O iogurte de soja tornou-se uma alternativa saudável ao iogurte tradicional, especialmente para aqueles que têm intolerância à lactose. É também uma excelente opção para aqueles que têm dietas vegetarianas ou veganas, especialmente por sua contribuição significativa de nutrientes.

A soja é um dos melhores ingredientes para substituir a carne e o leite animal devido à sua contribuição de aminoácidos essenciais, cálcio. e vitaminas. Assim, usado na preparação deste iogurte é perfeito para complementar a dieta.

Benefícios do iogurte de soja

O leite de soja é uma alternativa saudável para aqueles que optam por uma dieta vegana ou querem reduzir o colesterol em Como é um produto derivado de soja, este iogurte vegetal tem benefícios e propriedades nutricionais interessantes. Comparado ao iogurte do leite de vaca, é mais leve em calorias e não contém colesterol. Em vez disso, concentra importantes nutrientes.

Deve-se mencionar, em primeiro lugar, que contém proteínas de alta qualidade, fornecendo importantes aminoácidos essenciais. Portanto, é um excelente complemento para pessoas que realizam dietas veganas. Ele também fornece quantidades interessantes de vitaminas do complexo B e minerais, como ferro e cálcio.

Seus benefícios incluem:

  • É uma boa alternativa para pessoas com diabetes, já que não produz alterações na níveis de glicose
  • Protege a saúde cardiovascular
  • Não contém lactose por isso é adequado para intolerantes.
  • Complementa as dietas de emagrecimento pois é mais leve em calorias e gordura.
  • Melhora a saúde digestiva, fortalecimento da microbiota intestinal

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Como preparar iogurte de soja caseiro

 Taça com leite de soja e sementes de soja
Apesar dos produtos comercializados existentes, você pode tentar preparar seu próprio iogurte com ingredientes naturais.

O iogurte de soja, como outros iogurtes vegetais, já está disponível no mercado. No entanto, fazê-lo em casa é muito fácil e garante o uso de ingredientes 100% naturais . Portanto, compartilhamos a receita abaixo:

Ingredientes para leite de soja:

  • 1 xícara de soja (250 g)
  • 4 xícaras de água (1 litro)
  • Mel ou baunilha (opcional) )

Ingredientes para iogurte:

  • 4 xícaras de leite de soja (1 litro)
  • 1 iogurte de soja 100% natural (200 ml)

Preparação de leite de soja:

  • começar, mergulhe a soja na água durante a noite
  • Na manhã seguinte, despeje o litro de água em um recipiente, coloque um filtro de vidro e despeje os grãos e mel ou baunilha.
  • use um batedor para bater por 2 ou 3 minutos.
  • Em seguida, filtre a mistura com uma peneira fina e coloque o leite de soja em uma panela.
  • Leve ao fogo médio-baixo por 10 minutos. ] Mais tarde, deixe esfriar e leve para a geladeira

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Preparação de iogurte:

  • Para fazer isso iogurte caseiro de soja você deve primeiro aquecer o leite de soja.
  • Quando estiver morno, coloque um pouco em um recipiente e misture com o iogurte de soja natural.
  • Em seguida, incorpore o restante do leite de soja e, se Você gosta disso, um pouco de mel. Bata bem com a ajuda de varetas.
  • Em seguida, despeje a preparação nos recipientes de um fabricante de iogurte ou em frascos individuais previamente esterilizados.
  • Deixe repousar entre 10 e 12 horas em um lugar quente sem cobrir. Após esse tempo, cubra os iogurtes e coloque-os na geladeira. Elas são preservadas por até duas semanas.

Nota: Se você não ingerir um iogurte de soja natural no mercado, poderá substituí-lo cultivando iogurte. Se você quiser garantir uma boa temperatura para a sua preparação, é melhor optar por fabricantes de iogurte. Finalmente, reserve uma porção para usá-lo como um fermentador da próxima vez.

Contra-indicações de soja

A soja e seus subprodutos estão cheios de nutrientes e benefícios para o corpo. No entanto, é essencial ter em mente que também tem certas contra-indicações. Então, para deixar o iogurte de soja mais tranquilo, nós compartilhamos os alertas abaixo.

  • Pode alterar o sistema endócrino. A soja tem uma proteína chamada genisteína que pode ter um efeito negativo sobre a função do pâncreas e da tireóide. Portanto, deve ser evitado em caso de hipotireoidismo, bócio e qualquer condição da tireóide.
  • Seu conteúdo de fitoestrógenos pode afetar os problemas de fertilidade. Portanto, é aconselhável consultar o médico antes de consumi-lo
  • A soja e seus derivados não são os melhores aliados para aqueles que estão tentando engravidar. Além de afetar a fertilidade de uma mulher, substâncias como genisteína e daidzeína são prejudiciais à qualidade do esperma.
  • Mulheres grávidas ou lactantes devem consultar um médico antes de tomar iogurte de soja ou qualquer produto derivado de soja

Você não tem problemas para incorporar este alimento em sua dieta? Então não hesite em preparar o delicioso iogurte de soja. Você pode consumir sozinho ou adicionado em smoothies, sobremesas e muitas outras receitas

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