Ter pensamentos obsessivos é comum na população em geral. Somos seres pensantes e precisamos normalizar o fato de abrigar uma infinidade de pensamentos aleatórios . O problema aparece quando esses pensamentos se tornam obsessivos e limitam nosso funcionamento diário.

Isso geralmente ocorre porque a pessoa coloca muito valor ou importância em pensar em algo. Assim, o pensamento deixa de ser um simples evento mental para se tornar um problema psicológico . A ação de dar valor aos pensamentos é algo sobre o qual temos a capacidade de controlar.

Existem grandes diferenças na maneira como nos relacionamos com nossos eventos cognitivos. Existem pessoas que não conseguem se fundir com seus pensamentos, as vêem como são e não lhes dão valor de realidade ou muita importância.

Por outro lado, há outras pessoas, normalmente com algumas características do perfeccionismo e responsabilidade importante, que se relacionam com seus próprios pensamentos como se fossem situações reais.

Uma das principais formas de tratamento para aprender a gerenciar pensamentos obsessivos é logicamente que o paciente aprende novas maneiras de se relacionar com esses pensamentos . O objetivo final é que o pensamento não controle a vida da pessoa.

Pense ou não? Existe a pergunta

Pensamentos obsessivos podem se tornar um problema ao longo do tempo. Portanto, é importante saber como gerenciá-los.

Pensamentos obsessivos podem ser tremendamente irritantes. Lembre-se de todos os momentos em que a música do verão foi totalmente apegada à sua mente e era impossível para você eliminá-la. De fato, quanto mais você tentou não ouvir e cantarolar, mais fortemente interrompeu sua vida.

Com pensamentos obsessivos, isso acontece com precisão. A idéia de "não pensar" paradoxalmente tem um efeito rebote e então o pensamento se torna mais forte. Portanto, a chave é aprender a ficar ao lado dos pensamentos, olhando para eles como se fôssemos espectadores de nossos próprios processos mentais.

Mas esse exercício não é fácil. Já explicamos que as obsessões são muito desconfortáveis ​​e o natural é que tentamos eliminá-las da nossa cabeça para nos livrar da ansiedade. Lá [compulsõesentramemjogo : atos motores que neutralizam o desconforto e fazem com que a obsessão desça.

A curto prazo, isso pode parecer efetivo, mas a longo prazo « solução »se torna o verdadeiro problema. Tornamo-nos dependentes dessas compulsões e as usamos para eliminar obsessões, que, portanto, são reforçadas.

Estratégias para gerenciar pensamentos obsessivos

A idéia não é cair na compulsão como um meio de neutralizar pensamentos e nem para evitar o pensamento. Portanto, as estratégias que até hoje funcionaram melhor para gerenciar pensamentos obsessivos são as seguintes:

Defusão cognitiva

Defender-se cognitivamente de nossos eventos mentais significa saber separar pensamentos da realidade e de mim mesmo Ou seja, é necessário pensar que não sou meus pensamentos, sou muito mais. Por outro lado, também é necessário perceber que ter pensamentos não significa que sejam realidades.

Pensamentos nada mais são do que isso: conteúdos psicológicos, imagens, percepções … mas não são realidades objetivas e verificáveis. Portanto, não faz sentido agir de acordo com idéias que não correspondem à realidade.

É muito mais funcional tratar os pensamentos como entidades que eu não gosto, vê-los passar, cumprimentá-los e permanecer com eles, até que diminuam de intensidade.

Reduza o valor concedido

 Pensamento obsessivo
Para controlar pensamentos obsessivos, é essencial reduzir o valor concedido a eles.

Não precisamos dar importância a um pensamento apenas por tê-lo. Já dissemos que pensar é eminentemente humano, assim como sonhar. Todos temos pensamentos que teríamos vergonha de reconhecer ou contar, mas isso não significa que eles sejam importantes ou que nos definam de alguma maneira. Portanto, uma boa maneira é diminuir o valor que atribuímos ao pensamento.

Abrace o pensamento

Não apenas não precisamos fugir de nossos próprios pensamentos, mas precisamos tentar perceber exercício mental de abraçá-los. Abraçar nossos demônios significa estar aberto à experiência de tê-los presentes, mesmo que não gostemos deles.

Inibindo compulsões

Esta parte é fundamental. Para cada compulsão que fazemos, estamos dando razão ao pensamento. Ou seja, estamos realizando um ato real baseado em uma idéia mental.

E realidade e mente são dois mundos diferentes, que não precisam estar juntos. Portanto, é necessário fazer um esforço para inibir a compulsão para não alimentar mais pensamentos obsessivos.

Você tem pensamentos compulsivos? Como você acabou de observar, existem várias estratégias para gerenciá-las e impedir que elas assumam o controle de nossas vidas. No entanto, é conveniente que você também procure o psicólogo.

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