sépia ? Este molusco é benéfico para sua dieta. Dizemos como ele contribui e como você pode aproveitá-lo ao máximo.

Última atualização: 08 de setembro de 2021

Choco, também conhecido como Choco ou choco é um molusco cefalópode com dez tentáculos. Vive no fundo de mares rasos de areia ou sedimento. Aí está parcialmente enterrado e alimenta-se de pequenos peixes, outros moluscos e crustáceos.

Este ser tem um importante valor nutricional. Possui baixo teor de gordura e colesterol. Além disso, é uma fonte de proteínas, ácidos graxos, minerais e vitaminas.

Características do choco

Este molusco é achatado e de forma oval . Sua casca é composta principalmente de cálcio e cobre todo o seu corpo. Seus braços são dispostos em quatro pares ao redor da boca com várias ventosas no interior. Um par é o mais longo e serve para capturar presas e outro contém uma tinta de cor sépia.

Tem barbatanas finas que o ajudam a nadar. Mas também tem um sifão atrás da cabeça. Isso permite que ele emita um jato de água de alta pressão para nadar em alta velocidade por curtas distâncias. Por ali ele também solta tinta para evitar seus inimigos. Põe ovos em corais, algas e conchas.

Eles podem ser encontrados no Atlântico oriental, no Mediterrâneo, nos mares do Báltico do Norte ou na África do Sul. Por esta razão, é um prato bastante comum nessas áreas.

É um cefalópode que pode ser encontrado nos mercados ao longo do ano . É vendido fresco e a sua carne deve ser brilhante, firme, húmida e macia.



Valor nutricional dos chocos

Os chocos são um dos moluscos que fornecem menos calorias. Enquanto o polvo fornece 86 calorias e a lula 97, o choco apenas 71 por 100 gramas .

Quanto à gordura, tem 0,7 gramas. A lula tem 1,4 e o polvo 0,9 gramas. Em relação à proteína, o polvo fornece 18 gramas, a lula 15,6 e o ​​choco 16,1 gramas.

É também uma fonte importante de sódio, potássio, iodo e fósforo . Contém 370 miligramas de sódio, 310 miligramas de potássio, 64 miligramas de iodo e 270 miligramas de fósforo por porção de 100 gramas.

Se o compararmos com outros pratos de moluscos, como o polvo, descobriremos que o choco é o menos calórico.

Propriedades e benefícios do choco

Os benefícios e propriedades do choco estão relacionados à quantidade de minerais que possui. Aqui explicamos cada um para você.

1. Previne a deficiência de iodo

O iodo é um mineral necessário para o bom funcionamento do corpo. Sua ausência pode causar retardo no crescimento físico e mental, rigidez muscular e até mesmo surdez.

Além de estar ligada a uma doença conhecida como hipotireoidismo . Ocorre quando a tireoide não produz hormônios suficientes. Isso pode causar fadiga, fraqueza muscular, pele seca e rigidez muscular.

2. Ajuda a regeneração do tecido

Por ter alto teor de ácido fólico, o choco ajuda a regeneração do tecido . A regeneração é o processo natural para substituir ou reparar partes danificadas do corpo. Em humanos, é a formação de cicatrizes espessas, o crescimento de pelos e a cura de ossos fraturados.

3. Protege o sistema imunológico

O choco contém 2,4 miligramas de vitamina E . Se houver deficiência dessa vitamina, ocorre desestabilização das membranas das células do sistema imunológico e diminuição da produção de imunoglobulinas. Os níveis diários de vitamina E recomendados são de 12 miligramas.

Também está associado à redução da imunidade mediada por células e a déficits na produção de interleucina-2. A interleucina é uma proteína responsável pelo crescimento dos glóbulos brancos.

4. Previne doenças cardiovasculares

O selênio é um mineral importante para o corpo. O choco fornece 65 miligramas deste composto.

Portanto, existe a possibilidade de que ajude a prevenir doenças cardiovasculares. Aqueles com baixos níveis de selênio são mais propensos a sofrer patologias relacionadas ao coração .



5. Possível anticâncer

Os possíveis efeitos anticâncer do selênio estão sendo estudados. Estima-se que quem consome pequenas quantidades desse composto tem maior risco de sofrer de diversos tipos de câncer. No entanto, são necessárias mais informações a esse respeito para se chegar a uma conclusão .

6. Baixo em calorias

Chocos são pobres em calorias, como já dissemos. Pode ajudar a perder peso e é ideal para dietas .

Os benefícios nutricionais dos chocos são derivados, em grande medida, dos seus compostos minerais.

Contra-indicações do consumo de chocos [19659011] Os chocos são ricos em colesterol . Portanto, deve ser consumido com moderação, pois níveis elevados podem afetar a saúde do coração.

O colesterol alto promove o acúmulo de placas de ateroma nas artérias. Isso reduz o fluxo sanguíneo e está associado a ataques cardíacos e derrames. Portanto, deve ser incluído na dieta com moderação.

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