Muitas pessoas sofrem de inchaço imediatamente depois de comer. Esse desconforto se deve à sensação de distensão abdominal produzida pelo acúmulo de gás ou como um sintoma do que conhecemos como indigestão (indigestão). Neste artigo vamos explicar como prevenir a distensão abdominal ao comer.


Identifique os alimentos que lhe causam o desconforto

Geralmente, há alimentos que são mais difíceis de digerir, como grãos, farinhas e alimentos ricos em gordura. Seu consumo recorrente, pode gerar uma má digestão e, com isso, sintomas desagradáveis ​​como ardor no estômago, arrotos e distensão abdominal . Ao comer, você deve identificar quais alimentos estão relacionados ao desconforto e reduzir seu consumo (Norman, 2012).

Aumentar o consumo de frutas e cereais

Recomenda-se aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas,
legumes e cereais (à base de aveia, arroz integral e cevada), com a
objetivo de melhorar o trânsito intestinal e o processo de digestão. A fibra
Funciona como uma camada diluída que ajuda outros alimentos a serem absorvidos,
que encurta o tempo de digestão (McRorie
J, 2015)

Recomenda-se consumir pelo menos duas porções de 100g de fruta por dia,
Isto não só garante o fornecimento de vitaminas necessárias para o
organismo, mas aumenta eletrólitos, fluidos e fibras, para melhorar
o processo de absorção de alimentos e com isso, a sensação de inchaço não aparecerá depois de comer
(Lambeau, 2016).

Antes de comer, algumas pessoas têm o hábito popular de consumir
uma pequena quantidade de suco de limão para evitar os sintomas de inchaço.

Aumente o consumo de água

Recomenda-se consumir pelo menos um copo para cada 10 quilos de peso do indivíduo e adicionar um copo adicional. Ou seja, uma pessoa com um peso de 60 kg, terá que comer pelo menos sete copos deste fluido vital por dia.

O consumo de água é necessário para manter o equilíbrio do corpo, já que mais de 50% do peso corporal é composto de água (Norman, 2012).

Comer o suficiente, mas não em excesso

Recomendamos que as porções de comida consumidas sejam apropriadas para cada pessoa. Comer demais é prejudicial à saúde, produz distensão abdominal e promove indigestão.

Em horas após o pôr do sol e tarde da noite, comer demais produz excesso de peso, por isso é sempre aconselhável ter uma dieta saudável e porções ajustadas ao peso de cada pessoa (Norman, 2012).

Evite ir para a cama imediatamente depois de comer

Cochilos depois de comer devem ser evitados, desde quando a pessoa
Deite-se, o estômago leva mais tempo para esvaziar seu conteúdo. Isso causa
que a matéria orgânica da comida começa seu processo de
desfragmentação e decomposição dentro do estômago, começando a liberar
gases Esta liberação de gases produz distensão
abdominal
e arrotos desagradáveis ​​para o paciente

Melhorar o hábito de evacuação

Se um paciente ignora o desejo de ir ao banheiro, sofre de constipação e / ou consome laxantes para poder evacuar, seu hábito de evacuação deve ser melhorado . Estima-se que, em média, uma pessoa em condições normais evacue pelo menos uma vez por dia.

Também é considerado normal quando o paciente tem um hábito de evacuação regular e suas fezes têm uma consistência e quantidade de acordo com o consumo de alimentos.

Para melhorar o hábito de evacuação, recomenda-se a alimentação.
equilibrado, melhorar o consumo de fibra e iogurte, ter respeitado horários
para comida, descanso e trabalho; Além de realizar exercícios que
estimular a motilidade intestinal (McRorie
J, 2015)

Exercício

Recomenda-se realizar pelo menos 5 minutos de exercício vigoroso durante
o dia. Está provado que o exercício melhora a motilidade intestinal.
Quando o intestino aumenta o peristaltismo, melhora o processo de digestão,
desde que a comida é mobilizada muito mais eficazmente para o intestino,
onde eles serão absorvidos (Villoria, 2006)

Indo para um nutricionista

É importante que, a pessoa que apresenta problemas de desnutrição ou
excesso de peso ir para um nutricionista, que é o profissional encarregado de realizar
a medição do seu índice de massa corporal, percentagem de gorduras e ajustar o
dieta para cada paciente. Consulta com a nutricionista orientará o paciente sobre
quais alimentos devem ser consumidos para evitar a distensão abdominal ao comer.

Excluir condições médicas associadas

É importante que, se o problema se tornar crônico, consulte um gastroenterologista para determinar se a causa de seu inchaço é uma doença básica que deve ser tratada para evitar o desconforto de cada vez. comer

Doenças como gastrite, cólicas na vesícula biliar ou parasitas, são algumas das causas que podem condicionar o inchaço ou a distensão abdominal em um paciente, então eles devem ser tratados

Tratamento médico, se necessário

O médico avaliará se o paciente possui critérios para indicar o uso de
enzimas pancreáticas (como a pancreatina) e enzimas anti-flatulentas que melhoram
digestão de farinhas e gorduras. Estes são geralmente consumidos antes do almoço ou
dos alimentos mais pesados.

Referências

  • Lambeau, K. V., & McRorie, J. W. (2017). Suplementos de fibra e benefícios de saúde clinicamente comprovados: Como reconhecer e recomendar uma terapia de fibra eficaz. Journal of American Association ofNurse Practitioners 29 (4), 216- 223.
  • McRorie J. (2015). Abordagem baseada em evidências para suplementos de fibras e benefícios de saúde clinicamente significativos, parte 2: O que procurar e como recomendar uma terapia de fibra eficaz . Nutrition Today 50 (2), 90-97.
  • Norman S. (2012). Inchaço abdominal funcional com distensão. Gastroenterologia ISRN 2012 721820.
  • Villoria A, Serra J, Azpiroz F. et al. (2006). Atividade física e liberação de gases intestinais em pacientes com distensão abdominal. Jornal Americano de Gastroenterologia, 101 (11): 2552-2557

Comentarios

comentarios