O exercício faz muito mais do que aumentar a resistência muscular e cardiovascular. É assim que o exercício e o sistema imunológico estão conectados.

Se você sempre parece ter um resfriado, tomar remédios para apoiar o sistema imunológico não deve ser a única coisa a fazer . A ciência mostra que o exercício estimula o seu sistema imunológico e torna o seu corpo mais resistente a longo prazo .

Como o exercício estimula o seu sistema imunológico

Se você olhar as evidências, as pessoas que fazem mais exercícios geralmente tem menos infecções e também tem uma incidência menor de doenças cardiovasculares, diz John Campbell, professor da University of Bath na Inglaterra, que estuda exercícios e a função do sistema imunológico.

O processo começa enquanto o corpo suores . No momento em que você começa a se exercitar, seu corpo ativa a circulação, simultaneamente iniciando a resposta de luta ou fuga, que produz os hormônios do estresse epinefrina e cortisol.

Ambas as ações ativam a imunovigilância, mobilizando as células do sistema imunológico para o sangue, linfa e tecidos para aumentar a probabilidade deles entrarem em contato com patógenos. Essa missão de busca e destruição para caçar agentes nocivos faz parte da imunidade inata do corpo.

Outro nível do sistema de defesa do corpo é a imunidade adaptativa (ou de memória). É composto por células especializadas, como células T, que detectam células infectadas no corpo. Os exercícios regulares ao longo da vida podem ajudar a manter um número saudável de células T jovens à medida que envelhecemos .

Seu hábito de exercícios de longo prazo também pode aumentar sua imunidade inata: em um estudo recente em medicina oxidativa e longevidade celular, vai do sofá para exercícios regulares de ciclismo por 10 semanas aumentaram significativamente o número de duas células-chave que combatem a inflamação .

Como capitalizar os efeitos protetores

Tanto o exercício cardiovascular consistente quanto o treinamento de alta intensidade são bons para apoiar a imunidade, então a escolha é sua.

Um estudo recente publicado na revista Aging Cell descobriu que as pessoas que pedalaram regularmente ao longo da vida tinham mais células imunológicas em abundância graças ao seu quociente muscular.

Além de estimular a produção de células do sistema imunológico, outras proteínas secretadas pelos músculos ajudam na proteção contra o câncer. A proteína IL-6, ou interleucina-6, desempenha um papel no direcionamento de células que neutralizam o tumor durante o exercício, de acordo com pesquisas da Universidade de Copenhagen . O pico de IL-6 que seu corpo obtém com um treino está relacionado à quantidade de massa muscular envolvida e por quanto tempo você se move.

¿Cuánto tiempo de ejercicio es el adecuado?

La conclusión sobre el ejercicio y la función del sistema inmunológico, es que debe tratar de cumplir con las pautas de ejercicio: 150 minutos de ejercicio moderado o 75 minutos de intensidad vigorosa por semana. Mas acumular mais do que essas recomendações, por exemplo, dobrá-las ou triplicá-las, não seria prejudicial para o sistema imunológico à medida que você avança nessa direção, especialmente se já o fizer.

O treinamento de força dois ou três dias por semana também deve manter os músculos forma contra germes, de acordo com o American College of Sports Medicine. Se você estiver usando pesos livres ou aparelhos de musculação, sugere-se fazer séries de oito a 12 repetições para seus principais grupos musculares, com cargas de pelo menos 60 a 70 por cento do máximo que você pode levantar para uma repetição daquele movimento específico.

Mas, como o estudo sobre ciclistas mostrou, existem outras maneiras de economizar energia. De certa forma, o treinamento de resistência e o cardio não são incrivelmente diferentes. Ambos estimulam as fibras musculares, o sistema cardiovascular e a resposta imunológica.

Quer você siga uma rotina de baixa ou alta intensidade, treinamento de força ou cardio, ou uma combinação de todos os itens acima, maximize outros fatores que influenciam sua imunidade fora dos treinos: sono adequado, boa nutrição, evite exposição a doenças contagiosas pessoas e manter uma boa higiene. No final das contas, é sempre uma questão de equilíbrio.

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