A disbiose intestinal é uma doença relacionada a um desequilíbrio de bactérias lactobacilos e bifidobactérias, que estão alojados no intestino, chamada intestinais flora naturais.

Estes são favoráveis ​​para a saúde do indivíduo porque contribuem para a boa digestão dos alimentos, a absorção de nutrientes, a produção de vitamina B e K e fortalecer o sistema imunológico do organismo.

As causas desta patologia são geralmente relacionadas a vários fatores, tais como:

  • Stress
  • ] sedentário
  • Insomnia
  • Alcoolismo
  • fumar
  • o uso excessivo de antibióticos
  • Abuso de proteínas e açúcares simples

estão todos relacionados com um componentes de estilo de vida inadequadas e má alimentação que acabam reduzindo a quantidade de bactérias benéficas.

Estas mudanças geradas na flora intestinal natural colocam as pessoas em uma posição vulnerável. Assim, o risco ou exacerbar certas doenças aumenta. obstipação crónica, inflamação intestinal, a proliferação de fungos, cólon irritável, gases e fadiga geral

É por isso que se torna tão importante para realizar uma nutrição equilibrada através de uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis, capazes de garantir a saúde física e mental . Com base neste princípio, nas linhas seguintes apresenta-se a fórmula de alimentação para impedir que dysbiosis intestinal

leitura interessado alho:. Um potente estimulador do sistema imunitário

Dieta para dysbiosis intestinal

A flora intestinal Natural é composto por mais de 100 bilhões de bactérias, das quais 85% são saudáveis ​​para o corpo.

Elas se alimentam e se reproduzem a partir do consumo de alimentos com alto teor de carboidratos. carbono apresentado sob a forma de fibra e amido. Portanto, recomenda-se uma dieta rica em alimentos pré-bióticos, antibióticos e probióticos.

Alimentos pré-bióticos

São aqueles que não podem ser processados ​​ou digeridos pelo organismo . No entanto, devido à fermentação da fibra que contêm, estimulam o crescimento das bactérias saudáveis ​​encontradas no intestino, favorecendo o seu equilíbrio. Estes alimentos são:

  • Alcachofras
  • Banana
  • alho
  • Cebola
  • Potato
  • Avena
  • Trigo
  • Espargos

prebióticos

De acordo com investigações Universidade Católica de Leuven, na Bélgica esses alimentos não têm apenas funções no trato intestinal. Alimentos pré-bióticos também facilitam a absorção de cálcio e outros minerais, como magnésio e ferro

  • .

    Desta forma, a densidade óssea pode ser melhorada, a osteoporose é evitada e o perfil lipídico é favorecido metabolização no fígado. Portanto, altos níveis de triglicérides diminuem

    Antibióticos

    São aqueles que agem como antibióticos naturais, que servem para neutralizar qualquer doença que tenha sido gerada em nosso intestino enquanto previnem a aparência dos outros. Ou seja, eles fortalecem o sistema imunológico

    Entre eles, temos frutas como morangos, mangas, kiwis e frutas cítricas. Legumes, como alho, cebola e tomate. Especiarias como gengibre e canela. Ervas como orégano e alecrim

     Morangos como alimento antibiótico

    Alimentos probióticos

    Os probióticos são microrganismos vivos encontrados no sistema digestivo . Contanto que sejam administrados na quantidade certa, trarão benefícios à saúde dos pacientes.

    No caso dos alimentos, nos referimos àqueles que são compostos de microrganismos que permanecem vivos dentro e aderem à mucosa. intestinal de suas paredes para estimular os sucos digestivos que melhoram o processo de digestão. Além disso, são um estímulo para a alimentação e o crescimento de bactérias saudáveis. .

    Você pode consumir através de alimentos fermentados ou suplementos, como iogurte, leite de vaca ou cabra fermentado, azeitonas, chocolate preto, repolho fermentado, entre outros

    Você deve ler: alimentos probióticos para a sua Como o vinho tinto beneficia você?

    Além desses três tipos de alimentos para tratar a disbiose intestinal, o consumo de vinho tinto é recomendado devido ao seu conteúdo de polifenol, que favorece positivamente a flora intestinal.

     Vinho tinto em uma dieta saudável

    Várias investigações determinaram que o polifenol ajuda a fortalecer o sistema imunológico do indivíduo e inibe a reprodução de bactérias nocivas ao organismo.

    Evitar o excesso de proteína [19659016] Por outro lado, é necessário deixar de lado as dietas hiperproteicas. Isso ocorre porque alto consumo de proteína pode estimular o aumento de células negativas no sistema digestivo que causa toxemia intestinal (dificuldade em evacuar) e encurta a vida útil das bactérias benéficas. [19659002] Segundo dados do Instituto de Nutrição Celular Inteligente (INCA) a proteína não digerida é fermentada por bactérias no cólon com a conseqüente produção de toxinas, como amônia ou amina.

    A amônia modifica a morfologia e o metabolismo das células intestinais. Isso reduz sua expectativa de vida e promove o crescimento de células intestinais cancerígenas.

    Como vimos, você tem várias alternativas para controlar e prevenir a disbiose intestinal . No entanto, lembre-se de que você sempre precisa da opinião de um profissional de saúde, que pode orientá-lo da melhor maneira.

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