Vegetais, legumes e outros alimentos vegetais raramente são encontrados entre as preferências das crianças. Eles preferem pizzas, batatas fritas e massas. No entanto, é possível tornar os vegetais e frutas saborosos, que entrem pelos olhos e se tornem aliados dos mais pequenos.

Não tente convencer as crianças a comerem

Para algumas famílias, o tempo na mesa da sala de jantar se transforma em uma verdadeira luta. Frases como "não gosto disso" ou "não quero mais espinafre" fazem parte do repertório infantil. Tentar convencê-los com argumentos geralmente não é eficaz. É muito mais útil que pais e irmãos mais velhos se mostrem modelos de comportamento e gostem de comer os alimentos que queremos que eles comam. Não faz sentido pedir-lhes que comam vegetais e não nos ver comê-los. Para sermos exemplos, devemos comer todos juntos e todos iguais.

Por outro lado, devemos compreender as fases pelas quais as crianças passam. Muitos, de um ano e meio a seis, gostam de dizer "não" a qualquer coisa nova em seu prato. Os doces podem entrar sorrateiramente em suas preferências, mas qualquer nota azeda, amarga ou picante é rejeitada. A estratégia é oferecer a eles esses sabores em pequenas doses.

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Você não cozinha nada diferente para crianças

Não é uma boa ideia cozinhar especialmente para crianças. Assim que têm um ano de idade, podem sentar-se à mesa com seus pais e comer a mesma coisa. É assim que se habituam a uma alimentação variada e saudável, a mesma que os seus pais seguem. No entanto, é melhor servir os vegetais em pratos para cada pessoa servir.

Para se familiarizar com os novos sabores, é uma boa ideia usar o jogo de "lamber, cuspir ou engolir". Explique à criança que ela pode tocar e lamber a comida, e que pode colocá-la na boca e cuspir na borda do prato, se não gostar. Tudo bem se você decidir não engolir. Você pode tentar morder um pedaço e comê-lo como um teste e continuar com o resto apenas se quiser. Se a criança não gosta, ela cospe e se coloca na beirada do prato. É assim que as crianças se acostumam facilmente a novos alimentos.

O que fazer e o que não fazer à mesa

O toque do telefone celular, estresse ou discussões sobre qualquer assunto não são boas condições para uma refeição descontraída com as crianças crianças. Mostraremos a você dez truques para uma atmosfera relaxada.

  1. Fortalecendo relacionamentos. A vida diária para muitas famílias é estressante e comer com todos à mesa é difícil. É por isso que você deve concordar em fazer pelo menos uma refeição por dia juntos e em paz.
  2. Todos juntos. Espere até que todos tenham se sentado para começar juntos. Em jardins de infância, eles geralmente cantam uma música juntos antes de começarem a comer. É uma grande ideia. À medida que envelhecem, a música pode ser substituída por uma frase ou ritual familiar que nos deixa de bom humor.
  3. Faça planos semanais. Para evitar disputas, pense em família o que você vai comer nos próximos dias. Neste caso, as reclamações não são válidas, porque a decisão foi tomada em conjunto.
  4. A prática leva à perfeição. Os vegetais caem no chão ou o molho pinga na mesa quando é servido? Não fique com raiva, fique calmo. Será melhor da próxima vez.
  5. Torne-se um modelo exemplar. Coma da maneira que deseja que seus filhos comam. Não rejeite alimentos saudáveis ​​como frutas, vegetais ou produtos de grãos inteiros. Do contrário, é provável que seus filhos também os evitem.
  6. Evite tópicos difíceis. Os argumentos não fazem parte da refeição. Melhor adiar para depois. Em vez disso, converse sobre as experiências positivas do dia ou faça planos para o fim de semana.
  7. A força está em paz. Para uma alimentação consciente e uma reunião aconchegante à mesa, ligações ou recados no celular, o som da televisão ou do rádio são um veneno. Portanto, desligue esses dispositivos.
  8. Não aplique pressão. Alimentos consumidos em uma atmosfera de pressão ou obrigação têm maior probabilidade de aumentar a aversão a um alimento. Portanto, certifique-se de ter um ambiente calmo.
  9. Pequenos chefs. O gosto é melhor se você mesmo cozinhar. As crianças que ajudam a preparar comida na cozinha apresentarão com orgulho seus resultados e comerão melhor.
  10. Superhero Casserole. Seja criativo e dê nomes divertidos e sofisticados aos seus pratos. De acordo com estudos, algo tão simples como isso incentiva as crianças a comer alimentos mais saudáveis.

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Frutas e vegetais são as verdadeiras estrelas

Sempre há truques para tornar as coisas mais apetitosas e visualmente atraentes para as crianças.

  • Tem um gosto duas vezes melhor quando está habilmente escondido: por exemplo, adicione alguns vegetais ao molho de tomate, em uma quantidade que não altere completamente seu sabor, e triture-o. Se o experimento funcionar, depois de comerem, você pode explicar que o que eles gostaram tanto é molho de tomate com brócolis.
  • "Rosto feliz": para aumentar a popularidade da fruta, você pode criar rostos divertido: uma fatia de abacaxi é o rosto, as cerejas se transformam em olhos, um mirtilo se torna o nariz e uma rodela de maçã se torna uma boca risonha. Deixe sua criatividade tomar conta.
  • Pratos coloridos: faça uma massa de panqueca colorida (com pigmentos naturais como açafrão) ou purês com sucos de vegetais. Desta forma, você pode transformar pratos em arco-íris brilhantes em nenhum momento.
  • Forma: use cortadores de biscoitos e dê aos seus sanduíches um novo visual com vegetais.
  • Variações: sirva couve-rábano, cenoura ou pimentão como vegetais crus. Algumas crianças os preferem desta forma crocante.

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