A síndrome do ombro caído é um problema postural que afeta um grande número de pessoas. Entretanto, não é apenas uma má postura que afeta os ombros e as costas; essa condição pode envolver problemas em outras partes do corpo e, às vezes, está associada a emoções e auto-estima.

Você sabe o que é e como corrigi-lo? Neste artigo, detalhamos como ela se desenvolve, quais fatores estão envolvidos e quais são os exercícios que podem ajudar no seu tratamento.

O que é a síndrome do ombro caído?

Esta síndrome pode ser causada por um problema físico na coluna ou na área cervical; no entanto, em alguns casos, está relacionado a problemas emocionais e auto-estima.

A síndrome do ombro caído, também chamada de síndrome do cruzado anterior, é um dimorfismo postural. O que acontece é que os ombros tendem a ser levados para a frente e a cabeça para baixo. É uma postura em que a pessoa parece olhar permanentemente para o chão.

Esta posição não afeta apenas os ombros; na verdade, faz com que as costas se curvem mais e mais para frente. Isso forma a chamada "corcunda", que se refere a uma cifose dorsal. Além disso, afeta os peitorais e o pescoço.

Embora seja mais evidente, carregar as costas retas e os ombros para trás não é apenas uma questão de saúde física; também é um reflexo do nível de auto-estima.

Muitas mulheres autoconscientes com seus seios tendem a adotar essa posição para tentar esconder subconscientemente. Mas isso é apenas um exemplo. Existem numerosos problemas psicológicos que podem levar à adoção dessa posição, como a depressão.

Além disso, essa postura inclinada do ombro está sendo observada cada vez com mais frequência . É em parte devido ao uso excessivo de computadores e dispositivos eletrônicos. A caminhada íngreme do celular faz com que nosso corpo adote esse gesto.

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O que causa a queda dos ombros?

Essa postura causa dor de costas, tanto lombalgia e dor cervical. Também é desagradável. Isso é porque faz você perder altura e parece uma barriga maior. Dizem até que, quando esticados, transmitimos mais segurança e somos mais atraentes.

Continuar essa posição diminui a flexibilidade. Na verdade, altera o movimento das articulações e o equilíbrio. Também pode afetar a respiração e a digestão.

Portanto, é necessário corrigir essa postura tanto em repouso quanto em movimento. É importante andar de pé e com a cabeça erguida. Da mesma forma você também tem que estar ciente da postura quando você está trabalhando ou estudando

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Conselhos para corrigir os ombros flácidos

 braços
Os exercícios de alongamento são adequados para corrigir a síndrome dos ombros flácidos. Além disso, eles geralmente melhoram a postura corporal.

Há numerosos exercícios que ajudam a corrigir essa posição pouco a pouco:

  • Rotação externa do ombro. O objetivo é recuperá-los e mantê-los na postura correta. Para isso, os ombros são carregados para trás por 30 segundos. Você tem que repetir o exercício cinco vezes. Se possível, você deve fazê-lo várias vezes ao dia.
  • Rotação do ombro com a escápula. É sobre mover as omoplatas, puxando o peito e trazendo os ombros para trás. É semelhante ao exercício anterior. Quando você traz seus ombros para trás, tente mover suas omoplatas o mais próximo possível. Mantenha a postura por 30 ou 40 segundos e repita mais cinco vezes. Isso também irá melhorar o resto das costas.
  • Alongamentos da região do tórax. Existem várias maneiras de fazê-las. Uma delas é ficar na frente de uma porta e formar um T com seus braços. Uma vez feito isso, dobre os cotovelos e levante os antebraços para "segurar" a moldura da porta. Se você der um passo à frente, deve sentir como seus músculos se esticam. Segure por 30 segundos e repita o exercício.
  • Um exemplo de como fazer isso é deitar de costas e levar o joelho até o peito. Ele fica assim por alguns segundos e depois muda de perna. Você também pode esticar um braço e a perna oposta ao mesmo tempo. Ambos os exercícios aliviarão suas costas

Como mencionamos anteriormente, os ombros caídos podem ser causados ​​por um problema de personalidade ou autoestima. É por isso que é típico de pessoas tímidas ou autoconscientes, ou mesmo de pessoas que sofrem de depressão. Nestes casos, não é suficiente apenas corrigir a posição. É necessário tratar a causa, e para isso pode ser necessário ir a um psicólogo ou fazer algum tipo de terapia.

Em conclusão

Se você sofre de ombros caídos o ideal é que você consulte a um fisioterapeuta que pode aconselhá-lo e ajudá-lo. É importante estar ciente de que isso pode causar outros problemas físicos. Além disso, se você acha que é devido a um complexo, não hesite em pedir ajuda a um psicólogo. Nunca é tarde demais para melhorar a postura

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