Se por vezes sentir cãibras, comichão, desconforto digestivo, falta de ar ou dores de cabeça, pode ser porque o seu corpo tem um excesso de histamina devido ao tipo de alimento ou porque o corpo não o elimina adequadamente e nas quantidades necessárias . A histamina é uma amina idazóica localizada no cérebro e sintetizada e liberada pelos neurônios e usada como neuromoderma e, fora do sistema nervoso, como mediadora de processos fisiológicos. Além disso, histamina também regula as funções do estômago e intervém na quimiotaxia dos glóbulos brancos.

Uma variedade de atividades que tornam esta amina essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, sendo importante controlar suas oscilações para parar os sintomas e o desconforto que causa seu excesso. Neste artigo nós coletamos como controlar os níveis de histamina no corpo limitando seu consumo e ajudando a eliminá-lo facilmente.

Como saber se temos um excesso de histamina no corpo?

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A histamina só causa problemas se aparecer em excesso ou se o nosso corpo não a tolerar. Nosso corpo produz e armazena em mastócitos, células que são ativadas em processos inflamatórios e alérgicos. Se a comida que você consumiu tem histamina, ela pode aumentar sua presença no corpo e causar problemas de saúde. Normalmente, a histamina que é absorvida durante a digestão é eliminada através do intestino mas algumas pessoas não a conseguem sofrendo com os sintomas do que parece ser uma alergia.

Se você não tem o suficiente A enzima que ajuda a eliminar a histamina, você provavelmente terá um excesso de histamina em seu corpo. Se você se sentir mal apenas comer, então o desconforto pode estar associado a um excesso de histamina. Para certificar-se você também será aconselhado a tentar remover os alimentos histamina de sua dieta e ver se os sintomas desaparecem. Se assim for, você provavelmente terá um problema de intolerância à histamina e precisará que você vá a um médico para realizar análises e controlar o desconforto.

Conselho nutricional para controle de histamina no organismo

Para efetuar este controle dos níveis de histamina no organismo é importante seguir algumas orientações ao planejar sua dieta. Assim, na lista de alimentos que podem ser tomados são batatas, legumes, frutas, especiarias, cereais e plantas aromáticas. Além disso, você também deve seguir as seguintes diretrizes:

 vegetal de berinjela saudável

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1. Coma alimentos frescos

Os especialistas em nutrição recomendam sempre escolher alimentos frescos porque eles contêm muito menos histamina do que os alimentos congelados, pré-cozidos ou reaquecidos

. Não cometer excessos

É importante evitar ou moderar o consumo de frutas e vegetais enlatados, produtos fermentados, bebidas alcoólicas, bem como confeitaria industrial.

3. Reduzir ou evitar o consumo de alimentos pré-cozidos

Os alimentos pré-cozidos são um dos alimentos que mais contribuem para a histamina da nossa dieta. Eles têm uma grande quantidade de aditivos, sendo a histamina muito abundante em conservas de peixe, queijos curados e carnes processadas.

Nem todas as frutas e vegetais são livres de histamina

Este é o caso dos morangos, uma fruta que pode aumentar os níveis e produzir reações como a urticária.

É essencial manter-se hidratado

A quantidade de histamina nos tecidos aumenta quando não estamos hidratados, é aconselhável beber bastante água para evitar a sua concentração.

Evite o consumo de alguns alimentos com outras aminas

Você deve evitar frutas cítricas, ameixas, chocolate ou bananas maduras, ricas em diferentes aminas, elas podem interferir na eliminação de aminas.

Tente introduzir certos nutrientes em sua dieta

Existem nutrientes como vitamina C, B6 e quercetina que retardam a liberação de histamina e promovem sua eliminação.

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