Adotar hábitos saudáveis ​​para cuidar da saúde arterial tornou-se uma necessidade. Embora muitos ignorem, muitos dos problemas cardiovasculares atuais são o resultado da deterioração das artérias pelo excesso de colesterol e toxinas.

O mais preocupante de tudo é que o estilo de vida sedentário e os maus hábitos alimentares são os principais gatilhos. desta condição. Embora a princípio não se manifeste com uma sintomatologia convincente, mais tarde afetam as afecções cardíacas e circulatórias .

Portanto, antes de desenvolver qualquer patologia grave, o ideal é saber como mudar o estilo de vida para melhorá-lo. Em seguida, queremos compartilhar em detalhes 6 recomendações importantes que favorecem o tratamento arterial . Coloque-os em prática!

1. Consuma ácidos graxos ômega 3

Nem todas as fontes de gordura são prejudiciais às artérias. Por exemplo, alimentos que fornecem ácidos graxos ômega 3 são muito benéficos . Esse tipo de lipídio aumenta a presença de colesterol bom (HDL) e facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos.

Seu consumo regular, inclusive através de suplementos, diminui o risco de aterosclerose, pressão alta e ataques cardíacos. . Além disso, também têm um efeito antiinflamatório que contribui para melhorar a saúde circulatória e cerebral.

Os alimentos contidos neste nutriente são:

  • Peixes azuis ou gordurosos (sardinha, salmão, cavala, atum, arenque)
  • Nozes e sementes
  • Abacate
  • Azeite de oliva
  • Soja

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2. Fazer exercício físico

A prática regular de exercício físico é um dos hábitos mais recomendados para cuidar da saúde arterial. Manter o corpo ativo otimiza a circulação sanguínea e causa um impacto positivo no sistema cardiorrespiratório.

Portanto, independentemente da atividade esportiva, é ideal para combater desordens como excesso de peso, colesterol alto e hipertensão. De fato, dedicar pelo menos 30 minutos por dia, reduz o risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral .

3. Manter uma dieta equilibrada

Seguir um plano de dieta equilibrada tem muitas vantagens, tanto para cuidar da saúde arterial quanto para o peso corporal. Uma vez que propõe a combinação de alimentos variados e saudáveis, é a melhor maneira de perder peso e manter o colesterol e triglicérides na baía.

Agora, não se trata de seguir uma dieta extrema ou cheia de restrições nutricionais. Este tipo de comida sugere comer "um pouco de tudo", mas na medida certa. Além disso, implica limitar o consumo de sal e açúcar que são dois inimigos da saúde arterial.

Então, em geral, uma dieta equilibrada contém:

  • Frutas e vegetais frescos
  • Grãos integrais e leguminosas
  • Nozes e sementes
  • Carnes magras e peixe

4. Controle de estresse

Quando o corpo é submetido a situações de estresse contínuas ou prolongadas, ocorre uma série de reações químicas que podem afetar os problemas arteriais . O coração é acelerado, a tensão aumenta e, muitas vezes, interfere com a circulação.

Embora as mudanças de humor não sejam diretamente responsáveis ​​pela deterioração arterial, elas têm um efeito negativo. Portanto, é essencial praticar algumas técnicas de relaxamento e respiração como forma de canalizá-lo.

Evite o consumo de alimentos com colesterol

O corpo usa uma pequena quantidade de colesterol para atender a alguns processos relevantes. No entanto, seu acúmulo excessivo nas artérias é um fator que afeta o desenvolvimento de muitas doenças cardíacas .

Embora grande parte do lipídio seja secretado no fígado, ele também é obtido através de certas alimentos que o contêm em abundância. Então, se o objetivo é cuidar da saúde arterial, é melhor evitar essas fontes. Os mais comuns são:

  • Carnes vermelhas e órgãos
  • Leite integral e manteiga
  • Enchidos e carnes fumadas
  • Carnes e snacks embalagem
  • Produtos de panificação industrial

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6. Limite o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco

Um pequeno copo de vinho tinto por dia fornece ao corpo poderosos antioxidantes que ajudam a cuidar do coração. No entanto, quando esta e outras bebidas são tomadas em grandes quantidades, é gerado um efeito contraproducente nas artérias e na circulação .

Algo similar ocorre com os cigarros. Devido à sua concentração de compostos tóxicos, causa uma deterioração das artérias dos fumantes. Além disso, diminui o colesterol bom (HDL) e aumenta a suscetibilidade a hipercolesterolemia

. Finalmente, deve ser lembrado que exames médicos regulares também são essenciais para o cuidado da saúde arterial . Estes permitem detectar doenças, mesmo quando não há manifestações clínicas. Comece a cuidar de si mesmo agora

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