Para muitas pessoas, melhorar a concentração é uma área na qual eles precisam trabalhar ativamente. Devido a mudanças em nossa cultura, mais e mais pessoas acham difícil manter sua atenção focada em uma única tarefa. Portanto, nos últimos tempos numerosos exercícios têm aparecido para reforçar essa capacidade.

O surgimento da Internet, redes sociais, smartphones e outros avanços tecnológicos nos habituaram a não manter a nossa atenção mais de alguns segundos Estamos superestimulados; constantemente somos bombardeados por informações que exigem que prestemos atenção

Isso causa todo tipo de problemas na vida da maioria das pessoas. Entre outras coisas, crianças e adultos dizem que têm dificuldade em se concentrar em sala de aula ou no trabalho, ler ou ficar mais do que alguns minutos sem olhar para as redes móveis ou sociais.

Portanto, neste artigo você encontrará Vários exercícios e técnicas que ajudarão você a melhorar sua concentração. Assim como se você quisesse começar a construir músculos, você precisa começar pouco a pouco. Escolha uma ou duas atividades que chamem sua atenção e pratique-as por alguns minutos todos os dias.

Ao fazer isso, você logo perceberá que sua capacidade de concentração aumenta pouco a pouco, mas de forma constante.

Concentração de trens

1- Treine sua força de vontade

Em nosso dia a dia, estamos constantemente em movimento e mantendo-nos ativos. Nossa vida exige que nos movamos de uma tarefa para outra sem tempo para descansar no meio, então pouco a pouco estamos perdendo o hábito de não fazer nada.

Como se isso não bastasse, devido à constante distração que Assumindo nossos dispositivos eletrônicos, temos dificuldade em manter nossa atenção focada em uma única tarefa por mais de alguns minutos. Felizmente, a força de vontade é como um músculo que pode ser treinado. Abaixo você encontrará um exercício que irá ajudá-lo a desenvolvê-lo.

A idéia é muito simples. Escolha uma cadeira onde você esteja confortável e escolha uma posição para se sentar. Durante os próximos minutos, mantendo os olhos fechados, você terá que tentar permanecer nele sem mover um único músculo.

No início, isso pode parecer relativamente simples. No entanto, você logo perceberá que essa tarefa requer sua atenção total. Alguns minutos depois de começar, você notará como seus músculos desejam realizar todos os tipos de movimentos involuntários, os quais você terá que lutar conscientemente.

Para começar este exercício, basta fazer isso por cinco minutos por dia. Mesmo assim, depois de praticar um pouco, você notará o máximo de benefícios se conseguir manter a mesma postura por pelo menos um quarto de hora.

Fazendo isso por vários dias, você notará como é capaz de se concentrar na mesma tarefa por um longo tempo.

2- Criar um ambiente livre de distrações

Já vimos que a força de vontade pode ser treinada e você aprendeu um exercício para obtê-lo. No entanto, muitos estudos sugerem que, por mais que a desenvolvamos, é muito difícil mantermos nossa concentração se estivermos cercados de estímulos o tempo todo.

Portanto, uma das chaves mais importantes para concentrar sua atenção em uma única tarefa é crie um ambiente em que não há nada que o distraia do que você está fazendo.

Dependendo do que você propôs, isso pode significar muitas coisas; mas, em geral, isso significa que você procura um espaço para o qual só precisa ir quando precisa cumprir suas tarefas.

Por exemplo, se você tiver que fazer um projeto para o trabalho, será muito mais complicado fazê-lo sem distrações no seu quarto ou na cozinha.

Se você tiver espaço em casa, montar um pequeno escritório em sua própria casa o ajudará nesse sentido. Se não, você pode trabalhar em uma lanchonete para uma concentração extra.

Outra ação que instantaneamente melhorará sua concentração é colocar o telefone no modo avião. Poucas coisas nos distraem mais do que as notificações de redes sociais, ligações e mensagens que recebemos constantemente.

Então, quando você for trabalhar ou fizer algo importante para você, desconecte seu smartphone e tente ver quanto tempo você consegue ficar sem olhar para ele.

3- Trabalhe em curtos períodos de tempo

Se você é como a maioria das pessoas, é muito provável que você tenha problemas para manter sua atenção por várias horas. Portanto, um grande número de empresários, trabalhadores e artistas provaram que são muito mais produtivos quando tentam fazê-lo por um curto espaço de tempo antes de descansarem.

