A anemia é um problema de saúde pública: a OMS estima que aproximadamente seja afetada por 30% da população mundial.

Nos países pobres, é um problema associado à desnutrição. Nos países desenvolvidos, deriva de hemorragias, de fatores alimentares que aumentam a dificuldade natural na absorção de ferro e de toxinas que interferem nas funções básicas das células, impedindo o uso adequado de nutrientes.

A absorção de ferro no intestino delgado é altamente regulada, uma vez que o excesso de é altamente tóxico e não há vias de eliminação. Por um lado, pouco ferro é absorvido dos alimentos (cerca de 10%) e, por outro lado, quando as reservas de ferro no fígado estão cheias, é liberado um hormônio hepcidina que limita sua absorção.

sobre ferro e anemia

O metabolismo do ferro no corpo é quase um circuito fechado. O ferro absorvido torna-se parte dos glóbulos vermelhos, que têm meia-vida de cerca de 120 dias e, quando destruídos, o ferro é liberado e reutilizado. As necessidades de ferro dependem de suas perdas naturais do epitélio intestinal, pele e fezes.

Como posso compensar as perdas de ferro?

Para essas perdas que todos nós temos, mulheres em idade fértil têm para adicionar aqueles que ocorrem durante a menstruação. Além disso, há perdas por sangramento interno (úlceras) ou hemorragias externas (acidentes). Em antecipação a situações especiais, o corpo armazena pequenas quantidades de ferro, principalmente no fígado, na forma de ferritina.

Para compensar as perdas ou atender às demandas, o ferro é liberado das reservas armazenadas e a absorção intestinal é aumentada. Isso ocorre, por exemplo, na gravidez, lactação e crescimento. Se esses mecanismos de compensação são insuficientes, aparece anemia.

Quais são os sintomas da anemia e quem é propenso a ela?

Palidez, cansaço, dificuldade em se concentrar , mau humor, dores de cabeça, dificuldade em se ajustar à luz, unhas quebradiças, pele seca e perda de cabelo são os sintomas mais frequentes. Além disso, a frequência respiratória aumenta e, em casos graves, a falta de oxigênio causa tontura e asfixia.

Em nossa sociedade, mulheres em idade fértil têm maior probabilidade de sofrer de anemia. De fato, cerca de 20% têm deficiência de ferro. Em menor grau, pessoas com problemas digestivos que não absorvem bem o ferro e sofrem de estados inflamatórios e intoxicantes sofrem de anemia.

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Como é diagnosticada a anemia? Quais são os valores normais de ferro?

Para diagnosticá-lo, é essencial um exame de sangue . Baixos níveis de hemoglobina e hematócrito (porcentagem de glóbulos vermelhos) indicam anemia.

Valores normais de hemoglobina em adultos variam de 14 a 18 gramas por decilitro para homens e 12 a 16 gramas por decilitro para homens.

Os valores normais de hematócrito em adultos estão entre 40% e 52% para homens e entre 35% e 47% para mulheres.

Para avaliar As causas da deficiência de ferro também podem ser analisadas em ferritina (medição indireta da loja de ferro), transferrina (proteína transportadora) ou capacidade de fixação de ferro. [19659006] O que são alimentos vegetais ricos em ferro?

No conteúdo líquido, alguns alimentos vegetais que são boas fontes de ferro são: sementes, frutos secos, legumes e grãos integrais (milho e aveia).

O ] algas marinhas contribuem muito ou ferro, mas como são consumidos em quantidades mínimas, não podem ser considerados uma fonte importante. A carne tem menos ferro, mas de uma maneira que é melhor absorvida (ferro heme).

Os alimentos vegetais mais ricos em ferro são:

  • Algas marinhas com esparguete: 59
  • Algas marinhas: 50 [19659026] Algas Spirulina: 28,5
  • Sementes de gergelim: 14,5
  • Germe de trigo: 7,6
  • Pistache: 7
  • Pêssego seco: 6,8
  • Ostra: 5, 4
  • Aveia: 4,7
  • Lentilhas cozidas: 3,3
  • Tempeh: 2,7
  • Tofu: 1,7
  • Quinoa: 1,5
  • Brócolis: 1,4

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O que dificulta a absorção de ferro e o que ajuda a assimilá-lo?

Os taninos de chá, café, vinho tinto e cacau muito descansados ​​dificultam a absorção. ácido oxálico de espinafre e acelga em excesso. Abuso de soja não fermentada. A ingestão usual de antiácidos. E o ácido fítico da fibra, que é parcialmente eliminado por imersão e, sobretudo, por germinação e fermentação.

Em vez disso, eles facilitam sua assimilação vitamina C, ácido cítrico (citros), ácido málico (maçãs), ácido láctico (chucrute) e beta-carotenos. É uma idéia muito boa combinar alimentos ricos em ferro e esses outros compostos na mesma ingestão.

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Os vegetarianos têm ferro suficiente?

O número médio de vegetarianos não sofre mais anemia, mas seus estoques de ferro tendem a ser mais baixos. Algumas dicas: tome alimentos ricos em vitamina C, vista-se com ácidos como limão, chucrute e umeboshi, absorva bem as leguminosas, consuma apenas pão integral fermentado lentamente e evite o abuso de soja não fermentada.

O que devo fazer antes anemia por deficiência de ferro?

Antes de tudo, é essencial descobrir as causas (se houver hemorragias, problemas digestivos, tóxicos no organismo …) e tentar resolvê-las. Então, é aconselhável seguir uma dieta saudável com alimentos não processados ​​ricos em ferro, além de garantir sua correta assimilação.

    
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