Stress inflama, oxida e subtrai as defesas ao nosso organismo. Atribuímos isso a um estilo de vida frenético, mas sua origem profunda está em emoções não integradas que ativam respostas físicas e psíquicas repetitivas.

Deste círculo pode-se sair. E a neurociência nos diz que podemos tratar o sofrimento e o estresse através do corpo .

Desça ao corpo para reduzir o estresse

Obtemos o melhor de nós mesmos quando achamos a mente relaxada . A consciência flui e se manifesta no plano físico.

Nós a experimentamos como uma inspiração que fornece à nossa mente criatividade, novas perspectivas e novas idéias. Graças ao impulso das emoções, quando estamos relaxados, transformamos idéias em ações efetivas que contribuem para uma vida plena.

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Dançar entre pensamentos, emoções e comportamentos pode causar alegrias ou produzir sofrimento. Emoções desempenham um papel fundamental nesse sentido. Embora os sintamos como parte da vida interior, da alma, a verdade é que as emoções se materializam fisicamente no corpo na forma de compostos chamados peptídeos.

As emoções são vividas no corpo ( não só na mente)

A bioquímica Candace Pert definiu-os como "moléculas de emoção" que são distribuídos através da corrente sanguínea em todo o corpo. Desta forma, todo o organismo participa do estado emocional e, portanto, também é possível acessar sentimentos através da pele e fisioterapia .

Por outro lado, nos identificamos em excesso com certos pensamentos e emoções e esquecemos que eles são uma possibilidade entre muitos, uma expressão da nossa consciência entre outros possíveis.

Se acreditamos que somos o que pensamos e sentimos em um determinado momento, daremos importância absoluta aos nossos pensamentos e nós resistiremos a mudá-los.

Os pensamentos podem gerar contradições e conflitos com nossas próprias experiências ou com outras pessoas e, como resultado, as emoções podem ser dolorosas. Por isso, a abordagem de inúmeras práticas espirituais é que nos desidentificamos da nossa mente, emoções e percepções.

É isto que paramos de nos identificar com a mente que nos permite viver no presente. em toda a sua plenitude, sem estar ligado a certas expressões psicológicas, emocionais ou físicas.

Quando o estresse se torna crônico

Um dos mecanismos que reforça a identificação mental e nos leva a experimentar a dor da resistência é estresse crônico .

Estresse causas l é um poderoso mecanismo de sobrevivência que tem o propósito de nos proteger de agressões externas. Este mecanismo é regulado pelo sistema nervoso e é desencadeado no nível fisiológico no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA)

O eixo HPA é ativado quando o hipotálamo (uma estrutura neuronal na região) cérebro límbico) detecta um sinal de ameaça. Instantaneamente o hipotálamo avisa a glândula pituitária (régua do sistema endócrino) sobre o perigo detectado, de modo que a glândula pituitária ordena às glândulas supra-renais que secretem adrenalina, o hormônio que nos prepara para a resposta protetora: lutar ou fugir

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Esse mecanismo nos serviu perfeitamente quando precisávamos escalar rapidamente uma árvore, mas isso não nos favorece quando precisamos pensar criativamente ou adotar uma nova perspectiva Além disso, ao contrário das ameaças físicas, cuja presença é identificável e transitória, ameaças psicológicas têm uma presença constante em nossas mentes . Pense, por exemplo, no medo de ser afetado pela crise econômica, ou mesmo de maneira mais sutil, na preocupação de não ser suficientemente atraente ou de não alcançar os sonhos mais desejados.

O efeito estressante das emoções encistadas [19659009] Embora possa nos forçar a realizar o máximo em certas situações, o estresse não nos ajuda a nos desidentificarmos da mente e isso é fundamental para o nosso bem-estar e nossa evolução espiritual.

É importante entendermos como nosso cérebro decide que uma situação é perigosa para nós. O cérebro é formado por três camadas concêntricas : o tronco cerebral, a região límbica e o neocórtex.