A maneira mais simples de fazer isso é usar uma técnica conhecida como " Pomodoro ". Consiste em definir um temporizador por 25 minutos. Durante esse tempo, seu objetivo é focar 100% na tarefa em questão. Uma vez terminado o período, você pode fazer um pequeno intervalo de 5 ou 10 minutos antes de começar novamente

Embora 25 minutos não pareçam muito, especialmente se você tiver uma tarefa muito longa ou complexa à frente, aqueles que já usaram a técnica pomodoro assegura que ela os ajudou a melhorar sua concentração a longo prazo.

Tente começar com estes tempos, e quando você se vê com mais confiança você pode aumentar a duração do período de trabalho pouco a pouco.

4- Procure objetivos claros e alcançáveis ​​

 o que é um objetivo

Além das distrações constantes que recebemos, uma das principais razões pelas quais é difícil nos concentrarmos é porque não temos metas concretas para focar. Para muitos de nós, o trabalho e o estudo são uma sucessão infinita de tarefas.

O problema é que nosso cérebro não está preparado para funcionar dessa maneira. Pesquisas revelam que nossa mente desenvolve toda a sua capacidade quando nos concentramos em tarefas concretas e que elas têm uma recompensa clara quando as terminamos. Portanto, mudar a maneira de organizar suas obrigações pode ajudá-lo a se concentrar melhor.

A chave é definir uma meta que você possa trabalhar diretamente hoje. Por exemplo, se você tiver que concluir um projeto muito longo, divida-o em partes menores que você possa concluir em um dia intenso de trabalho. Assim, será muito mais fácil para você manter a concentração do que se simplesmente enfrentasse todo o grupo.

5- Descanse corretamente

Infelizmente, o mais comum para muitas pessoas é dormir menos de 6 ou 7 horas por noite. Porque temos que acordar cedo, já que tendemos a ficar acordados até tarde, a maioria de nós acha difícil descansar o quanto realmente precisamos.

No entanto, muitas pesquisas sugerem que você dorme menos de 8 horas por noite durante algum tempo. Período prolongado de tempo pode causar estragos em nossa capacidade de concentração. Quando não descansamos o suficiente, até mesmo as tarefas mais simples podem nos tornar um mundo.

Portanto, se melhorar sua concentração é importante para você, faça uma prioridade mínima de 7 horas por noite. Em geral, não dormimos um pouco devido à falta de tempo, mas porque não vemos o repouso como algo importante

Em muitas ocasiões, é preferível deixar algumas atividades para o dia seguinte e descansar mais do que perder o sono por terminá-lo. tudo antes de ir dormir. Se você descansar bem, verá como, pela manhã, tem muito mais energia para enfrentar suas tarefas com concentração.

6- Cuide de sua dieta

 Frutas, verduras e laticínios, alguns dos ingredientes fundamentais que uma boa dieta deve conter. Isso tem inúmeros benefícios à saúde.

Intimamente relacionado ao tema do descanso é o da comida. Embora pareça não ter nada a ver com nossa concentração, a realidade é que a comida que comemos pode determinar se faremos nossas tarefas com facilidade ou se, ao contrário, será necessário um esforço sobre-humano para terminá-las.

Como açúcar ou carboidratos refinados, eles dificultarão muito a manutenção da concentração por um longo período de tempo. Pelo contrário, outros, como legumes, carne ou frutas, darão a energia que você precisa para usar plenamente o seu cérebro nas atividades que você escolher.

Para criar um hábito sustentável de alimentação saudável, a melhor coisa não é que você proibir alimentos não saudáveis; Pelo contrário, é geralmente mais eficaz começar a introduzir alimentos melhores na sua dieta pouco a pouco. Você pode começar, por exemplo, introduzindo um pedaço de fruta em cada refeição ou substituindo alimentos processados ​​por outros mais naturais e que melhor se adaptem ao seu corpo.

7- Lembre-se do seu "porquê"

 motivação intrínseca e extrínseca

Uma das razões que a maioria das pessoas nomeia quando questionada sobre a dificuldade em se concentrar é a falta de motivação. Para realizar uma tarefa complicada, geralmente precisamos sentir vontade de fazê-lo; mas em muitas ocasiões, perdemos de vista por que estamos agindo de uma certa maneira.

Se você quer melhorar sua capacidade de se concentrar nas tarefas que propõe, precisa se lembrar constantemente de por que as está fazendo.

Não importa qual seja o motivo: dinheiro, mais tempo livre, melhore sua saúde ou seus relacionamentos … O importante é que isso é algo que faz você querer ir trabalhar.

Se você quiser entender este ponto, além disso, você pode até mesmo preencher seu ambiente com elementos que o lembram por que você está fazendo o que você faz.

Por exemplo, se você está economizando para férias em um lugar exótico, pode colocar em sua parede fotos do destino em que está pensando e observá-las quando perceber que sua concentração começa a vacilar.

