No futebol feminino profissional há mudanças constantes. Novos insights sobre o ciclo menstrual ajudam a melhorar o desempenho do jogador.

Como o ciclo menstrual influencia o futebol feminino?

Última atualização: 21 de junho de 2022

O ciclo menstrual é capaz de mudar muitos aspectos da vida de uma mulher, incluindo os relacionados com o futebol feminino. Ou seja, jogadores que treinam com frequência nesse esporte podem perceber que não apresentam o mesmo desempenho o mês todo.

Embora melhor ou pior desempenho possa ser atribuído a diferentes fatores, há algumas evidências de que ele está relacionado ao ciclo menstrual. A menstruação modifica os níveis hormonais e, com ela, o corpo fica mais ou menos suscetível ao esforço.

Cada vez mais times profissionais de futebol feminino estão incorporando conhecimentos sobre o ciclo menstrual para adaptar a rotina de suas jogadoras. O que eles levam em consideração?

Hormônios e desempenho

O ciclo menstrual normal pode ser estabelecido em uma média de 28 dias. O primeiro dia é contado quando uma menstruação ou sangramento começa.

Quase depois de 1 mês, haverá outro sangramento menstrual se não houver patologias envolvidas e se a mulher não engravidar. Portanto, também podemos definir a metade do ciclo no dia 14, que geralmente coincide com o momento da ovulação (quando a mulher está mais fértil porque um óvulo sai do ovário).

Neste contexto, que é uma média e se aplica à maioria das mulheres, temos duas metades do ciclo:

  1. Até a ovulação, o estrogênio predomina como hormônio circulante. É uma substância com capacidade anabólica (ajuda a criar tecido) e ergogênica (dá mais força).
  2. A partir da ovulação predomina a progesterona. Esta é uma substância que tem a função de preparar o corpo para uma possível gravidez, por isso produz pequenas alterações nesse sentido.
Os dias de cada fase do ciclo menstrual são particulares. O período de 28 dias é uma média que se aplica à maioria, mas não a todas as mulheres.

No futebol feminino é preferível dividir o ciclo menstrual em 5 fases

No entanto, apesar de a classificação anterior do ciclo ser a mais conhecida e aceita, os clubes profissionais de futebol feminino querem ser mais específicos. Para isso eles desenvolveram uma separação do período em 5 etapas. E para cada um deles estipularam o que há de melhor em termos de treinamento:

  1. Fase menstrual: estes seriam os primeiros 4-5 dias de um ciclo normal, quando o sangramento está presente. Supõe-se que a jogadora estará cansada, mais exausta e que não estará com a melhor disposição para treinar. Existem prostaglandinas circulando, então pode haver alguma aceleração da frequência cardíaca e mais glicose circulando no sangue. A existência de perda sanguínea com concomitante diminuição do transporte de oxigênio também deve ser considerada. Em suma, a recomendação é reduzir a carga de força física para 60% do normal e fazer tarefas de manutenção, principalmente na modalidade aeróbica.
  2. Fase pós-menstrual: esta parte é do dia 5 ao 12 do ciclo menstrual normal. Os estrogênios comandam a ação e elevam a energia da mulher. Há uma capacidade anabólica constante e os jogadores são mais receptivos a altas cargas de treinamento, tanto de força quanto de exercícios aeróbicos. Portanto, a intensidade é aumentada superior a 75%. É possível que a melhor resposta adaptativa seja encontrada neste ponto.
  3. Fase ovulatória: Entre os dias 13 e 16 do ciclo menstrual normal em jogadoras de futebol, o estrogênio interrompe seu crescimento e estabiliza sua concentração sanguínea. Há um ligeiro aumento da temperatura corporal e algumas mulheres têm dor associada à ovulação. Mínimo, mas podem causar desconforto. Portanto, é preferível reduzir a carga de treinamento para 60%.
  4. Fase pós-ovulatória: Após a ovulação, há um período de prevalência de progesterona, entre os dias 17 e 24 do ciclo menstrual normal. O bem-estar geral retorna com uma maior resposta a altas cargas de treinamento. Os pulmões são capazes de lidar com um volume considerável de oxigênio, de modo que a intensidade pode ser aumentada para mais de 75%.
  5. Fase pré-menstrual: os 3-5 dias antes do novo período são o fim do ciclo atual e o treinamento torna-se difícil. Os jogadores têm uma resposta baixa às cargas e o aumento do cortisol traz consigo alguns sintomas desagradáveis, como dor, ansiedade e irritação. A progesterona está em um ponto de alta concentração, o que promove o catabolismo, ou seja, a destruição de alguns tecidos. Como a fadiga pode se instalar imediatamente, os volumes de treinamento são reduzidos para menos de 60%.


Hormônios e lesões

A consideração do ciclo menstrual no futebol feminino também implica em saber se as jogadoras estão mais suscetíveis a lesões em determinados momentos. Para clubes de elite, isso é fundamental. A perda de um atleta significa uma grande perda.

Um estudo recente publicado em Fronteiras no esporte e na vida ativa analisaram 156 lesões de jogadoras profissionais de futebol ao longo de 4 anos. E relacionou o momento de ocorrência do mesmo com a fase do ciclo menstrual em que as atletas se encontravam.

Os resultados foram impressionantes: as jogadoras têm duas vezes mais chances de ferir um tendão quando passam pelos dias imediatamente após a ovulação. Isso pode ser definido, aproximadamente, entre os dias 11 e 14.

Além disso, os pesquisadores também descobriram que a fase pré-menstrual está em risco (dias 25 a 28). Embora em menor grau.

O aumento do risco pré-ovulatório é atribuído à ação dos estrogênios. Esses hormônios melhoram o desempenho dos jogadores, mas também aumentam a elasticidade dos tendões e contribuem para a sobrecarga que a mulher pode realizar, sentindo-se em condições de treinar mais.

As jogadoras de futebol feminino podem usar o conhecimento sobre seu ciclo menstrual para melhorar o desempenho em campo.


O conhecimento do ciclo menstrual tem aplicação prática no futebol feminino?

Os times de futebol feminino já aplicam o que sabemos sobre o ciclo menstrual e o desempenho esportivo. Assim como os grandes clubes profissionais do mundo.

O Algoritmo FitrWoman ®, por exemplo, que popularizou a seleção feminina de futebol dos Estados Unidos, foi comprada por outras equipes para adequar o treinamento a cada jogadora. Este programa de computador propõe rotinas especiais para cada momento do ciclo e preparadores físicos podem ter um registro de todo o seu plantel para dar sessões diferenciadas.

Sem dúvida, esse conhecimento da medicina esportiva vai revolucionar as práticas do futebol feminino. Já não é suficiente que a atleta descanse durante o período ou se exercite menos se tiver dor.

Hoje pretende-se melhorar o desempenho das mulheres no desporto para que as variações hormonais sejam usadas a seu favor e não contra você. Um tabu é quebrado e a porta é aberta para que os jogadores tenham um mês inteiro de aprimoramento físico.

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