O universo das dietas é infinito . A questão do excesso de peso é tão preocupante (40% da população espanhola tem problemas a este respeito) que novas dietas surgem a cada ano. E, infelizmente, nem sempre é adequado ou inofensivo.

A dieta 5: 2 surgiu há alguns anos nos Estados Unidos. Existem inúmeros livros que falam sobre isso e até mesmo com versões diferentes. Consiste em fazer um par de dias de jejum – compreender uma dieta muito baixa em jejum – em conjunto com cinco dias de alimentação "normal" em que uma dieta mais ou menos balanceada é seguida sem restrições específicas

 5 tipos de jejum e como usá-los em seu favor

Perca peso e melhore a sua saúde, dando a sua comida um descanso

para enfrentar este tipo de jejum:

  • Michael Mosley e Mimi Spencer ( A dieta dos dois dias Ed. Urano) sugerem que os dois dias de jejum são intercalados soltos no semana ingerindo cerca de 500 calorias de alimentos vegetais não refinados.
  • Michelle Harvie e Tony Howell ( A dieta de dois dias Ed. Questões de hoje) propõem fazer as duas coisas dias de jejum seguido e, basicamente, comer proteínas.

A novidade destes dietas é que integrar jejum como um recurso dois dias por semana . Eles diferem das dietas clássicas de baixa energia baseadas em alimentos ou preparações de proteína que às vezes são tomadas por semanas. Com este sistema, parece que o peso diminui, mas não só isso.

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perda de peso

Estudos mostraram que a realização deste tipo de jejum tem muitas vantagens :

  • Diminuição da insulina plasmática
  • Menos lipídios no corpo
  • Menos colesterolemia
  • Menos marcadores de inflamação

Essas dietas colocam o debate sobre os efeitos benéficos do jejum na mesa. Portanto, se você quer perder peso ou não, um jejum pontual bem feito pode ter suas vantagens.

    

        

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As chaves para entender as bases da dieta 5: 2 Eles são:

1. Por que os carboidratos são limitados?

Os carboidratos e sua unidade mais básica, a glicose, são a fonte principal e mais rápida de energia no corpo. Quando esse tipo de nutriente diminui ao máximo, o organismo é forçado a recorrer à gordura – sua principal reserva de energia -, o que ajuda a perder peso

. O corpo tem depósitos de glicose?

Sim; na verdade, o músculo e o fígado armazenam reservas de glicose na forma de glicogênio e o corpo o metaboliza antes de recorrer às gorduras. Mas é sobre reservas limitadas. O gasto de glicogênio é uma das causas porque a água é perdida quando o jejum

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3. É necessário tomar proteínas no jejum?

Depende. Com eles previne a diminuição da massa muscular um efeito comum das dietas hipocalóricas. Além disso, as proteínas parecem ser mais satisfatórias e seu metabolismo requer mais energia, o que pode ser uma vantagem adicional se a perda de peso for desejada.

A cetose pode ser alcançada com essa dieta?

Sim, especialmente se muita atividade física for realizada . Quando carboidratos suficientes não são tomados, metabolizando a gordura corporal para energia, cetonas são produzidas. Se é uma pessoa saudável e isso ocorre por um curto período de tempo quase não há efeitos negativos.

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. É melhor jejuar em dias consecutivos ou intercalados?

A maneira mais eficaz para o corpo iniciar as vias metabólicas adequadas quando o alimento é escasso é realizar os dois dias de jejum seguido mas também geralmente resulta mais duro Se o excesso de peso não é muito marcado, é preferível intercalá-los ao longo da semana

. E um dia de jejum não seria preferível?

Um dia de jejum pode ter suas vantagens, mas pode ser insuficiente se alguém quiser perder peso. A medicina naturopática geralmente aconselha, de fato, a jejuar um dia por semana. É uma boa prática manter o peso, melhorar o bem-estar ou simplesmente dar uma folga ao sistema digestivo

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7 Todos podem seguir essa dieta?

Nem todos podem segui-la. As pessoas com menos de 18 anos, mulheres grávidas ou pessoas que sofrem de uma doença não devem, em princípio, seguir este tipo de dieta. Por razões óbvias, aqueles que tiveram algum transtorno alimentar também não são aconselhados

. Quais hormônios são afetados pelo jejum?

O jejum reduz acentuadamente os níveis de insulina e leptina o que pode ser benéfico para o corpo. Se os níveis de insulina são muito altos, porque há uma forte ingestão de glicose ou não é muito eficaz, o aumento dos depósitos de gordura da glicose é favorecido.

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9. Essa dieta funciona com todos?

Nenhuma dieta funciona 100% em todos os casos. Depende de muitos fatores, como idade, peso, hábitos alimentares anteriores, atividade física, genética etc. Portanto, não é uma dieta infalível, mas está provado que sua eficácia é alta e pode ser saudável.

Quais alimentos são geralmente recomendados?

Dos dois dias de jejum é proposta uma dieta variada e balanceada, moderando alimentos ricos em gorduras e açúcares refinados . Nos dias de jejum, Harvie e Howell advogam, essencialmente, tomando proteínas, enquanto Mosley e Spencer aconselham sucos e sopas de legumes


. Que desvantagens pode ter?

Para algumas pessoas, comer tão pouco dois dias por semana pode ser muito difícil. Em pessoas muito sedentárias e com mais de 40 anos de idade, a perda de peso pode ser muito pequena. Se você optar por dias de jejum seguido provavelmente se sentirá um pouco cansado … mas isso depende de cada um deles.


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