Quantas vezes você já ouviu falar que comer carboidratos engorda? Este é um dos mitos alimentares mais difundidos entre a população. O pensamento desse mito é baseado em "se eu tomar carboidratos à noite, pois eles me fornecem energia, não o gastarei enquanto durmo e, portanto, ele se acumulará em gordura", Quão verdadeiro é isso?

Os carboidratos no jantar engordam?

Primeiro, é conveniente esclarecer o que são carboidratos. Os carboidratos não são um grupo de alimentos, mas um nutriente que nos dá energia. Os alimentos que contêm esse macronutriente são: tubérculos, cereais, frutas e legumes .

Eles também são encontrados em produtos ultraprocessados, como doces, cereais, sucos, etc. No entanto, deve-se ter em mente que os carboidratos de alimentos ultraprocessados ​​são diferentes dos de alimentos naturais.

Os carboidratos são um grupo de nutrientes que contribuem principalmente com energia. Eles podem ser obtidos de diferentes tipos de alimentos, naturais ou ultraprocessados.

Como os carboidratos funcionam quando ingeridos?

Quando os carboidratos são ingeridos, a primeira coisa que o corpo faz é reabastecer os alimentos. lojas de glicogênio . O glicogênio é a maneira do corpo de armazenar glicose e o faz tanto no fígado quanto nos músculos.

Quando essas reservas estão cheias, é o restante do açúcar (o encontrado em excesso) que se tornará gordo . Portanto, é uma situação excessiva quando as reservas estão cheias. Isso pode acontecer a qualquer hora do dia.

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A hora em que tomamos os carboidratos influencia?

A hora do dia em que são consumidos Os carboidratos geralmente não são mais relevantes. O uso em um determinado momento normalmente influencia o mesmo que o uso em outro momento. O importante é o tipo de alimento que você come, não é o mesmo que levar um prato de arroz integral do que uma pizza e quão cheias estão as reservas de glicogênio.

A situação ideal seria que os carboidratos ingeridos em jantar reabastecer o gasto de energia. Obviamente, neste caso será administrado desde que o exercício físico tenha sido realizado durante o dia e não tenha sido substituído antes em outras refeições.

No caso de carboidratos, a mesma quantidade de insulina não é produzida durante o dia e à noite . Nós os tiramos da corrente sanguínea mais rapidamente durante o dia, quando temos melhor tolerância. Essa foi uma das coisas que nos fez pensar, anos atrás, que é melhor pegá-las primeiro e evitá-las à noite.

Segundo a ciência, você engorda para comer carboidratos?

Existem estudos científicos que mostram que esse fato é falso. Em um ensaio publicado em Obesity observou-se que, em dois grupos de pessoas obesas com a mesma dieta, mas alternando almoço e jantar, ou seja, dando-lhes mais carboidratos no jantar, O grupo experimental no dia seguinte ficou mais saciado e aumentou seu gasto energético.

Este mesmo estudo mostrou que perfis hormonais diurnos como grelina, leptina e adiponectina podem ser modulados, hormônios responsáveis ​​pela fome e saciedade. Portanto, ajuda a controlar a fome durante o dia, melhora a perda de peso e os resultados metabólicos.

 Homem com comida levantando o dedo
A inclusão de carboidratos no jantar não causa com precisão o ganho de peso. O que leva a ganhar quilos extras é o excesso calórico mantido por vários dias.

Agora, caso você ainda tenha dúvidas sobre o consumo de carboidratos durante a engorda noturna, veremos outro estudo publicado em European Journal of Nutrition .

Três grupos de homens obesos seguiram uma dieta de perda de peso. Um era o grupo controle; outros ingeriram carboidratos durante o dia e proteínas à noite; e o terceiro grupo ingeriu proteínas durante o dia e carboidratos à noite.

Os pesquisadores determinaram que ingerir carboidratos no jantar e proteínas durante o almoço, dentro de uma dieta equilibrada de perda de peso, teve um efeito semelhante na composição corporal e nos marcadores bioquímicos, mas um efeito maior na termogênese induzida pela dieta .

Além disso, eles viram que comer principalmente carboidratos nos alimentos e proteínas durante o jantar tem um efeito prejudicial na homeostase da dieta. glicose

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Conclusão

A quantidade de carboidratos que podemos comer à noite depende de cada caso . Não deve seguir o mesmo padrão que uma pessoa que deseja substituir após o treinamento do que uma pessoa que quer perder peso.

O ato isolado de comer carboidratos à noite não é o que engorda. O que causa ganho de peso é o excesso calórico mantido por vários dias.

Finalmente, você não deve esquecer a qualidade desses carboidratos. Como dissemos nas seções anteriores, não é o mesmo comer grãos integrais, batatas ou frutas do que farinhas refinadas.

A publicação Você come carboidratos gordos? apareceu pela primeira vez em Better with Health.

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