Ninguém duvida que a qualidade da dieta tem impacto direto na saúde física. O que não se presume é que o alimento também influencia o estado mental, e não poderia ser de outra forma, já que o cérebro faz parte do corpo tanto quanto o estômago ou os intestinos. Novos estudos lançam luz sobre as relações entre dieta e estado mental.

Alimentos naturales en lugar de alimentos refinados y ultraprocesados

Los estudios sobre los efectos de la alimentación en la salud mental se han enfrentado al problema de averiguar si primero se come mal y luego se producen consecuencias a nivel cerebral y anínimo o ao contrário. Por exemplo, em um estudo com mais de 1.000 mulheres, descobriu-se que aquelas que comiam alimentos saudáveis ​​sofriam menos de depressão ou transtornos de ansiedade.

Foi observado que as mulheres com melhor saúde mental consumiam mais vegetais, frutas, peixes e produtos de grãos inteiros. Por outro lado, os produtos mais processados ​​e açucarados, feitos de farinha branca, alimentos fritos e bebidas alcoólicas eram abundantes na dieta de mulheres com mais problemas.

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Embora fatores como escolaridade, renda e idade dos participantes tenham sido levados em consideração, não se poderia descartar que o motivo de não ter uma boa alimentação não fosse precisamente o estado mental e, mais especificamente, o descobertas confirmam que uma dieta pobre pode ser o gatilho ou a condição necessária para o desenvolvimento de problemas e também que a dieta pode ser usada terapeuticamente para tratá-los, pois pode produzir uma melhora em três meses.

Nutrição saudável como terapia para a depressão

Pesquisadores de duas universidades de Nova York (Binghamton e Stony Brook) publicaram um estudo na revista Nutrients onde eles descrevem diferentes correlações entre hábitos alimentares e humor e psicológico:

  • Um alto consumo de cafeína e jejum a comida está associada a pessoas com sofrimento e outros problemas de saúde mental.
  • Os contras Mais frutas estão associadas a uma melhor saúde mental.
  • A ingestão moderada de nozes é especialmente benéfica para os homens.
  • Não pular o café da manhã também reduz o risco.
  • O aumento do consumo de frutas e vegetais, incluindo algumas rações crus, melhora o estado mental.

Outra pesquisa, publicada no Journal of Nutritional Health and Aging, indica que o jejum intermitente com restrição calórica reduz a tensão, a raiva, a confusão e outros distúrbios.

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Os vegetarianos têm melhor saúde mental

Uma dieta puramente vegetal pode ter um efeito muito positivo na psique, de acordo com um estudo publicado na Nutritional Neuroscience. O estudo liderado pela Dra. Julie DiMatteo mostra que os veganos têm menos estresse e ansiedade do que os omívoros. No entanto, existem estudos conflitantes a esse respeito. Em qualquer caso, uma dieta vegana só pode ser saudável se atender às necessidades nutricionais e incluir um suplemento de vitamina B12, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Os nutrientes que foram tradicionalmente desenvolvidos com melhor saúde mental são aqueles antioxidantes como vitaminas C e E e vitamina A na forma de beta-caroteno, selênio e compostos antioxidantes que estão presentes em plantas, como flavonóides. Todas essas moléculas protegem os neurônios contra danos causados ​​por radicais livres.

Os ácidos graxos ômega-3 que fazem parte das membranas dos neurônios, também são especialmente recomendados. Esses ácidos graxos são encontrados em peixes oleosos e na dieta vegetariana em sementes de linho, chia e cânhamo, bem como em nozes.

Por outro lado, alimentos com propriedades antiinflamatórias também são recomendados, como vegetais em geral, frutas e algumas especiarias, como açafrão ou gengibre.

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Referências científicas:

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