Seja por condenações vegan ou por doenças como a intolerância à lactose, mais e mais pessoas querem eliminar os produtos lácteos de origem animal por outros de origem vegetal. Se este for o seu caso, neste artigo explicamos como preparar um delicioso queijo feito a partir de leite vegetal.

No entanto, para convencê-lo, vamos primeiro falar sobre os benefícios desses produtos. Tome nota

Leites de plantas

Os leites de plantas podem ser provenientes de muitos tipos de vegetais e cereais. Portanto, seus benefícios estarão relacionados ao ingrediente principal do qual eles são preparados. Em qualquer caso, os mais populares são o leite de soja, leite de amêndoa, aveia e leite de arroz.

Em geral, este tipo de leite é caracterizado por ser uma fonte natural de ácidos graxos essenciais, vitaminas , minerais e outros nutrientes que beneficiam a saúde. Além disso, eles contêm menos gordura do que o leite de origem animal. Além disso, eles são mais fáceis de digerir.

Neste caso, vamos explicar como fazer queijo com leite de soja. Você notará um sabor não muito diferente do queijo tradicional . Embora não seja por esse motivo, será menos saboroso ou delicioso.

Leite de soja

Leite de plantas são alternativas saudáveis ​​com alto teor de ácidos graxos essenciais

O leite de soja é rico em vitaminas do complexo B (como a vitamina B2) e vitamina D. Além disso, um copo de leite de soja contém 4 gramas de gordura, das quais uma pequena quantidade (0,5 gramas) é de gordura saturada. Por outro lado, é uma fonte de aminoácidos e fornece a mesma quantidade de proteínas que o leite de vaca.

Recomendamos a leitura: Benefícios dos leites vegetais e como prepará-los

Tofu ou tofu

Queijo feito com leite de soja é comumente conhecido como tofu. É rico em proteínas e pobre em gordura. Além disso, é uma importante fonte de cálcio.

Por outro lado, tofu é ideal para prevenir doenças cardiovasculares . De fato, isso se deve ao seu conteúdo de vitamina E, lecitinas e ácidos graxos essenciais. Além disso, tem sido associado com maior controle dos sintomas da menopausa em mulheres .

O que mais você precisa para se convencer?

Recomendamos que você leia: 6 benefícios de tofu que valem a pena ser consumidos.

Como fazer queijo de leite vegetal

 Tofu
Após a sua preparação, você pode usá-lo como um aperitivo ou para fazer outras receitas

Ingredientes

  • 1 litro de leite de soja sem açúcar. 19659022] 2 limões
  • 1/2 xícara de água
  • sal

Utensílios de cozinha

  • 1 peneira grande ou peneira
  • 1 tigela grande (será o recipiente de queijo)
  • Pot
  • Colher Grande

Preparação

  • Primeiro, aqueça o leite na panela por cerca de cinco minutos. É o momento ideal para adicionar algum tipo de tempero para dar mais sabor ao queijo.
  • Quando estiver fervido, desligue o fogo e coe o leite.
  • Em seguida, adicione o suco do limão coado. e uma pitada de sal
  • Neste momento, observaremos como pequenos pedaços se formam na mistura . Devemos deixá-lo descansar por cerca de 30 minutos.
  • Após esse tempo, devemos passar a mistura pela peneira ou peneira, pouco a pouco e lentamente.
  • Quando coarmos o leite, devemos pressionar bem com a colher para que ela caiba. para a tigela que estamos usando.
  • Finalmente, vamos deixar a tigela com o queijo na geladeira por pelo menos uma hora, até que se ajuste e adquira a textura e solidez adequadas.

  • Para adicionar mais sabor ao seu queijo a partir de leite vegetal, é possível adicionar temperos aromáticos ao aquecer o leite. Desta forma, o seu queijo será ainda mais saboroso e aromático.
  • Muitas pessoas optam por adicionar pedaços de outros alimentos ao queijo. Assim, por exemplo, você pode cortar pequenos pedaços de tomate ou azeitonas e adicioná-los pouco a pouco durante a prensagem da peneira.

Em qualquer caso, há muitas opções que você tem, tanto quanto para dar mais sabor, como para fazer o seu queijo mais saudável

Finalmente, não se esqueça de dois pontos importantes: você pode preparar este queijo com qualquer tipo de leite vegetal. Você também pode usar o queijo para fazer receitas deliciosas, como croquetes, ou servir como aperitivo.

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