Muitas pessoas precisam de uma xícara de café para começar o dia com energia seja porque não dormem o suficiente, porque precisam de um impulso ou porque simplesmente gostam. Mas também há muitas pessoas que não toleram café, e o bom é que existem muitas outras alternativas, aqui vamos citar algumas.

Efeitos da cafeína

A cafeína é um alcalóide encontrado nos grãos de café, na região folha de chá e em algum outro vegetal mais. Esta substância amarga é responsável por energizar bebidas como o café embora o fato de ser um estimulante nervoso não seja sua única característica:

  • Aumenta a pressão arterial.
  • Pode interferir na absorção de cálcio em o corpo.
  • Estimula o sistema nervoso central, fazendo com que você fique mais acordado, dando-lhe um impulso de energia.
  • Aumenta a produção e liberação de ácido no estômago, causando dores de estômago e / ou azia.
  • ] Alguns efeitos colaterais negativos são insônia, desidratação, ansiedade, tontura, flutuação da freqüência cardíaca, dores de cabeça e até enxaquecas. No caso de grandes quantidades de cafeína serem ingeridas, esta substância pode causar dependência, portanto, você precisará ingerir quantidades maiores dela para obter o mesmo efeito.

Substitutos do café

são vários produtos que variam de um sabor semelhante ao café a sabores totalmente opostos algumas dessas alternativas mais saudáveis ​​são:

  • Chicória: Esta alternativa barata ao café é extraída da raiz da planta do mesmo nome, depois é torrado e pulverizado . Tem um sabor semelhante ao do café, mas ao contrário deste, a chicória não contém cafeína.
  • Cacau: O cacau contém antioxidantes, teofilina e teobromina substâncias que nos ajudam a acordar. O ruim é que na hora de comprá-lo costuma ser misturado com todos os tipos de açúcares, por isso não é muito saudável, embora sempre haja a opção do cacau puro que tem um sabor mais amargo. Geralmente é misturado com leite.
  • Mate: Embora esta bebida típica de países como Argentina, Uruguai e Paraguai contenha cafeína, ao contrário do café, ela ajuda na digestão. Seu preparo pode variar desde a elaboração no copo de mate, até sachês que basta colocar na água da mesma forma que uma infusão.
  • Smoothies: Esses smoothies contêm uma grande variedade de frutas que você pode escolher a seu gosto e encontrar a combinação que você mais gosta, uma alternativa muito saudável ao café.

Vimos algumas recomendações para evitar beber cafeína, embora se você gosta de café e não quer ingerir cafeína, uma boa opção é beber café descafeinado.

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