A verdade é que quando completamos quarenta anos, algumas coisas começam a acontecer dentro de nosso corpo que nos forçam a fazer modificações em nossa vida em geral, e em particular, a nossas rotinas de exercícios, nutrição e até mesmo atitude e a perspectiva Mas não há necessidade de estar com medo! Quanto mais rápido e eficiente você se adaptar a essas mudanças, mais feliz você será e poderá curtir seus quarenta anos, talvez até mais do que apreciou sua juventude! Você já conhece o meu lema: os 40 são os novos 20.

Considere o seguinte para suas rotinas diárias começando nesta idade.

Evite perder massa muscular e massa óssea através do treinamento de resistência e força: A pré-menopausa está se aproximando e seus níveis de estrogênio gradualmente começarão a diminuir, um hormônio responsável, entre outras coisas, por manter-se saudável seus ossos e músculos. Enfatize então o exercício de força e resistência, sem usar muito peso, mas com repetições suficientes para tonificar os músculos e melhorar os ossos. Eu recomendo fazê-lo de três a quatro vezes por semana.

Preste atenção especial à sua postura e faça exercícios para aumentar sua flexibilidade e equilíbrio: Eu sei, nessa idade podemos começar a machucar um pouco a cintura, pernas, ter uma dor ou desconforto aqui E por lá. Você pode lutar contra isso com exercícios para melhorar sua postura, flexibilidade e equilíbrio, e yoga e taichi são especialmente bons para essa finalidade. Você pode incorporá-los em sua rotina pelo menos duas vezes por semana.

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Combater doenças cardíacas com mais exercícios cardiovasculares: Outras funções do estrogênio são manter o colesterol e a pressão sanguínea afastados, o que significa que esses fatores de risco para doença cardíaca podem aumentar após os 40 anos. Correr, nadar, andar de bicicleta, dançar ou até caminhar rapidamente por meia hora por dia pode ajudá-lo a reduzir esse risco.

Não esqueça:

  • Realize um check-up médico geral para descartar qualquer problema de saúde e, se houver, siga a rotina mais apropriada para tratá-lo.
  • Sempre faça alongamento e aquecimento antes de iniciar qualquer atividade física.
  • Permaneça sempre hidratado, bebendo pelo menos oito copos de água ou infusões de frutas ou ervas por dia.
  • Conselho com profissionais certificados, instrutores especializados, fisioterapeutas, para evitar qualquer lesão ou problema decorrente do exercício físico.

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