  • Tronco cerebral ou "cérebro reptiliano": É a camada mais interna e mais antiga. É responsável por regular as funções básicas e involuntárias (como respirar ou bater do coração) e participa junto com a região límbica na resposta "lutar ou fugir".
  • Região límbica: É precisamente aquela que lida fazer uma avaliação rápida das situações para alertar sobre o perigo. Às vezes também é chamado de "cérebro emocional". Nesta parte automática ou inconsciente de nosso cérebro, a informação é cuidadosamente armazenada com todos os detalhes de cada uma de nossas experiências, incluindo percepções sensoriais, experiências emocionais, reações corporais e respostas protetoras.
  • Neocortex: Esta camada, a mais externa e evolutivamente recente, nos permite refletir e estar cientes. Estudos realizados com meditadores experientes mostram uma maior ativação do neocórtex e menor das outras duas camadas.

Destas três camadas, a região límbica tem a função de comparar constantemente as informações da experiência atual com as informações armazenadas do passado e antes de qualquer mínima semelhança que sugere perigo ativa o eixo HPA .

Isso pode funcionar com muita precisão com ameaças externas – como a presença de um leão! -, mas é altamente subjetivo quando se trata de ameaças psicológicas. Além disso, tomando o passado como referência, torna difícil para nós viver a experiência atual em todas as suas nuances e possibilidades.

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eles podem estar a serviço de nossa inspiração e realização ou ativar desnecessariamente as respostas de proteção. Isso ocorre quando as emoções não foram integradas : elas já foram experienciadas no passado sem serem completamente abordadas por sua intensidade negativa e foram associadas à dor psicológica.

Quando uma emoção é ativada no neocórtex não integrados, os pensamentos negativos que o alimentam são acionados; um circuito que nos deixa doentes

Crenças que reforçam o sofrimento e a ansiedade

Essas emoções armazenadas no inconsciente no sistema límbico estão ligadas a crenças específicas. Quando uma emoção não integrada é ativada, a crença associada serve como justificativa para o nosso estado emocional, causando uma série de pensamentos negativos que por sua vez alimentam a mesma emoção.

Esse circuito repetitivo em que emoções e crenças associadas são feedback gera resistência e isso pode nos pegar momentaneamente ou por longos períodos de tempo. Em alguns casos, pode ser um círculo vicioso em que vivemos todas as nossas vidas.

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O stress crónico é, neste caso, o factor determinante que nos mantém neste impasse baseado na ativação constante do eixo HPA associada à ameaça de sofrimento.

O preço pago pela nossa saúde física e mental

Por outro lado, existem múltiplos efeitos negativos do estresse crônica em nossa saúde física

A constante segregação de cortisol e catecolaminas inflama, oxida e envelhece nosso organismo. E é que os níveis de açúcar aumentam, aumentam a pressão arterial, retardam algumas atividades metabólicas e inibem especialmente o sistema imunológico, o que favorece o desenvolvimento de todos os tipos de doenças.

 O estresse favorece doenças autoimunes [19659007] Além de efeitos físicos, o estresse favorece o comportamento automático ou inconsciente, <strong/> limita habilidades criativas  a capacidade de tomar decisões livremente e evoluir. </p>
<p> Torna-nos <strong> mais vulneráveis ​​à manipulação externa </strong> e especialmente nos faz sofrer. Se não nos tornarmos plenamente conscientes de como nossa mente funciona e como ela está conectada às emoções e ao corpo físico, seremos "sequestrados" pelos padrões automáticos repetitivos e perderemos a capacidade de sermos objetivos, criarmos e desenvolvermos a partir do neocórtex. Potencial como indivíduos livres </p>
<h2> Técnicas físicas e mentais para combater o estresse </h2>
<p> Felizmente, podemos <strong> colocar o conhecimento da neurociência a serviço de uma saúde holística </strong> que integra corpo e mente através da consciência. </p>
<p> Podemos perceber que somos uma consciência que pode <strong> transcender, auto-observar e transformar nossos próprios pensamentos e emoções </strong> sem fixar, sem se identificar com eles. </p>
<p> Então <strong> paramos de nos sentir ameaçados por nossa percepção </strong> da situação ou as opiniões dos outros. O mecanismo de sobrevivência não está mais ativado. Nós não experimentamos stress. Embora possamos sentir dor, saímos do sofrimento. </p>
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A experiência do presente em plenitude – aqui e agora – sem sentir uma ameaça constante, seja física ou psicológica, é a meta espiritual por excelência para um tradições sem fim. Muitos sábios ao longo da história falaram sobre este modo de perceber o mundo e nos ofereceram as técnicas para alcançar este estado de consciência.

