Você pode ter comido em várias ocasiões, mas não sabe o seu valor nutricional e para que serve. Agora vamos descobrir tudo sobre o chuchu!

Neste artigo, oferecemos as informações mais interessantes e atualizadas sobre o chuchu. Você verá que é um alimento tão interessante quanto benéfico para nossa saúde,

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O que é o Chayote?

Chayote, também conhecido por outros nomes como papa aéreo, gayota, cidrayota ou chuchu é o fruto da chayotera ( Sechium edule ), uma planta de escalada perene amplamente distribuída na Mesoamérica e, desde o século XVIII, na América do Sul e na Europa.

espécies pertencentes à família botânica dos Cucurbitaceae e do pepino o melão a melancia e a abóbora ] entre outros vegetais.

Atualmente, o México e a Costa Rica são os principais produtores de chuchu verde suave, produto da melhoria da domesticação das espécies, enquanto o chuchu de populações selvagens em toda a Mesoamérica, cujos frutos de várias formas , tamanhos, cores e pele que você tura e até espinhos, estava em risco de extinção.

O principal uso da planta é o alimento, o uso da fruta, mas a raiz, os caroços e as pontas macias também são usadas nas preparações tradicionais

Como é utilizado o chuchu? As frutas são carnudas e de sabor doce, portanto são utilizadas em sucos, molhos e compotas, enquanto as raízes tubulares são semelhantes às batatas e consumidas. como outros vegetais, cozidos sozinhos ou em ensopados.

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Valor nutricional de gayota

A fruta tem um alto teor de água e fibras resultando em baixas calorias. De fato, a cada 100 gramas de chuchu contribuem apenas 19 calorias. Aproximadamente um terço de uma maçã .

Para cada 100 gramas de chayota: 4,5 gramas são carboidratos, quase 1 grama de proteína vegetal praticamente não possui gordura e os o resto é água.

Contém peroxidases, esteróis, alcalóides, saponinas, fenóis, polifenóis, flavonóides e cucurbitacinas, motivo pelo qual é atribuída atividade antialergênica, anti-inflamatória, antiviral e antitumoral.

As sementes eles são ricos em aminoácidos como lisina, histina, argininas, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, valina, serina isoleucina, alanina e tirosina.

As folhas de são ricas em cálcio ferro vitamina A (carotenos), fósforo vitamina C Vitamina K, colina e vitaminas do grupo B, como tiamina, ácido fólico e riboflavina.

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suas propriedades nutricionais como culinária, é muito versátil e apropriado para dietas de todos os tipos e é um alimento recomendado para reduzir os riscos que o diabetes e a obesidade causam à saúde.

Devido ao seu alto teor de água (90% em os frutos, 89% em brotos e 79% em raízes), é amplamente utilizado na purificação de dietas ou desintoxicação, para evitar a retenção de líquidos e para perder peso, contribui com apenas 19 kcal por 100 gramas e é saciante.

O fósforo, presente principalmente em brotos ou folhas jovens, é muito importante na formação de ossos e dentes, enquanto os aminoácidos essenciais (como lisina, triptofano, arginina, glicina e leucina), eles executam tarefas muito importantes, como a formação de colágeno e anticorpos.

Estudos realizados com frutas e folhas de chuchu revelaram atividade diurética, anti-inflamatória e hipotensora ]

Portanto, os principais benefícios de consumir o fruto do chuchu podem ser resumidos como:

  • Favorece processos digestivos e combate a constipação graças ao seu alto teor de fibras.
  • Ajuda a impedir a retenção de líquidos devido ao seu efeito diurético.
  • Promove a circulação sanguínea, promove o relaxamento vascular e regula a hipertensão bem como a risco de doença cardíaca coronária.
  • Atrasa o envelhecimento, graças ao alto teor de antioxidantes.
  • Contribui para a perda de peso, fornecendo poucas calorias, boas quantidades de água e fibra que nos mantém saciados.
  • Fornece aminoácidos minerais essenciais, como potássio, cálcio, vitaminas A, grupo B, K e C. Sendo um alimento nutritivo.

As folhas de chayotera são usadas para para preparar infusões recomendadas para e como complemento no tratamento da arteriosclerose e hipertensão, enquanto infusões preparadas com frutas são usadas para aliviar a retenção urinária e a queima ao urinar.

Estudos realizados in vitro demonstraram a ação antioxidante do extrato de chuchu, bem como a ação antiproliferativa das linhas de células tumorais.

A atividade antibacteriana foi estudada com extratos de etanol em bactérias Gram-positivas, demonstrando alta atividade contra patógenos causadores de doenças.

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Possíveis contra-indicações

O chuchu não tem contra-indicações ou efeitos colaterais. No entanto, recomenda-se controlar a dosagem, evitando uma ingestão muito alta, porque sua atividade diurética pode promover uma diminuição nos níveis de potássio.

Ao descascar ou cortar, você pode exalar um líquido semelhante ao látex que deixa uma sensação o formigamento na pele, no entanto, dura apenas alguns instantes e não causa problemas.

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Bibliografia consultada

  • “El chayote. Volume 1 ”, Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Sechium edule no México. 2010
  • “Agricultura na Mesoamérica. Chayote ( Sechium edule ) ”, R. Lira Saade. Culturas andinas FAO.
  • Sechium edule (Jacq) sw: poder fitoterapêutico como agente antibacteriano”, Javier Ángel Frías Tamayo, Gladis Ramírez Peña, Caridade de Paz Lorente, Carmen HError Pacheco, Yudit Acosta Campusano . Medisur vol. 14 no. 6. 2016
  • “A batata do ar ( Sechium edule ) é uma contribuição saudável para os alimentos”, Ing. Agr. Liliana Ramos Sistema de Produção e Grupo Econômico. Prohuerta, INTA EEA Paraná. 2015
  • “Chayote ( Sechium edule (Jacq.) Swartz)”, Oscar Andrés Del Ángel Coronel, Elizabeth León-Garcia, Gilber Vela-Gutiérrez, Javier De la Cruz Medina, Rebeca García Varela e Hugo S. Garcia. Fitoquímicos de frutas e vegetais: Química e Saúde Humana, Segunda Edição. 2017

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