O descanso diário é essencial para manter uma boa saúde física e psicológica. Uma boa rotina noturna traz muitos benefícios para o nosso corpo . Estabiliza a pressão arterial, aumenta o desempenho e a atividade intelectual, melhora a memória e a capacidade de concentração e reduz a ansiedade e o estresse.

A qualidade de vida é definitivamente melhor quando temos noites de sono repousantes . No entanto, para muitas pessoas, adormecer é muito difícil. O corpo parece não estar cansado ou a mente trabalha mil e estamos pensando sobre o trabalho ou alguma preocupação que temos.

A falta de sono pode se tornar crônica e afetar seriamente a vida de uma pessoa. Pode causar mau desempenho, mau humor, irritabilidade e exaustão. No entanto, há algumas coisas que podem ser feitas para melhorar a rotina noturna para dormir melhor.

O ritual noturno antes de dormir

A falta de sono repousante durante o sono A noite afeta significativamente a qualidade de vida, reduzindo nosso desempenho e energia.

Para passar do estado de alerta para o sono profundo, precisamos passar por um estágio de transição. Quando temos bons hábitos de transição, é mais fácil adormecer . Da mesma forma, se nossa rotina no final do dia não é a mais apropriada, isso pode afetar nossa capacidade de desconectar e descansar.

Muitas vezes acontece que a noite é a única vez que temos tempo para checar certas contas, conversar com amigos, estudar, limpar a casa ou avançar no trabalho para o dia seguinte.

Esses hábitos fazem com que a hora de dormir seja adiada mais e mais e que permaneçamos ativos além do que é recomendado. E isso pode afetar a capacidade de adormecer.

Nosso corpo está nos dizendo que está cansado e quer dormir, mas nós não o ouvimos. Então a hora do sonho acontece e nos custa adormecer. Mas isso não significa que devemos ir para a cama muito cedo, nem que tenhamos que parar de fazer todas as coisas que fazemos à noite.

É importante colocar um limite nas tarefas e forçar-se a parar em determinado horário . A partir de então, devemos nos dedicar a atividades mais relaxadas e agradáveis ​​até entrar em um estado de relaxamento que nos permita dormir e ter um sono profundo durante toda a noite.

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] Menos luz e nenhum dispositivo eletrônico

 Homem olhando para o celular: rotina noturna
Alguns hábitos como trabalhar tarde ou a exposição a telas móveis antes de dormir podem afetar nossa capacidade de adormecer.

trazer ao nosso corpo e, acima de tudo, nossa mente para um estado de relaxamento que nos permite dormir, é necessário eliminar os estímulos pelo menos trinta minutos antes.

A primeira coisa que devemos fazer é fechar as cortinas e ter apenas luzes suaves em . Nossos olhos detectam luz e emitem sinais para o nosso cérebro para ficarem acordados.

A luz emitida pelas telas de televisão, computador ou telefone celular também é prejudicial a esse estágio de transição. Atividades noturnas como conversar, verificar redes sociais ou jogar no telefone até muito tarde devem ser evitadas.

Também não é aconselhável assistir televisão até muito tarde. Todos estes são estímulos para o nosso cérebro, não só pela luz, mas também pelo som que emitem. Luz suave e silêncio são os melhores aliados para preparar nosso cérebro

para o descanso

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Recomendações para a rotina noturna

 Mulher vestindo uma salada
Os hábitos alimentares durante a noite também podem afetar nosso estado quando vamos dormir.

Há muitas outras coisas que podemos fazer para melhorar nossa rotina noturna e dormir melhor. Um deles é cuidar do que comemos . Refeições muito pesadas ou muito pesadas durante a noite forçará o nosso corpo a ter que trabalhar para digerir os alimentos. E isso nos fará incapazes de dormir bem.

Ir dormir com fome também não é uma boa ideia. Idealmente, faça uma refeição leve, mas suficiente, pelo menos uma hora antes de dormir . Algumas bebidas estimulantes também podem afetar nosso sono. Não é recomendado beber café, chá ou bebidas energéticas após o meio da tarde

Outra recomendação é usar a cama apenas para dormir . Na verdade, quando usamos a cama para outras atividades como comer, estudar ou assistir televisão, o cérebro faz uma conexão entre a atividade e a cama.

A cama se torna um fator de estimulação e, quando vamos para a cama Nosso sistema nervoso será ativado. Uma exceção a isso é, naturalmente, o sexo que sendo uma atividade relaxante, nos ajudará a dormir melhor.

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