ouviu falar sobre a comida da alma? Desta vez, contaremos em que consiste e como adaptar as receitas para versões saudáveis.

Última atualização: 07 de setembro de 2021

A comida da alma refere-se a um tipo de gastronomia americana típica da África Cultura americana. Este é um alimento que tem suas origens na escravidão. Sua base é quase sempre carne, fubá e melaço.

Especificamente, a carne é geralmente porco e melaço, um subproduto da cana-de-açúcar. Quais são suas características? Continue lendo para saber mais!

Origens do alimento da alma

As origens não são claras. Sabe-se apenas que foi desenvolvido por escravos. A maior parte dos ingredientes veio do que sobrou das claras. Assim, esse tipo de gastronomia surgiu do estilo de vida que os escravos levavam. Alguns trabalhavam em campos de colheita e outros em casas de famílias.

Aqueles que faziam o trabalho doméstico tiveram que adaptar sua cozinha convencional aos ingredientes americanos. Enquanto isso, aqueles que trabalhavam nos campos de colheita acostumaram-se a um estilo de vida mais rudimentar, como apanhar barbilhões à noite e cozinhar pão de milho em uma frigideira.

Entre 1865 e 1910, a comida entre brancos pobres e negros era a mesma. Até 1910 os escravos emancipados migraram para o norte. Lá, se originaram os estabelecimentos de alimentação que fizeram os afro-americanos sentir saudades de sua cultura e do Sul. Naquela época, soul food surgiu como um rótulo.

Embora adotem pratos americanos, eles sempre incluem pratos do sul em seus menus. Eles lembram as origens do sul misturadas com os africanos.

o alimento da alma envolve o consumo de alimentos fritos ricos em gordura. Portanto, é recomendável limitar sua ingestão e optar por versões saudáveis ​​das receitas.

Ingredientes comuns na comida da alma

Há uma longa lista de ingredientes que compõem as receitas da comida da alma . A base geralmente é arroz, sorgo e gombo, típicos da África. Quando chegavam à América, os senhores costumavam alimentar os escravos com o que quer que fosse. Naquela época, comiam restos da plantação, como nabos, beterrabas e dentes-de-leão.

Eles também integravam em sua dieta as carnes de órgãos e cortes descartados, como trotadores de porco, rabo de boi, intestinos, orelhas, etc., vísceras e pele. Eles adicionaram cebola, alho, tomilho e folha de louro. Nada foi desperdiçado. Com as sobras de peixe fizeram os croquetes, com o pudim de pão velho e o molho com a água das verduras cozidas. Era comum usar fubá e banha em receitas.



Comida da alma e saúde

Tendo muitos alimentos gordurosos, alimentos fritos, bebidas adoçadas e carnes processadas, a maioria dos pratos não são saudáveis. O Center for Disease Control (CDC) declara que os afro-americanos entre 18 e 49 anos têm maior probabilidade de morrer de doenças cardíacas do que os brancos.

Negros com idade entre 35 e 54 anos têm 50% de chance de hipertensão. No entanto, isso não significa que este tipo de alimento não possa tornar-se saudável.

Nem significa que seja necessário abandonar as origens e a tradição da cultura afro-descendente. Pelo contrário, trata-se de buscar alternativas alimentares mais saudáveis ​​para os consumidores.

Comer mais alimentos de origem vegetal

As dietas que incluem alimentos verdes estão associadas a pesos corporais moderados e menor risco de doenças cardíacas. Em particular, o consumo de alimentos como:

  • Couve.
  • Nabos.
  • Repolho.
  • Quiabo é recomendado.
  • Cenouras.
  • Tomates.
  • Pepinos.
  • Lentilhas.
  • Feijões.
  • Amendoins.
  • Batatas doces.
  • Bananas.
  • Abóboras.

Usando grãos inteiros

Alguns pratos de alimento para a alma incluem farinha , como mac n queijo ou pão de milho. Recomenda-se mudar para grãos inteiros porque eles ajudam a controlar o peso e a saúde intestinal.

Os grãos integrais são trigo integral, arroz integral, aveia, sorgo, fonio e cevada. Para fazer um prato mais saudável, você pode substituir o arroz branco pelo arroz integral. Ao assar, use farinhas de grãos inteiros e evite alimentos comerciais ou embalados.



Tempere com vegetais, ervas e especiarias

O alto uso de sódio está associado ao risco de hipertensão, derrame e doenças cardíacas. Las comidas de la soul food suelen tener alto contenido de sal, ajo y condimentos.

Condimentar los alimentos con cebolla, ajo, hierbas y especias reduce el contenido de sodio y potencia o sabor. Adicione ervas frescas no final do cozimento e ervas secas no início.

Altere os métodos de cozimento

Altas temperaturas como fritar, assar, assar e grelhar podem introduzir produtos químicos como aminas acrilamidas heterocíclicas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. São substâncias cancerígenas.

Recomenda-se remover a gordura visível e as partes carbonizadas dos alimentos antes de comer. Cozinhe no vapor ou refogue os vegetais em vez de fritá-los. Marinar carnes em frutas, sucos cítricos, vinagre, cebola, ervas e especiarias. Se for necessário fritar, escolha um óleo como canola, amendoim ou abacate.

Cozinhar a vapor é um dos métodos mais recomendados para manter as propriedades dos alimentos.

Frango assado

Desfrute esta receita clássica para comida da alma sem gordura e óleo. Explicamos como é feito.

Ingredientes

  • Farinha de uso geral.
  • Pimentão.
  • Sal.
  • Pimenta preta moída na hora .
  • Frango com osso.
  • Manteiga.

Instruções

  • Para começar, aqueça o forno a 220 graus Celsius. Use uma tigela e misture a farinha, o colorau, o sal e a pimenta.
  • Coloque os pedaços de frango na mistura de farinha e cubra completamente. Coloque um quarto de xícara de manteiga em uma assadeira e leve ao forno quente.
  • Quando derreter, coloque o frango e leve ao forno por 30 minutos. Vire a cada 15 minutos para que cozinhe dos dois lados.

Como você pode ver, existem métodos saudáveis ​​para desfrutar do alimento da alma. É uma questão de saber cozinhar os ingredientes, mudar um pouco a receita e usar ingredientes mais saudáveis.

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