Você conhece a base desta dieta? Sem dúvida, esta herança cultural transmite hábitos alimentares saudáveis ​​ que você deve saber no momento do início da dieta mediterrânea. Por esta razão, abaixo, vamos dizer-lhe tudo o que você precisa saber sobre isso.

Famosa em países ao redor do mundo, a dieta mediterrânea ocupou a primeira posição do mais saudável do mundo . Se você está determinado a mudar seus hábitos alimentares, continue lendo e descubra o básico da adoção da dieta mediterrânea.

Benefícios da dieta mediterrânea

Diferentes estudos mostraram os possíveis benefícios de a dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea tornou-se uma das mais famosas do mundo, precisamente por causa de seus amplos benefícios à saúde. Em seguida, veremos os principais:

1. Risco cardiovascular diminuo

Um estudo conduzido por Harvard T.H. A Chan School of Public Health concluiu que as mulheres que seguem a dieta mediterrânea teriam uma redução de 25% no risco cardiovascular nos próximos 12 anos. Esses hábitos alimentares estão associados a um nível mais baixo de colesterol "ruim" (LDL).

Maior longevidade

Esses hábitos alimentares têm sido associados a uma maior longevidade, de acordo com dados obtidos da pesquisa realizada pela Harvard School of Public Health e University of Athens Medical School. 19659007] 3. Isso poderia ajudar a prevenir a deterioração cognitiva

Os resultados de um estudo de 2015 indicam que a população mais idosa após a dieta mediterrânea mostra uma melhora em suas funções cognitivas . Outras pesquisas determinaram que bons hábitos alimentares podem retardar algumas mudanças no cérebro no início do desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Poderia proteger contra o câncer

Em 2017, os pesquisadores encontraram evidências de que a alta adesão a essa dieta poderia diminuir a incidência de câncer, especificamente o câncer colorretal. Além disso, observou uma ligeira diminuição na incidência de câncer de mama

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<h2> Como começar a dieta mediterrânea? </h2>
<p> O primeiro passo para começar a dieta mediterrânea é conhecer seus pilares , isto é, <strong> os <a href=alimentos que a compõem e fazem dela uma das opções mais saudáveis ​​do mundo. Vamos vê-los abaixo:

1. Azeite como gordura preferida

 Azeite
Rico em gorduras monoinsaturadas, o azeite é a gordura preferida nessa dieta.

Rico em vitamina E, ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, ] é o óleo por excelência da dieta mediterrânea. É usado para vestir saladas, fritar, acompanhar torradas e tudo o que precisa de algum tipo de gordura para enfeitar ou cozinhar! Se você planeja começar com a dieta mediterrânea, deixe a manteiga e consuma o azeite

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2. Consumo diário de alimentos de origem vegetal

Legumes, frutas, legumes e nozes são consumidos diariamente e regularmente por sua grande contribuição de minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes . De fato, de acordo com a pirâmide alimentar da dieta mediterrânea, cada refeição principal deve incluir:

  • 1-2 frutas
  • Mais de 2 porções de vegetais, naturais ou cozidos. De preferência, pelo menos uma porção crua por dia

3. Ingestão diária de cereais

Recomenda-se uma ou duas porções por refeição de cereais, preferencialmente grãos integrais, na forma de arroz, macarrão, pão, cuscuz ou outras variedades. Os carboidratos obtidos através desses alimentos fornecem a energia necessária para lidar com o dia.

4. Escolhendo alimentos frescos e sazonais

 Alimentos vegetais
Comprar alimentos sazonais é bom para sua saúde e seu bolso

Comprar e consumir alimentos locais e sazonais nos permite aproveitar seus nutrientes, seu sabor e seu aroma Escolha alimentos não processados ​​e sazonais. É uma medida saudável e amigável ao meio ambiente.

Consumo moderado de carne vermelha

Devido à problemática que o consumo de gorduras animais pode desencadear na saúde aconselha-se um consumo moderado de carnes vermelhas e processadas. As gorduras saturadas dessas carnes devem ser reduzidas de acordo com a dieta mediterrânea

. Consumo diário de laticínios

Iogurtes e queijos fazem parte da dieta mediterrânea, uma vez que são uma fonte de minerais essenciais, como cálcio e fósforo, vitaminas e proteínas de alto valor biológico. [19659007] 7. Peixe duas vezes por semana e ovos, três ou quatro

 Peixe
Reduza o consumo de carne vermelha e aumente a ingestão de peixe e ovos.

Ao iniciar a dieta mediterrânea, é importante reduzir a ingestão de peixe. Carnes vermelhas e, em vez disso, você ingerir peixe, por sua contribuição de ácidos graxos ômega-3 e ovos, fontes de proteínas de qualidade.

8. Padaria e doces, consumo muito reduzido

Não se trata de eliminar totalmente a padaria da sua dieta, mas lembrar que seu consumo deve ser extremamente moderado. De fato, são recomendadas menos de duas porções por semana .

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9. Água como uma bebida de preferência

A água é um pilar fundamental da dieta mediterrânea e deve ser sua bebida favorita. O vinho também faz parte desta dieta, consumida sempre com moderação e não é habitual

. Exercício físico

Uma boa dieta não é a única coisa que você deve procurar para gozar de boa saúde. Não se esqueça de se exercitar diária e regularmente para desfrutar dos benefícios de uma dieta saudável.

Como você pode ver, começar a dieta mediterrânea implica em fazer uma série de mudanças de hábitos . Se você tiver dúvidas sobre isso, consulte seu médico de confiança. Ele irá guiá-lo no processo e pode ajudá-lo a criar um menu baseado em suas necessidades energéticas e nutricionais.

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