Atualmente quando falamos de uma alimentação equilibrada referimo-nos às mais saudáveis ​​e variadas. O importante é deixar claro que devemos comer de tudo um pouco, deixando de lado os ultraprocessados ​​e aumentando aqueles alimentos que têm vitaminas e minerais. Como deve ser uma dieta equilibrada ?

Segundo o Conselho de Saúde de Castela e Leão, para estabelecer uma alimentação equilibrada convém combinar todos os alimentos. Deve ser variado e conter todos os alimentos básicos.

Deve-se seguir a pirâmide alimentar, que é classificada de acordo com as funções do corpo e os nutrientes que contém. Seria o seguinte:

Pão, cereais, arroz e massas : Eles têm muitos carboidratos e algumas proteínas. E fornecem a energia necessária para manter uma temperatura corporal adequada e realizar atividades normais.

Frutas, vegetais, vegetais : Eles têm quantidades significativas de minerais e vitaminas, e também uma grande quantidade de fibras. Entre suas funções, segundo Sanidade de Castila-León está facilitar e controlar os processos metabólicos essenciais do corpo.

Leite e produtos lácteos : São outro grupo de alimentos que estão nesta pirâmide e que devem ser consumidos praticamente diariamente. Suas características: alto teor de cálcio e proteínas animais.

Entre suas funções estão as ajudar a formar os tecidos do corpo durante o crescimento e substituir o desgaste contínuo dos tecidos existentes.

Carne, peixe, ovos : Eles são a principal fonte de proteína de origem animal.

Gorduras e óleos : O Ministério da Saúde de Castela e Leão explica que nem todas as gorduras são nocivas e que são necessárias na alimentação porque contêm substâncias essenciais para o corpo e para o transporte de algumas vitaminas.

Legumes, batatas, nozes : Eles combinam as três funções (energia, plástico e regulador).

Quais proporções de nutrientes são ideais?

  • 50-60% de hidratos (grãos inteiros, frutas, legumes e vegetais) .
  • 15% de proteína (carne, peixe, ovos, vegetais, legumes e nozes).
  • 25% de gordura (azeite e ácidos graxos ômega-6 e ômega-3).

Conselhos para adoção uma dieta balanceada

Beber água

Para que nossa dieta seja o mais variada possível, não só devemos comer um pouco de tudo, mas também nos hidratar e para isso nada melhor do que beber quantidades correspondentes de água, que geralmente é de um a dois litros por dia. Se for verdade que há grupos de pessoas e idades que vão precisar de mais ou menos.

Aumente a ingestão de frutas

As frutas contêm uma boa quantidade de vitaminas e minerais. Por esse motivo, devemos aumentar a ingestão desses alimentos em nossa dieta para torná-la muito mais equilibrada.

Quantos legumes comer?

Quanto mais, melhor, mas estima-se que o número seja cerca de alguns duas vezes por semana. Em qualquer caso, é um acompanhamento de carne e peixe em muitas ocasiões, para que possamos aumentar sua ingestão.

Comer alimentos ricos em cálcio

É viável ingerir alimentos ricos em cálcio para fortalecer os ossos. Nesse caso, é recomendável tomar laticínios todos os dias, especialmente em idades de crescimento, como crianças, e em pessoas mais velhas para prevenir a osteoporose e os ossos em geral.

 Dieta balanceada: como deve ser uma dieta equilibrado?

Variedade de peixes

Recomenda-se tomar entre 3 e 4 porções de peixe branco e azul por semana. Lembre-se que os peixes oleosos fornecem ômega 3, que são bons ácidos graxos e oferecem um grande número de benefícios para a saúde. Por um lado, estamos falando sobre a proteção do coração, a redução do colesterol e a prevenção da hipertensão.

Menos sal, gordura ruim e açúcar

Esses alimentos ricos em sal, Açúcares e gorduras vazias que não contribuem com nada não são favoráveis, por isso é melhor reduzi-los (ou eliminá-los) com uma dieta balanceada.

Sem álcool

Embora alguns médicos e nutricionistas , e dentro da dieta mediterrânea é aconselhável beber um copo de vinho tinto por suas propriedades, devemos evitar bebidas alcoólicas porque são prejudiciais ao nosso organismo.

Deve-se determinar que um grama de álcool fornece 7 quilocalorias (1 grau alcoólico equivalente a 0,8 gramas de álcool).

Um bom café da manhã que nos dá energia

Para aumentar nossa dieta balanceada, é essencial ter um café da manhã favorável. Não estamos dizendo que deva ser muito abundante se contiver gordura, mas variado quando é saudável.

Alguns exemplos de cafés da manhã saudáveis ​​são torradas de abacate, um minissanduíche de pão de centeio com peru, aveia com leite, frutas , sucos naturais, etc.

Planejando os cardápios

Para integrar essa dieta é importante planejar os cardápios semanalmente. Assim saberemos que devemos comer a todo o momento e também nos ajudará na hora de fazer a compra para adquirir aqueles alimentos mais saudáveis.

Esta dieta deve ser complementada com exercícios físicos, pois uma vida saudável se orgulha da combinação de ambos para ser mais saudável ao longo do tempo.

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