As festas de Natal estão chegando e todos podemos aumentar o colesterol com tanto açúcar e gordura. Então, como você controla o colesterol neste Natal ? Teremos que estabelecer uma série de hábitos especialmente para aquelas pessoas que já têm alta e devem reduzi-la e também para quem tem pressão alta.

Isso tem consequências realmente importantes para a nossa saúde, como o desenvolvimento de doenças relacionadas à coração.

O Guia Europeu sobre a Prevenção de Doenças Cardiovasculares aponta que é aconselhável que o colesterol total não exceda 190 mg / dl e o colesterol LDL – conhecido como colesterol "ruim" – está abaixo de 115 mg / dl na população em geral para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

O que é colesterol?

De acordo com Rioja Salud, é um dos lipídios ou gorduras mais importantes encontrados em nosso corpo. Serve, fundamentalmente, para a formação das membranas das células dos nossos órgãos e como "matéria-prima" para a síntese dos hormônios sexuais e de origem adrenal.

É importante mantê-lo bem porque quando há excesso de colesterol circulando no sangue, tende a se depositar na parede das artérias, causando as chamadas "placas de ateroma ". E estes são formados pelo colesterol armazenado lá, por células que engolfam o colesterol: macrófagos, e por células musculares, que vão para essas lesões onde sintetizam substâncias fibrosantes e tornam as placas suscetíveis à qualificação.

Quais são as recomendações para controlar o colesterol nessas datas?

Cozinha saudável

De acordo com a Novartis, a fim de compensar as tradicionais frituras e molhos durante o Natal, cozimento a vapor, forno ou grelhados reduzindo os pratos com gordura saturada. Por exemplo, o peixe azul pode ser um grande aliado para compensar todos os excessos . Bem, a maneira como cozinhamos é mais ou menos saudável e não custa nada fazer bem e mais nessas festas comemos muita comida de todos os tipos.

Os melhores alimentos

Você já sabe: frutas, legumes e verduras. São os melhores alimentos para comer pelo menos dois dias em que não haja comemorações com amigos ou família. Se pudermos introduzi-los nos jantares e refeições de Natal, então é perfeito porque nos sentiremos menos pesados ​​e também manteremos nosso colesterol sob controle.

Sem sal

Existem certos hábitos que não são bons para o nosso colesterol. A Novartis também destaca que é melhor eliminar o sal, pois, entre outros, ele causa retenção de líquidos além de aumentar o risco de hipertensão.

O próprio alimento já tem seu sabor e muitos têm sal incorporado. Mesmo assim, e se nos parece insosso, sempre há alternativas ao sal, como incorporar especiarias, como ervas aromáticas e outros.

Doces sem açúcar

Você tem que tomar cuidado com os doces porque estes são dias em que o torrão , maçapão, polvorones e chocolates típicos dessas festas. Portanto, não devemos exagerar e talvez seja melhor comer doces sem açúcar.

Beba pelo menos oito copos de água por dia

Isso é o que a Novartis recomenda com base em especialistas médicos. Pois bem, a água é a melhor bebida que existe e facilita o trânsito intestinal e hidrata o corpo. Seu consumo é absolutamente essencial para equilibrar o excesso de ingestão calórica durante as refeições e jantares de Natal.

Exercício

Para controlar o colesterol neste Natal, você deve praticar pelo menos 30 minutos por dia de exercício físico. É realmente conveniente para se sentir melhor, relaxar, entrar em forma, reduzir calorias, regular os valores de pressão arterial e manter o peso corporal.

É nosso melhor aliado para fortalecer o coração e, assim, melhorar a circulação . É realmente simples e também não precisamos de muito mais por dia. Também não é obrigatório fazer um exercício muito forte porque muitas pessoas não estão acostumadas a isso. Encontrar a disciplina que gostamos e podemos praticá-la um dia e várias vezes por semana é o suficiente.

Existem dois tipos de colesterol?

Rioja Salud especifica que sim, mas com nuances . Bem, embora o colesterol seja um princípio único, há duas lipoproteínas responsáveis ​​por esse transporte: lipopoproteínas de baixa densidade ou LDL (em inglês, lipoproteína de baixa densidade) e alta densidade ou HDL (lipoproteína de alta densidade). [19659002] Os primeiros são responsáveis ​​por transportar o colesterol para os tecidos, e seu excesso está associado ao desenvolvimento de arteriosclerose. HDL remove o excesso de colesterol das células e placas de ateroma a. Depois, há o colesterol LDL e o colesterol HDL. Eles correspondem, devido às suas propriedades de aumentar ou diminuir as placas de ateroma, e são especificados como bons ou ruins.

Como podemos ver, nas festas também devemos controlar nosso colesterol e a saúde em geral. Nosso corpo não vai valorizar e não custa nada, continue a manter seus hábitos como de costume.

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