Existem muitos produtos comestíveis que têm a frase "sem glúten" em seus rótulos, o que dá ao consumidor a idéia de que comer sem glúten é benéfico. Por esse motivo, podemos ter conhecido alguém que, de repente, decidiu comprar apenas produtos com essa rotulagem.

Em torno de dietas sem glúten, existem todos os tipos de mitos que, quando os analisamos de perto , percebemos que eles apresentam vários riscos à saúde e que os benefícios se tornam incertos. Deve-se notar que esta análise não se destina a causar alarme, mas a criar consciência.

O bom senso ao selecionar, comprar e consumir é essencial e, portanto, devemos aprender a mantê-la.

O que é glúten?

O glúten é uma proteína presente em alimentos que contêm trigo, cevada ou centeio, que pode afetar pessoas com doença celíaca, sensibilidade ao glúten e síndrome não celíacos testemunho irritável.

Cerca de 1% da população mundial é sensível ao glúten. No entanto, observou-se que, durante a última década, a adoção de dietas sem glúten por pessoas que não precisam dela o tempo todo é mais frequente.

Alimentos sem glúten estão cada vez mais presentes nos supermercados. A percepção de um efeito prejudicial do glúten está relacionada à publicidade e criando a idéia de que comer sem glúten é benéfico para todos igualmente.

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Comer sem glúten não representa ser mais saudável

Em um estudo realizado na Austrália não foram encontradas evidências de nenhuma vantagem nutricional de alimentos sem glúten versus alimentos que contêm glúten.

Os alimentos sem glúten não têm vantagem diferencial que os torne nutricionalmente melhores do que os alimentos tradicionais.

 Cuidado com o glúten

Vamos agora ver a realidade de comer sem glúten :

  • Primeiro, alimentos rotulados como sem glúten podem ter outros ingredientes adicionados, como gorduras trans ou açúcares.
  • Segundo, alimentos sem glúten podem ter as mesmas ou mais calorias e depois em comê-los (e excluir outros alimentos ao mesmo tempo) não perderá peso.
  • Os sintomas gástricos diminuirão apenas em pessoas com sensibilidade ao glúten.
  • Por fim, se você não sofrer de sensibilidade a essa proteína, é provável que você dietas não são para você.

Viver sem glúten não é a solução

Se você acha que remover o glúten de sua dieta será a solução para seus problemas de saúde, lamento dizer que não é assim. Ainda não está claro se a redução do glúten, em vez de evitá-lo, seria suficiente para controlar os sintomas em pacientes com sensibilidade ao glúten ou síndrome do intestino irritável.

Quando removemos o glúten de nossa dieta Sem ser necessário, podemos consumir quantidades significativamente menores de carboidratos, fibras, ácido fólico, ferro e cálcio.

Alguns alimentos sem glúten podem ser mais altos em gordura saturada e colesterol, afetando a saúde cardiovascular.

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Em conclusão

  • Se você não tem um diagnóstico médico relacionado ao consumo de glúten, não precisa fazer uma dieta livre de trigo, cevada ou centeio.
  • A variedade é a sucesso de uma dieta saudável.
  • Inclui outros cereais, como milho, espelta e arroz, sem eliminar o glúten, para obter equilíbrio.

Em resumo, comer uma dieta sem glúten sem precisar dela pode ser arriscado para a saúde. Portanto, é importante não sucumbir às mensagens que os rótulos dos produtos e a publicidade podem nos enviar em geral.

Se você tiver dúvidas sobre como comer uma dieta equilibrada, de acordo com suas necessidades, consulte seu médico antes Faça as alterações. Por outro lado, não esqueça de resolver todas as suas preocupações com o profissional, pois ele saberá orientá-lo da maneira correta.

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