O índice glicêmico é um parâmetro que ganhou força e importância nos últimos anos especialmente para pessoas diabéticas. Também é chamado de índice glicêmico.

Este parâmetro mede a capacidade de um alimento aumentar o açúcar no sangue após o alimento. Glicemia é a quantidade de glicose presente no sangue, que ocorre após a digestão dos carboidratos nos alimentos.

O índice glicêmico foi criado há cerca de 30 anos, com a intenção de classificar os alimentos de acordo com a velocidade. com o qual eles aumentaram a glicemia. No entanto, sua utilidade não se limita apenas aos diabéticos. Neste artigo, explicamos tudo o que você deve saber.

O que é o índice glicêmico?

O índice glicêmico é um parâmetro com o qual você pode estabelecer a capacidade de um alimento aumentar o nível de açúcar no sangue após a refeição.

Para entender corretamente o índice glicêmico, primeiro faremos uma pequena revisão do diabetes e sua relevância para essa patologia. O diabetes é uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue (glicemia) são muito altos. Isso ocorre porque o corpo não fabrica insulina ou não pode usá-la adequadamente. A insulina é a »chave» que permite que a glicose entre nas células.

Quando isso ocorre, esse excesso de glicose no sangue pode causar numerosos danos no corpo com o passar do tempo . Muitos estudos vinculam o diabetes a doenças cardíacas, oculares ou renais, entre outros.

Após esse problema, o índice glicêmico surgiu. O objetivo era medir os níveis de glicose no sangue após a ingestão de diferentes alimentos. Dessa maneira, tornou-se possível escolher as refeições mais adequadas de acordo com nosso estado de saúde.

Por exemplo, um diabético precisa de alimentos que contenham um índice glicêmico mais baixo. No entanto, quando uma pessoa entra em hipoglicemia (é uma situação em que a glicose no sangue é muito baixa e com risco de vida), ela precisa de outras pessoas com uma taxa mais alta.

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Como é calculado?

Em resumo, podemos dizer que o índice glicêmico é uma expressão numérica de como a glicose no sangue varia após a ingestão de um determinado alimento . Na verdade, é um teste de laboratório simples. Hoje existem inúmeras calculadoras que nos permitem conhecê-lo.

É usado para saber a velocidade com que os carboidratos de nossas refeições passam para o sangue na forma de glicose. O índice glicêmico é medido em uma escala que varia de 0 a 110 . Assim:

  • De 0 a 55, temos um baixo índice glicêmico.
  • Entre 56 e 69, é um valor médio.
  • De 70 a 110, o índice glicêmico é alto. [19659019] Assim, quanto maior o valor, significa que quanto mais rápida a glicose no sangue aumentar. No caso de diabéticos, esse pico de glicose deve ser evitado. Portanto, o índice glicêmico é útil no planejamento de refeições.

    Como o índice glicêmico varia?

     índice glicêmico de alimentos
    O índice glicêmico de alimentos varia dependendo de fatores como processamento ou forma de consumo Nesse sentido, por exemplo, um suco tem um índice glicêmico mais alto do que a fruta em seu estado natural.

    Como mencionamos, esse parâmetro pode nos ajudar a planejar nossas refeições. No entanto, existem muitos outros fatores que influenciam, como a carga glicêmica. Portanto, é importante que você consulte um especialista antes de iniciar uma dieta.

    Além disso, o índice glicêmico do mesmo alimento varia de acordo com certos aspectos. Por exemplo, no caso de frutas ou legumes, esse parâmetro aumenta quanto mais maduro o alimento é.

    Da mesma forma, a elaboração e a maneira de comer a comida influencia . Um suco tem um índice mais alto que o fruto do qual é obtido. Curiosamente, até a maneira como você assa o pão pode influenciá-lo.

    O tempo durante o qual a massa está sendo cozida, por exemplo, determina uma taxa maior ou menor. A massa al dente tem uma taxa mais baixa do que a que está sendo cozida há mais tempo.

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    Concluindo

    O glicêmico é um parâmetro útil em certas situações, como para diabéticos, que lhes permite controlar relativamente os picos de glicose no sangue após as refeições.

    Alguns dos alimentos mais recomendados são legumes, verduras e frutas . A fibra tende a reduzir o índice glicêmico de um alimento.

    Por outro lado, pode nos ajudar a saber como ajudar uma pessoa que sofre de hipoglicemia. Escolher um alimento com um índice alto será essencial para melhorar essa situação.

    No entanto, o ideal é consultar um médico ou um nutricionista para aprender sobre o assunto corretamente antes de tomar uma decisão que afeta nossa dieta.

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