentos saudáveis ​​

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A seleção de nutrientes que tomamos

Se uma boa seleção de alimentos é feita, é possível levar uma vida saudável e, por sua vez, desfrutar de refeições, sem incorrer em excessos. É essencial comer moderadamente. O elemento mais importante para levar a cabo uma dieta equilibrada é a variedade no menu da combinação de diferentes tipos de nutrientes. Para enfatizar, como sempre, a importância das frutas.

Os carboidratos, proteínas e gorduras fornecem 90% do peso seco de nossa dieta . Também o total de sua energia, medido em calorias. Cada grama de carboidrato ou proteína contém 4 calorias e cada grama de gordura, 9 calorias. Mas, esses nutrientes se distinguem pela velocidade com que a energia é consumida: os hidratos são os mais rápidos e os mais lentos.

O índice glicêmico nos diz o quanto aumenta o açúcar no sangue após a ingestão um alimento que contém carboidratos. Os cozidos que combinam gorduras e / ou proteínas retardam o esvaziamento do estômago e o açúcar é lentamente absorvido. Portanto, os níveis de açúcar da preparação são menores

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Frutas, vegetais e líquidos

 Frutas cítricas.

Devemos consumir frutas e legumes em quantidade : alimentos de origem vegetal não contêm colesterol. É aconselhável comer as frutas com casca, porque há o maior teor de fibras. Esta fibra é digerida lentamente e fornece muito poucas calorias. Além disso, tem o benefício de dar saciedade e ajudar a reduzir o colesterol .

Realizar atividade física favorecerá um estilo de vida saudável e acompanhará mudanças em nossa dieta . O acúmulo de atividades sedentárias, além de ser prejudicial à saúde, causando o aumento de gorduras no sangue, produz nervosismo e ansiedade.

É essencial beber muito líquido. Os adultos precisam beber pelo menos 1,5 litros de líquidos por dia, e mais é necessário se os esportes são realizados. Durante o verão há uma abundância de refrigerantes e bebidas alcoólicas. Portanto, recomenda-se que, quando a queda chegar, mais água seja consumida. A água é um nutriente essencial para o nosso corpo.

A água representa quase 70% do nosso peso corporal. Entre suas funções estão a manutenção do volume sanguíneo, transporte de nutrientes e oxigênio. Além disso, eles regulam a temperatura corporal e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Consumir a menor quantidade de gordura saturada e produtos de confeitaria industrial é um bom começo para retomar uma dieta balanceada. Desenvolver um plano abrangente que inclua um programa de alimentação e atividade física é a base da nutrição adequada e de um estilo de vida saudável.

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