Neste artigo, vou guiá-lo através de alguns passos simples para desenvolver e melhorar a inteligência em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Se, mesmo se você for um adulto, você pode continuar a criar conexões cerebrais que o tornam mais inteligente e criativo.

A biografia de Newton é repleta de descobertas e contribuições muito importantes para a ciência que, embora atualmente concebamos como simples e essencial, Ele veio com isso. Como alguém poderia pensar nisso antes do século XVII? A resposta é inteligência, uma característica que vai muito além da capacidade da palavra.

já esteve dois séculos atrás desse objetivo e continua sem chegar a um consenso.

Por muitos anos, a afirmação de que a inteligência é uma característica estática foi considerada um dogma. Isso levou a atrocidades e erros científicos como o movimento da eugenia. Felizmente, hoje sabemos que a inteligência é maleável (pode ser melhorada e trabalhada) [196590010]

Dicas para desenvolver e melhorar a inteligência

1-Know

Com que tipo / s de Inteligência que você se sente identificado? [1945909] 1 Qual deles você gostaria de melhorar?

  • Inteligência lógico-matemática : consiste nas habilidades de detecção de padrões, raciocínio dedutivo e raciocínio lógico.
  • lingüística : implica ter um domínio das línguas. Essa inteligência inclui a habilidade de manipular linguagens efetivamente para se expressar retoricamente ou poeticamente.
  • Inteligência espacial : refere-se à capacidade de manipular e criar imagens mentais para resolução de problemas. Esta inteligência não é limitada ao domínio visual
  • Inteligência musical : engloba as habilidades de reconhecimento e composição musical
  • Inteligência cinético-corporal : consiste no uso de capacidades mentais para coordenar movimentos corporais
  • Inteligência interpessoal : reflete a compreensão dos sentimentos interpessoais e as intenções dos outros.
  • Inteligência intrapessoal : capacidade de compreender os sentimentos e motivações de uma pessoa.

As inteligências anteriormente expostas provaram estar enraizadas na biologia humana como meio de resolver problemas. Além disso estão inter-relacionados (Frames of Mind, 1983) 2 .

Vamos colocá-lo em prática

Reserve alguns minutos para fazer um esboço que inclua essas experiências de sua vida, hobbies ou interesses que poderiam estar relacionados a qualquer uma das categorias de inteligência anteriores .

Provavelmente se encaixam em várias categorias ou incluem o mesmo item em categorias diferentes; primeiro passo para perceber que, na realidade, estes não são independentes uns dos outros.

2-Trabalho duro

 Thomas Alva Edison

" O gênio é 99% perseverança" (Thomas Edison)

Em seu livro " Outliers: A História do Sucesso ", Malcolm Gladwell propôs a regra prática de 10.000 horas. Estabeleceu este número de horas como o necessário para alcançar o domínio em um domínio particular.

Embora pareça irrealista, praticar uma habilidade fará com que você desenvolva habilidades de automação na resolução de problemas e habilidades raciocínio que vai muito além da tarefa em questão.

É por isso que, por exemplo, é preciso um computador poderoso em cálculo de força bruta para espancar um ser humano jogando xadrez. Isso foi possível no ano de 1996, embora sim, com um ritmo de jogo lento.

A mente de um especialista não funciona por força bruta, mas usa estratégias que exigem pouco esforço cognitivo e que apenas pode ser adquirido com a aprendizagem e exercício contínuo de uma habilidade

Vamos levá-lo para praticar

Escolha um dos hobbies, interesses ou experiências na sua lista. Agora pense nas atividades que você poderia realizar para explorar todo o seu potencial .

Um exemplo poderia ser a leitura. Você gosta de ler? Que tipo de livros?

A leitura permitirá que você trabalhe várias dimensões da inteligência ao mesmo tempo, dependendo do tema escolhido. Economizando o tempo de aprendizagem também é uma capacidade englobada na categoria de inteligência lógica.

