Uma dieta pobre é a causa de uma em cada cinco mortes antes do tempo no mundo, o que poderia ser evitado com mudanças nos sistemas de produção de alimentos e escolhendo bem os ingredientes das refeições. Esses números, em todo o mundo, estão acima do tabagismo e do sedentarismo.

Estas são as principais conclusões de um estudo, liderado pelo Dr. Ashjan Afshin, da Universidade de Washington (Estados Unidos), que foi realizado com dados de 195 países e fornece dados muito específicos: estima que o tabaco foi a causa de 8 milhões de mortes no mundo em 2017, enquanto refeições ruins foram responsáveis ​​por 11 milhões de mortes. [19659003] O conselho: alimentos vegetais mais saudáveis ​​e menos carne, açúcar e sal

Quanto às causas, os autores da pesquisa publicada em The Lancet, concluem que mata mais coisas boas que não comemos do que o mal que comemos. Segundo eles, temos que c omer mais frutas, mais grãos integrais, mais nozes e sementes e mais vegetais . Em vez disso, para dar espaço no estômago, você deve comer menos carne processada, bebidas açucaradas e sal

Os hábitos alimentares se traduzem em números de morte:

  1. O excesso de sal custou, em 2017, 3 milhões de mortos
  2. Consumo insuficiente de grãos integrais, outros 3 milhões
  3. Ingestão insuficiente de frutas, 2 milhões.
 Não faça dieta: mude sua dieta! [19659010] Não faça dieta: mude sua dieta!

O Dr. Ashjan Asfshin recomenda às autoridades de saúde que você tente direcionar a população para alimentos saudáveis, em vez de apenas avisá-los sobre os produtos mais nocivos.

, para o qual 130 especialistas de 40 países contribuíram, analisaram a relação entre 15 fatores alimentares – como as proporções de cada categoria de alimentos e nutrientes ou o consumo de alimentos processados e a incidência de doenças em populações em todo o mundo de 1990 a 2017.

Espanha, um dos três países com menos boa alimentação

Os 11 milhões de mortes prematuras causadas por dieta pobre no mundo são distribuídos em três categorias patológicas: 9,4 milhões para doenças cardiovasculares, 913.000 para câncer e 339.000 para diabetes tipo 2.

Se formos aos detalhes de cada país, a Espanha vai muito bem parada. Faz parte, juntamente com Israel e França, do trio de países com menos mortes atribuíveis à má alimentação, com 89,5 mortes por 100.000 habitantes em 2017 (88,9 Israel e 89,1 França). Países avançados, como os Estados Unidos, praticamente dobram o número de mortes na Espanha.

No extremo oposto estão países com uma desnutrição generalizada devido à injustiça e desigualdade social, como o Afeganistão, com 750 mortes por 100.000 habitantes, Guiné-Bissau, com 415 e Somália, com 431.

 Você pode parar a mudança climática com seu prato!

mais saudável e mais sustentável

Embora não seja o objetivo principal do estudo, os autores sugerem algumas mudanças que poderiam ser introduzidas nos sistemas de produção de alimentos que também representariam uma ajuda na luta contra a mudança climática: ]

"Na última década, um crescente corpo de evidências surgiu que mostra que mudar uma dieta baseada em alimentos de origem animal não saudáveis ​​(por exemplo, carne vermelha e carne) ocesadas) a um baseado em vegetais saudáveis ​​ (por exemplo, frutas, verduras e grãos integrais), poderiam estar associados a uma baixa emissão de gases de efeito estufa e poderiam ser ambientalmente mais sustentáveis ​​".

composição da dieta ideal em 15 parâmetros

O estudo oferece a oportunidade de comparar a dieta pessoal com o modelo utilizado pelos pesquisadores, baseado na revisão da literatura científica. Tenha em mente que é um modelo onívoro (em uma dieta real, alimentos de origem animal podem ser substituídos por vegetais )

 A pirâmide vegana: o que, como e quanto comer

Os 15 parâmetros são os seguintes (os números indicam a margem de ingestão diária ideal, quando a margem inferior é 0 entende-se que este é o valor recomendado):

  1. : 200-300 g por dia
  2. Legumes: 290-430 g
  3. Pulsos: 50-70 g
  4. Grãos integrais: 100-150 g
  5. Frutos secas e sementes: 16-25 g
  6. Leite: 350-520 g
  7. Carne vermelha: 19-28 g
  8. Carne processada: 0-4 g [19659007] Bebidas açucaradas: 0-5 g
  9. Fibra: 19-28 g
  10. Cálcio: 1-1.5 g
  11. Ácidos graxos ômega-3 (de peixe) : 200-300 mg
  12. Ácidos ácidos graxos poliinsaturados: 9-13% das calorias ingeridas
  13. Ácidos graxos trans: 0-1%
  14. Sódio: 1-5 g

Os autores do estudo, financiado por A Fundação Bill & Melinda Gates, reconhece que os números são estimativas devido à complexidade dos dados analisados ​​

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