dieta ocidental é caracterizada por uma alta presença de produtos processados. Por outro lado, na dieta de nossos ancestrais a comida real e a comida fresca dominavam. Damos-lhe 9 razões para recuperá-lo.

 Comida de verdade ou comida de verdade: 9 razões e benefícios de consumi-la

Última atualização: 09 de janeiro de 2022

Alimentos processados são saborosos, rápidos e fáceis de preparar, o que facilita as coisas para muitas pessoas com ritmo de vida acelerado. No entanto, eles também podem afetar negativamente a saúde; por esta razão, escolher comida de verdade e comida fresca é uma das melhores apostas de saúde a longo prazo. que é o mais próximo possível do seu estado natural" . É composto por alimentos frescos, integrais e não processados ​​(ou muito pouco processados). Mas a maioria se encontra entre os grupos de frutas, verduras, legumes, nozes, ovos, óleos, grãos integrais, laticínios, carnes e peixes. de comida de verdade . Quer descobrir qual é o seu? No artigo a seguir, vamos falar sobre os destaques e como fazer uma compra adequada e acessível. ] 1. Suprimento de nutrientes

O corpo precisa de vitaminas, minerais, proteínas ou lipídios para funcionar e se desenvolver normalmente . A melhor forma de fornecê-los é por meio de alimentos frescos, integrais e pouco processados.

A maioria dos alimentos frescos e completos são portadores de um ou mais grupos de nutrientes importantes para a saúde. Em vez disso, muitas vezes faltam nos alimentos industrializados, que, ao contrário, tendem a conter quantidades excessivas de outros ingredientes nocivos (como sal, farinhas refinadas ou gorduras trans).

2. Presença de fitonutrientes

Os nutrientes necessários no funcionamento diário do organismo são carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Além destes, existem outros compostos bioativos com importante papel na saúde humana: os fitoquímicos.

Uma grande variedade deles são conhecidos como probióticos, antioxidantes, carotenos, glucosinolatos, fitoestrógenos, etc. Todos desempenham um papel ativo na modulação do sistema imunológico e outras atividades específicas de apoio à saúde.



3. Maior variedade de escolha

Ao contrário do que muitos pensam, há uma grande variedade de possibilidades de escolha dentro da comida de verdade. Não só entre frutas e verduras, mas também em grãos integrais, peixes, queijos ou nozes..

Aos poucos, novos alimentos podem ser adicionados à rotina alimentar habitual. Dessa forma, a ingestão de nutrientes é ampliada, a variedade de sabores e cardápios tornam-se menos rotineiros.

4. Mais sabor nos pratos

Esse benefício é inegável e, talvez, pudesse ser colocado em primeiro lugar. Todas as comidas de verdade e receitas caseiras são deliciosas . Uma paixão desconhecida pela culinária pode até acabar despertando.

5. Gorduras mais saudáveis ​​

Alguns dos alimentos mais frescos e simples incluem as melhores fontes de lipídios. Talvez o azeite se destaque acima de tudo, mas os abacates, nozes ou peixes oleosos também podem ser mencionados.

6. Menos açúcares adicionados

A maioria dos alimentos frescos não contém nenhum tipo de açúcar adicionado . Por outro lado, o mesmo não acontece em muitos dos produtos fabricados. Onde são mais abundantes é entre os doces, pastéis, biscoitos, molhos comerciais, sobremesas lácteas ou pratos preparados.

As recomendações das autoridades competentes indicam a necessidade de reduzir a ingestão abaixo de 10% do total de calorias diárias. Numa dieta normal de 2000 calorias, isto equivaleria a 2 colheres de sobremesa por dia. sua matriz, ela não se comporta como as anteriores. No entanto, é preciso estar atento aos sucos e também aos iogurtes e certos laticínios. Muitos deles podem ter adicionado adoçantes.

7. Mais benefícios da comida de verdade: reduzindo o risco de doenças

Escolher alimentos pouco processados ​​pode melhorar o sabor dos seus pratos e, ao mesmo tempo, contribuir para a sua saúde.

Troque alimentos processados ​​e ultraprocessados ​​por alimentos pode realmente reduzir a ocorrência de alguns problemas de saúde. Existem dados científicos que corroboram essa afirmação; o mais abundante, relacionado a uma menor incidência de doenças cardiovasculares.

Da mesma forma, uma dieta rica em alimentos processados ​​também tem efeito no aumento da mortalidade por todas as causas, maior incidência de doença arterial coronariana, aterosclerose, diabetes e obesidade . [19659036] 8. Menor impacto ambiental

As escolhas alimentares são uma das estratégias possíveis para minimizar o impacto ambiental do sistema de produção de alimentos. Algumas mudanças podem ter impacto nas emissões de gases de efeito estufa, no uso da água ou na diminuição da biodiversidade.

Reduzir o consumo de alimentos processados ​​e ultraprocessados ​​é uma delas. Mas isto não é o suficiente. Como apontam os autores Richie e Rosie, é necessário reduzir a quantidade de laticínios e carnes nas dietas para que essas mudanças sejam significativas.



9. Poupança económica

Optar por ter uma alimentação mais saudável e sem produtos processados ​​não tem de ser mais caro. Basta saber escolher os produtos certos, evitar o desperdício de alimentos e também todas aquelas compras supérfluas.

Como escolher comida de verdade de forma saudável e econômica

É fácil pensar que comer saudável e escolher a comida de verdade tem um custo alto, mas nem sempre é assim e pode até ser mais barato a longo prazo, reduzindo a incidência de patologias. no mercado ou em pequenas lojas especializadas.

Las personas responsables pueden asesorar sobre cuáles son los productos más asequibles (por ser de temporada o de producción propia) y la forma óptima de prepararlos y aprovecharlos.

En estos comercios, también es posible comprar frutas, verduras, frutos secos o cereales a granel. Isso é muito interessante para poder ajustar as quantidades principalmente naquelas casas onde moram poucas pessoas ou para produtos que são usados ​​em pequenas quantidades. escolhido. Também inclui outros hábitos como planejar cardápios, fazer listas de compras, evitar o desperdício ou jogar fora restos de comida . Além de comprar caro ou barato, esses comportamentos permitem economizar no longo prazo.

, mas sim alimentos totalmente dispensáveis.

Basear sua dieta em comida de verdade é um passo para uma vida mais saudável . Sem dúvida, alimentos frescos são os que devem fazer parte do cardápio diário. uma receita. No entanto, não são produtos adequados para fazer parte da dieta habitual.

Além disso, deve-se enfatizar que comida de verdade é apenas uma parte de um estilo de vida saudável . Para usufruir de todos os seus benefícios, é preciso ter uma vida ativa, descansar as horas adequadas, evitar o estresse ou cultivar relações sociais.

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