3-Desenvolve auto-eficácia

 lifeder alta auto-estima

Auto-eficácia refere-se a julgamentos auto-relatados de capacidade de realizar um comportamento ou ação concreta 5

.

. Segundo Albert Bandura, o primeiro autor a falar desse conceito em 1977, a auto-eficácia é a capacidade percebida de ter sucesso em situações específicas, a convicção de que se pode realizar com sucesso o comportamento necessário para produzir os resultados desejados

Foi demonstrado que pessoas com a mesma capacidade objetiva para uma tarefa apresentam desempenhos diferentes dependendo se são consideradas capazes de realizá-la ] 5 sendo esta melhor no primeiro

No entanto, em outro estudo, foi demonstrado que a autoeficácia em tarefas muito complexas não retornos diferenciais 6 . Com base nisso, conclui-se que a autoeficácia é de grande ajuda, mas, se falamos de tarefas complexas, o treinamento e a prática são a chave.

Novamente, para praticar constantemente e não desistir do primeiro, a autoeficácia irá ajudá-lo a desenvolver a motivação interna para alcançar tudo que você se proponha a fazer.

Vamos dar Praticar

Como uma anedota, aludirei ao poderoso papel da propaganda de autoeficácia, por exemplo, na seleção espanhola de futebol. Todos aplaudiram "podemos" e o sucesso foi iminente e indiscutível. Outro exemplo é o slogan "Sim, podemos" na propaganda eleitoral de Obama.

Bandura listou as condições necessárias para aumentar a auto-eficácia:

  1. Expor a experiências bem-sucedidas definindo metas alcançáveis.
  2. de realização. Com modelos, Bandura se referiu a pessoas que podem servir de referência. Isto é, exemplos de pessoas que alcançaram o que queremos alcançar.
  3. Fornecer persuasão verbal. Como? Por exemplo, lembre-se: "Se eu quiser, posso", "Eu não vou desistir".
  4. Gerencie sua excitação fisiológica por meio de dieta apropriada, estratégias de redução do estresse e programas de exercícios que aumentam [19659005] sua força, vigor e capacidade de enfrentamento

Crenças de autoeficácia influenciam pensamentos, motivação, desempenho e estado emocional (Pervin, 1998).

4-Exercite sua mente: o papel do Memória de trabalho

Diferentes estudos mostraram que o treinamento em memória de trabalho contribui para a melhoria da inteligência 7.8 . Além disso, Jausovec foi capaz de demonstrar no ano 2000 as mudanças cerebrais subjacentes a esta melhoria 7

.

Memória de trabalho é um construto teórico relacionado à psicologia cognitiva que se refere a estruturas e processos usados ​​para o armazenamento temporário de informações e manipulação do mesmo

Os resultados do estudo acima mencionado e outros concordam que entre inteligência e atividade cerebral há uma correlação negativa. Isso quer dizer que quanto maior a inteligência, menor a atividade cerebral registrada.

Como isso pode ser possível?

Menos atividade cerebral significa menos esforço e menos recursos cognitivos necessários para executar uma determinada tarefa. 19659022] Vamos colocá-lo em prática

Como Jausovec indicou, uma das chaves para melhorar sua inteligência é o treinamento em memória de trabalho.

Atualmente existem vários aplicativos e jogos que são destinados a exercitar a memória de trabalho. Um exemplo disso é o popular jogo "Brain Training" para Nintendo DS, embora existam muitas outras opções online gratuitas.

Atraente verdade? Se divertir enquanto melhora sua inteligência é um ingrediente que, sem dúvida, você não pode ignorar

Aqui estão algumas atividades práticas:

5-Music para abrir sua mente

Seres humanos não podemos viver sem música, algo nos seduz e nos atrai. Podemos adotar duas posturas em relação à música, ouvi-la passivamente ou produzi-la ativamente tocando um instrumento.