8- Crie uma rotina

 tipos de conhecimento

Muitas vezes, nossas vidas são um pouco caóticas. Tanto no caso de crianças como de alguns adultos, cada dia pode ser completamente diferente dependendo do que temos que fazer: tarefas a realizar, compras a fazer, consultas com o médico, passeios com amigos ou colegas …

O problema com isso é que nossa mente está preparada para funcionar com desempenho máximo quando há um presente de rotina. Seguir um cronograma mais ou menos fixo nos ajuda a manter a concentração e a dar tudo quando temos que executar alguma tarefa complexa.

Portanto, tente criar uma rotina mais ou menos estável para ajudá-lo a organizar seus dias. Não é necessário que cada segundo do dia seja planejado; mas você deve seguir algumas linhas gerais em suas atividades. Por exemplo, você pode tentar ir ao ginásio na mesma hora todos os dias, sempre jantar ao mesmo tempo …

9- Descubra o que é seu sentido mais importante

Por várias décadas, no campo da psicologia, Ele sabe que cada pessoa aprende e é guiada principalmente pelo uso de um dos sentidos. Para a maioria das pessoas, é a visão; mas para outros indivíduos, pode ser o ouvido ou o toque.

Em geral, as pessoas geralmente são divididas em visuais, auditivas ou cinestésicas. Cada um deles aprende de uma maneira melhor e é motivado por diferentes estímulos e situações. Portanto, entender quais dessas categorias você pertence pode ajudar muito a manter sua concentração.

10- Vá para um especialista

Se tudo mais falhar, pode haver algum problema subjacente que não esteja permitindo que você se concentre adequadamente . Existem muitas condições físicas e psicológicas que tornam muito mais difícil manter a atenção constantemente em uma única tarefa. Alguns dos mais comuns são os seguintes:

– Baixos níveis de algumas vitaminas ou hormônios. Níveis extremamente baixos de substâncias como a testosterona ou a vitamina D podem dificultar a concentração durante longos períodos de tempo.

– Transtorno do déficit de atenção. Embora se considere que tenha sido diagnosticado em excesso nas últimas décadas, o fato é que uma pequena porcentagem de crianças e adultos tem essa condição psicológica. Seu principal sintoma é uma extrema dificuldade em manter a atenção por mais de alguns minutos, mas, por sorte, pode ser tratada.

– Transtornos do Humor. Problemas como depressão, estresse ou ansiedade podem tornar quase impossível manter a concentração de forma eficaz. Nesses casos, é melhor primeiro resolver o que está acontecendo, em vez de tentar aliviar diretamente o sintoma da desatenção.

11- Definir limites de tempo

É bom saber o que a lei diz Parkinson: "o trabalho se expande até que o tempo disponível para sua conclusão termine". Isso é real e geralmente é cumprido. Se você não definir limites de tempo para a conclusão de tarefas, tenderá a se distrair e se desviar.

Portanto, algo altamente recomendado é definir limites de tempo para concluir o que você precisa fazer. Eu recomendo ler este artigo da lei de Parkinson para aprofundar essas técnicas.

12- Cubra suas necessidades básicas

Se você tiver que ir ao banheiro, estiver com fome ou com sede, será difícil se concentrar . Portanto, tente cobrir essas necessidades antes de estudar, ler ou trabalhar.

Com certeza, você está familiarizado com a sensação de desconforto quando está lendo, trabalhando ou estudando e, ao mesmo tempo, sente fome. Livre-se de suas necessidades básicas e, em seguida, verá como sua concentração melhora

13- Prática de meditação

 jovem meditando

O treinamento de meditação melhora tanto a atenção sustentada (concentração) quanto a discriminação perceptiva em tarefas de atenção seletiva. Alguns exercícios básicos de meditação são fáceis de praticar; aprenda aqui como meditar

Referências

  1. "12 Exercícios de Concentração de 1918" em: The Art of Manliness. Retirado: 26 de setembro de 2018 de The Art of Manliness: artofmanliness.com
  2. "O segredo para … melhorar sua concentração" em: The Guardian. Retirado: 26 de setembro de 2018 de The Guardian: theguardian.com
  3. "Como melhorar sua concentração e memória" em: Psychology Today. Retirado em: 26 de setembro de 2018 de Psychology Today: psychologytoday.com
  4. "13 dicas para aumentar o poder de concentração em crianças": Flintobox. Obtido em: 26 de setembro de 2018 de Flintobox: flintobox.com
  5. "As 20 melhores maneiras de melhorar sua concentração" em: Times of India. Retirado: 26 de setembro de 2018 de Times of India: timesofindia.indiatimes.com.

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