As diferentes práticas meditativas são um exemplo. Sabemos que as pessoas que praticam as técnicas da meditação zen, advaita vedanta, vipassana ou mindfulness, entre outras, adquirem a capacidade de auto-observar desapaixonadamente. Desta forma, quando ocorre uma situação de estresse, eles podem agir de forma reflexiva, eficiente e adequada, em vez de serem arrastados por medos e outros bloqueios.

Além dessas disciplinas mentais, podemos promover a conscientização através de técnicas . Corpos que desativam o eixo HPA e com ele o circuito de feedback pensamento-emoção.

Uma dessas terapias, entre outras que trabalham as emoções através do corpo, é a Reflexologia de Integração dos Estados Emocionais ] (Reflexologia ESI)

Graças ao conhecimento mais recente em neurociência, sabemos que através dos pés, podemos acessar todo o sistema nervoso e, portanto, qualquer resíduo emocional em nosso corpo que precisa ser integrado. Isto torna possível evitar a resposta protetora, reduzir o grau de resistência e integrar as emoções traumáticas que estão causando ansiedade.

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Reflexologia para alcançar o inconsciente através do corpo

Trabalhar nos pés traz consciência para o momento presente, enquanto causas inconscientes são removidas durante uma experiência relaxante. As alterações podem ocorrer em um nível profundo, sem que o paciente perceba. Por exemplo, uma pessoa com fobia verifica como ela desaparece sem saber como isso aconteceu.

Com disciplinas como a ESI Reflexology, a estabilidade emocional que permite que a mente permaneça calma é necessária para aumentar o consciência e liberdade das causas da ansiedade.

Técnicas como a reflexologia podal desativam o eixo HPA e, com ele, o ciclo de feedback entre pensamentos e emoções.

Além de receber massagens em sessões individuais com um profissional, também É possível aprender uma massagem de curta duração projetada para a desativação do eixo HPA. E é que a reflexoterapia é uma ferramenta simples e eficaz com a qual qualquer pessoa pode facilitar sua evolução e bem-estar, e também pode ajudar seus entes queridos.

Como tratar o estresse com uma massagem nos pés

começa com manipulações dos pés que permitem desativar o eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal e, portanto, cortar com a resposta física ao estresse. Isso permite que o corpo ative todos os mecanismos de autocura que foram inibidos pela tensão.

Por sua vez, a reflexologia permite que os pés recuperem sua função para nos conectar com a Terra e o meio ambiente . A partir desta conexão, a autoconfiança é recuperada e a força para lidar com as oscilações emocionais aumenta.

 Auto-massagem dos pés: relaxante e anti-dor

Uma vantagem de trabalhar com os pés respeita o ritmo de evolução de cada pessoa . Se reduz a resistência inconsciente à mudança e a favorece, mas sem impor nada.

Além disso, a reflexologia não só não é contra-indicada com qualquer outra terapia, mas aumenta seus efeitos positivos. É por isso que é uma técnica integradora.

Meditação, uma grande arma contra o estresse

Durante a meditação observamos a sucessão de pensamentos e emoções não reagidos : isso ajuda a aceitá-los e integrá-los . As mudanças ocorrem mesmo no nível físico nas estruturas cerebrais (córtex pré-frontal ventromedial, hipocampo, amígdala …) relacionadas ao controle do medo.

Isso se reflete em uma série de benefícios concretos em nossa saúde física e mental. :

: A meditação inicia uma resposta hipotalâmica que reduz a segregação do hormônio cortisol, desativa o sistema nervoso simpático, causando estresse e ativa o sistema nervoso parassimpático que desinfla e relaxa. [19659002] Consequentemente, a meditação reduz nosso risco de adoecer Por um lado, reduz os níveis de inflamação e melhora o estado imunológico . Estudos indicam que pessoas que meditam regularmente há 5 anos sofrem 80% menos doenças cardiovasculares e 73% menos que outras condições menores.

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Por outro lado, nos dá maior serenidade . Inés Sagué, instrutora de meditação e professora de yoga, assegura que a prática nos permite passar de “uma resposta mais emocional a mais serena, nos dá mais controle sobre pensamentos e emoções e gera maior autoconhecimento, equilíbrio e capacidade de encarar desafios que a vida cotidiana representa para nós. "

Praticar 10 minutos duas vezes por dia é suficiente para obter mudanças positivas .