Agora, você sabia que leva apenas 20 dias de treinamento com um instrumento musical para melhorar sua inteligência? 9

Isso é exatamente o que Moreno e colaboradores mostraram em 2011. 90% das pessoas que participaram do estudo melhoraram em diferentes medidas de inteligência e diversas habilidades cognitivas que nada tinha a ver com a música depois de um treino musical de apenas 20 dias.

Como se isso não bastasse, eles também conseguiram provar uma melhoria da plasticidade cerebral nos participantes.

Agora só podemos imaginar, … Qual instrumento você mais gosta? Neste artigo você pode ver mais benefícios da música

6-Seja criativo, seu melhor aliado é a inovação

A psicologia defende que inteligência e criatividade andam de mãos dadas, uma vez que a correlação é sempre encontrada entre os dois: os mais criativos são mais inteligentes e vice-versa

Mas, qual a razão para essa correlação?

Em 2014, Benedek e colaboradores encontraram a resposta: innovation 10 Esses autores entendem a inovação como renovação, ou seja, ser criativo não implica ter idéias incríveis, mas consiste em aceitar todas as suas novas idéias sem medo de falhar.

A inovação do fator fator de abertura da personalidade, explicou a maior parte da correlação entre criatividade e inteligência.

Vamos colocar isso em prática

Uma ferramenta poderosa que você poderia implementar é conhecida como "brainstorming" ou brainstorming. Toda vez que você quiser fazer uma tarefa, comece a colocar sua mente para criar e colocar no papel todas aquelas idéias que você possa imaginar, por mais absurdas que possam parecer.

Você pode definir um horário ou simplesmente esgotar todas as suas idéias possíveis. Quando terminar, faça uma releitura de suas opções, com certeza encontrará novas relações entre elas e novas possibilidades surgirão.

Somos todos criativos, o que nos diferencia são os limites que estabelecemos.

artigo

7-prática mindfulness

 mulher meditando

De acordo com Hurley 11 autor prolífico e pesquisador no campo da inteligência, "a capacidade de se concentrar e desligar o o mundo é muito importante . "

Este autor propõe a meditação da atenção plena para alcançar o estado mental que, diz ele," permite aos físicos fazer avanços incríveis e resolver problemas complexos ". para praticar

O autor propõe a seguinte rotina:

Sente-se, relaxe e concentre-se na sua respiração. Quando seus pensamentos começarem a disparar, faça-os desaparecer suavemente.

Quando começar a lembrar daquelas coisas que deve fazer, volte a focar-se na sua respiração. Se você fizer isso por 20 minutos por dia, você observará resultados incríveis .

Como uma nota humorística, ele acrescenta, "isso terá resultados especialmente dramáticos se você for um trabalhador de escritório que revisa o Facebook a cada 20 minutos"

8-Expandir os limites de sua mente: mens sana in corpore saudável

Outra das dicas que Hurley descreve em seu livro "Mais inteligente: a nova ciência da construção do poder do cérebro" 11 consiste em exercitar seu corpo progressivamente graças ao exercício cardiovascular para expandir os limites de sua mente

A idéia é acostumar sua mente a ultrapassar os limites do que você está acostumado a fazer. Assim, se você sempre fizer a mesma quantidade e tipo de exercício, você vai cair no conformismo, o pior inimigo de sua inteligência e abertura de espírito.

9-Pergunte a si mesmo 5 vezes "por que" toda vez que você tem que resolver um problema

 tipos de perguntas

Uma tendência automática do ser humano é se preocupar com problemas quando eles surgem (ou mesmo antes!). No entanto, como você já conseguiu notar, a preocupação nunca é uma solução em si mesma, mas leva à frustração e ao bloqueio mental.

Toda vez que um problema aparece em sua vida, force sua mente para procure soluções de forma eficaz. Pergunte-se 5 vezes porquê e encontrar 5 soluções possíveis para o problema.

