Quem realmente não ama um chocolate frio durante o calor ou uma xícara de chocolate quente no inverno? Ou que tal um bolo de chocolate escuro cheio de chocolate? O chocolate nos acompanha de todas as maneiras possíveis e, embora todos estejamos cientes de seu sabor delicioso, muitos ainda não conhecem suas excelentes propriedades. E, sim, comer chocolate poderia ter alguns efeitos positivos sobre a saúde do seu cérebro.

 comer chocolate escuro

Comer chocolate faz você ficar inteligente

O estudo de 2016 publicado na revista Appetite encontrou uma ligação entre o consumo regular de chocolate e o aumento do desempenho cognitivo.

Depois de estudar 968 adultos com vários testes cognitivos, os pesquisadores descobriram que aqueles que eles comeram chocolate com mais frequência tiveram melhor desempenho em testes de memória, raciocínio, atenção e desempenho cognitivo geral.

Georgina E. Crichton, que liderou o estudo, sugeriu que os resultados que eles viram poderiam vir de flavanóis de cacau e metilxantinas encontradas no chocolate.

Flavanóis de cacau e metilxantinas

Estudos anteriores também apontaram o que s benefícios para o cérebro dos flavanóis de cacau. Por exemplo, um estudo de 2014 publicado no American Journal of Clinical Nutrition analisou noventa pessoas idosas com cognição saudável. Os idosos foram divididos em três grupos: alguns receberam uma dose baixa de flavanóis de cacau todos os dias (48 mg), outros uma dose média (520 mg) e outros uma dose alta (993 mg).

Os pesquisadores descobriram que os idosos que tomam doses médias a altas de flavanóis de cacau apresentaram melhorias acentuadas nos testes de memória, testes de função executiva e testes de atenção.

Apenas dois anos antes, o mesmo grupo de pesquisadores publicou outro estudo que Ele sugeriu que os flavanóis de cacau podem ter um pequeno efeito inverso sobre os problemas de pensamento de pessoas idosas que sofriam de comprometimento cognitivo.

Que tipo de chocolate deve ser consumido

Mas antes de começar a comprar ações da “Hershey and Cadbury, ”Heidi Godman, Editor Executivo da Harvard Health Letter aconselha prestar atenção em onde você obtém seus flavanóis de cacau. “A quantidade de cacau usada no chocolate varia de acordo com o fabricante. E os flavanóis são frequentemente destruídos na produção de chocolate. O chocolate escuro tem mais cacau e mais flavanóis do que o chocolate ao leite ", disse ele.

" A melhor maneira de obter flavanóis de cacau é através do cacau em pó que é o mais natural possível e não foi processado através do método holandês, que reduz o conteúdo de flavanóis ”, continua Godman.

Enquanto isso, as metilxantinas são alcalóides naturais (também usados ​​em medicamentos controlados). As duas metilxantinas mais comuns no chocolate são a cafeína e a teobromina.

Embora os grãos de cacau não tenham tanta cafeína quanto os grãos de café, você ainda pode acordar com um pouco de chocolate natural. Por outro lado, a teobromina tem sido associada a uma melhor qualidade do sono.

Você encontrará frequentemente certos controles e equilíbrios na natureza como este, não exatamente o oposto do tão relaxante L-theanine que é encontrado junto com a cafeína no chá verde.

Comer chocolate e seu humor

Comer o tipo certo de chocolate pode ajudar a proteger contra distúrbios de humor. Um estudo publicado na revista Depression & Anxiety neste verão (julho de 2019) sugeriu que, embora comer chocolate, em geral, não tenha efeito estatisticamente significativo, comer chocolate preto parece ter um efeito preventivo para a depressão "Os indivíduos que relataram qualquer consumo de chocolate preto tinham 70% menos probabilidade de relatar sintomas depressivos clinicamente relevantes do que aqueles que não relataram consumo de chocolate", disseram os pesquisadores.

É claro que também poderia pode ser que aqueles que sofrem de depressão estejam menos interessados ​​em comer chocolate. Sem um estudo mais aprofundado, é difícil ter certeza. De qualquer forma, ninguém afirma que o chocolate é uma panacéia.

No entanto, com certeza é um bom presente!

Bibliografia

  1. Socci, V., Tempesta, D., Desideri, G ., De Gennaro, L., & Ferrara, M. (2017). Aprimorando a cognição humana com flavonóides de cacau. Fronteiras na nutrição 4 19. doi: 10.3389 / fnut.2017.00019

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