Você já se perguntou como é uma dieta saudável sem glúten? Antes de tudo, você deve deixar claro que não há necessidade de eliminar o glúten da dieta se você não tiver nenhuma doença que o impeça de consumi-lo. Decidir comer sem glúten não implica em uma alimentação mais saudável.

Como algumas pesquisas sobre este tópico destacam, a eliminação de cereais contendo glúten da dieta pode ser prejudicial à flora intestinal normal do adulto saudável. Agora, você quer saber o que comer para ter uma dieta saudável sem glúten? Vamos fazer isso!

Dieta saudável sem glúten: o que você deve saber

A coisa mais importante em qualquer tipo de dieta que você deseja fazer, incluindo a dieta saudável sem glúten, é respeitar os princípios básicos dos alimentos:

  • Quantidade: a dieta deve atender às suas necessidades diárias de energia.
  • Qualidade: deve estar completa e fornecer todos os nutrientes.
  • Harmonia: a relação entre os tipos de alimentos deve ser proporcional à sua necessidade.
  • Seleção adequada: selecione os alimentos corretamente e como prepará-los.

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Como em qualquer plano de refeições, uma dieta saudável sem glúten deve levar em consideração características como qualidade, quantidade e seleção de alimentos adequados.

Quais alimentos devo excluir para ter uma dieta sem glúten?

É muito simples, você deve evitar ou excluir todos os alimentos que contêm trigo, cevada, centeio ou até aveia em alguns casos. Para obter mais informações, consulte esta tabela publicada pela Associação de Celíacos da Catalunha.

Um detalhe relevante que todos devem levar em consideração é para revisar a lista de ingredientes alimentares antes de comprá-los. Enquanto alguns o ignoram, existem alimentos que aparentemente não contêm glúten, mas isso é usado como um extra em seu processo de fabricação.

Pode ocorrer, por exemplo, em delicatessens processados ​​ou em produtos à base de carne. Um alimento processado pode conter glúten:

  • Como ingrediente em sua preparação. Seja trigo, cevada, centeio ou seus derivados.
  • Como glúten oculto. Um aditivo que contém glúten e não é declarado.
  • Contaminação cruzada. Para a introdução involuntária de glúten em um alimento naturalmente desprovido dele ou processado como “sem glúten”.
 Alimentos sem glúten.
Ao fazer uma dieta saudável sem glúten, é necessário revisar as etiquetas do produto. Alguns contêm glúten oculto ou foram expostos a contaminação cruzada.

Quais alimentos são saudáveis ​​e sem glúten?

Existe uma grande variedade de alimentos que você pode consumir sem problemas. O mais importante é respeitar o conceito de uma dieta saudável e equilibrada, isto é, sem excluir nenhum dos principais grupos de nutrientes. Mesmo, o ideal é aconselhar primeiro um nutricionista para avaliar se esse tipo de dieta combina com você.

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Alimentos recomendados

  • Todos os legumes e frutas são excelentes
  • Vitela, frango, peixe, coelho e frutos do mar.
  • Cereais à base de milho, farinha de milho, massas sem glúten.
  • Laticínios e queijo.
  • Gorduras saudáveis, como abacate, óleo Azeitona e nozes.

Você pode ter uma dieta completamente variada e saudável se optar por comer sem glúten. Hoje, em n, existem muitas opções para comer ricos e sem glúten.

Se você vai comer fora de casa, tenha cuidado ao informar onde vai comer e que é sensível. glúten. Dessa forma, você pode evitar qualquer risco de contaminação cruzada durante o processamento de alimentos.

Em resumo, lembre-se de que não se trata de comer uma dieta saudável sem glúten de moda. Embora esse tipo de dieta tenha mostrado benefícios para o controle de peso e algumas condições, não é o mais adequado para pessoas que não são intolerantes ou celíacas. Portanto, é melhor consultar o nutricionista.

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