10-Leia muitos livros e artigos

 tipos de conhecimento

Algumas das pessoas mais influentes hoje, como Bill Gates, Elon Musk, Warren Buffett e muitos outros são grandes leitores, não apenas livros de ficção (romances), mas também livros de não-ficção; ciência, tecnologia, história, etc.

Para genes muito bons que você tem, se você não ler, você não pode adquirir novos conhecimentos, relacionar-se e ter novas idéias.

Aqui está uma lista de livros de todos os tipos que você pode

11-Descontinue a tecnologia quando possível

 google on tablet

Provavelmente como você, sou um grande fã da tecnologia e me acompanha a cada segundo da minha vida.

A tecnologia torna o mundo muito mais fácil e as tarefas mais simples. No entanto, como meu pai sempre me diz, "isso vai apodrecer seu cérebro". E você tem razão .

Por exemplo, tente viajar sem usar um GPS (inteligência espacial) ou executar seus cálculos diários sem recorrer à calculadora (inteligência matemática ).

inteligência?

 Albert Einstein

As primeiras teorias psicológicas sobre inteligência, concebidas como uma capacidade única e mensurável. Foi feita referência à definição de inteligência como aquela que é medida pelos testes de QI, o fator ou fator geral de inteligência.

Apesar da satisfação com a medida, surgiram teorias alternativas que aludiram ao fato de que não só existe uma inteligência geral, mas na realidade, existem múltiplas inteligências e cada pessoa tem uma ou outra (Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner 2 ).

Uma terceira conceituação de inteligência distingue entre inteligência cristalizada e fluida. Enquanto o primeiro faz referência ao conhecimento adquirido o fluido implica o uso de nossos recursos para a resolução de problemas, a adaptação ao ambiente ou a tomada de decisões .

Embora eu considere que todas as concepções de inteligência são importantes e informativas, se o objetivo pretendido é melhorar a inteligência de uma forma prática, a melhor opção é focar exercício de inteligência fluida e basear-se nas teorias pragmáticas das inteligências múltiplas

Por quê? Toda pessoa é um mundo.

" Se alguém não acompanha seus colegas, talvez seja porque eles ouvem um ritmo diferente. Que ele seja governado pelo tipo de música que ouve, seja mensurável ou não "(Henry David Thoreau).

E o que você está fazendo para desenvolver sua inteligência? Comente abaixo, por favor, dessa forma, podemos saber o que funciona e o que não funciona. Obrigado

Referências

  1. Brualdy, A.C. Inteligências Múltiplas: Teoria de Gardner. ERIC Digest. Centro de Recursos ERIC
  2. Gardner, H. (1983). Frames of Mind: A teoria das Inteligências Múltiplas. Nova Iorque: Basic Books
  3. Haywood, H. Carl; Switzky, Harvey N. (1986). A maleabilidade da inteligência: processos cognitivos em função da interação poligênica-experiencial
    . School Psychology Review, Vol 15 (2), 245-255
  4. Gladwell, M. (2011). Outliers: a história do sucesso. Voltar Bay Books
  5. Jausovec, N. (2000). Treinamento de memória de trabalho: melhorando a inteligência – Alterando a atividade cerebral. Brain and Cognition 79, 96-106
  6. Jaeggi, S.M., Buschkuehl, M., Jonides, J., & Perrig, W.J. (2008). Melhorando a inteligência fluida com treinamento em memória de trabalho. PNAS, 105,
    6829-6833,
  7. Moreno, S. (2011). O treinamento musical de curto prazo aprimora a inteligência verbal e a função executiva. Psychological Science, vol. 22 não. 11 1425-1433
  8. Benedek, M. (2014). Inteligência, criatividade e controle cognitivo: O envolvimento comum e diferencial das funções executivas em inteligência
    e criatividade. Intelligence 46, 73-83
  9. Hurley, D. (2014). Mais inteligente: a nova ciência da construção do poder cerebral.

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