Se eu perguntasse a alguém que deseja perder peso em qual área do corpo gostaria de reduzir a gordura, as palavras “minha barriga” apareceriam com frequência. Isso ocorre porque a gordura da barriga é difícil de remover. Na verdade, durante a perda de peso, sua região abdominal geralmente retém gordura, mesmo enquanto outras áreas do corpo perdem peso. Continue lendo porque então vamos lhe dizer como ajudá-lo a perder a gordura teimosa da barriga que o deixa um pouco desesperado.

E perder a gordura da barriga teimosa não é bom apenas para aparências externas. Carregar excesso de peso em volta do abdômen também pode afetar sua saúde a longo prazo, colocando-o em maior risco de doenças como doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Então, por que a gordura da barriga é tão teimosa ?

Por que a gordura da barriga é tão teimosa

Você engorda ao redor do abdômen pela mesma razão que a gordura se acumula em qualquer outra parte do corpo: você consome mais energia (calorias) do que usado pelo corpo.

Quando isso acontece, o excesso de energia é armazenado no corpo como gordura. Você nunca se livrará da gordura do estômago ou de qualquer gordura teimosa, a menos que esteja queimando mais energia do que ingerindo (geralmente por meio de uma combinação sensata de dieta e exercícios). [19659004] É mais difícil deslocar a gordura abdominal porque tem um número maior de células de gordura que não respondem tão facilmente ao processo de decomposição da gordura (lipólise).

Na verdade, a gordura do estômago tende a ser liberada mais lentamente do que em outras áreas do corpo. Isso ocorre porque essas células de gordura têm um tipo de receptor diferente das células de gordura normais; têm o que é conhecido como "receptor alfa" em vez de "receptores beta", que liberam gordura mais rápido.

Gordura abdominal visceral e subcutânea

A gordura abdominal é amplamente dividida em 2 categorias: visceral e subcutânea .

A gordura abdominal visceral envolve os órgãos abdominais, enquanto a gordura abdominal subcutânea é encontrada entre a pele e a parede abdominal.

Embora nenhum dos tipos seja bom para a saúde geral, a gordura visceral é foi fortemente associada a fatores de risco graves, como resistência à insulina, que prepara o terreno para o diabetes tipo 2.

Além disso, o excesso de gordura abdominal também está relacionado a problemas de saúde metabólica. Outros fatores de risco importantes associados ao excesso de gordura abdominal incluem doenças cardíacas, pressão alta, gorduras sanguíneas anormais, inflamação e morte prematura.

Portanto, quando você perde peso, geralmente ocorre uma maior perda de peso inicial de as células de gordura com receptores beta, enquanto as células de gordura com receptores alfa, como as da região do abdômen, responderão mais lentamente, o que reduzirá a perda de peso nessa área.

Como o corpo armazena gordura.

A maioria das pessoas sabe que os alimentos que você ingere podem se transformar em gordura em seu corpo, mas como funciona esse processo?

As calorias que você ingere são usadas como energia para alimentar as funções do seu corpo, a partir de digestão dos alimentos até que a atividade física seja realizada

Se sobrar calorias em excesso, seu corpo as armazenará como gordura. Os planos de perda de peso se concentram na redução da ingestão de calorias para que seu corpo use essas calorias armazenadas como energia, em vez de ter um excedente.

A restrição calórica torna possível a perda de peso, evitando armazenamento adicional de gordura e exigindo que o corpo use a energia reservada para funcionar.

Outros fatores que contribuem para a gordura abdominal teimosa

Estes são outros fatores que você deve considerar que podem estar causando isso, gordura teimosa em sua área abdominal é simplesmente uma tarefa de titãs. Considere cada um dos seguintes pontos que podem estar fazendo com que você fique preso em seu objetivo de perder gordura da barriga.

Você está comendo os tipos errados de gordura

Sim, você leu certo: comer certas gorduras pode ajudá-lo em seus esforços para perder peso. Estudos demonstraram que as gorduras mono e poliinsaturadas, quando consumidas dentro dos limites de uma dieta de baixa caloria, podem realmente ajudar a reduzir a gordura abdominal. Portanto, certifique-se de que os alimentos com essas gorduras de alta qualidade, como salmão, azeite e abacate, façam parte de seu plano de dieta.

Você está comendo muita gordura ruim

Este é um conceito com o qual você provavelmente está familiarizado. Nem todas as gorduras são prejudiciais à saúde, mas as saturadas são, e sabe-se que contribuem para a gordura abdominal . Você deve reduzir as gorduras saturadas, como as encontradas na carne vermelha e laticínios com alto teor de gordura, e substituí-las por alimentos ricos em gorduras mono e poliinsaturadas.

Você se sente estressado

Os hormônios do estresse estimulam seu corpo para reter mais volume em torno de sua cintura. Mas, como o estresse é um conceito bastante abstrato, livrar-se dele é mais fácil de falar do que fazer. Uma maneira de começar é familiarizar-se com os gatilhos de estresse.

O tráfego da hora do rush coloca uma nuvem sobre você pelo resto do dia? Você fica maluco por estar em um supermercado lotado? Tome nota desses sentimentos e tente reorganizar sua programação para reduzir seus encontros com gatilhos de estresse evitáveis.

Você não está suando ou é o tipo certo de suor

Embora exercícios de baixa intensidade sejam benéficos para a perda de peso Certifique-se de incorporar também o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) em seu programa de perda de peso.

Os exercícios que induzem o suor aumentam sua frequência cardíaca e queimam mais calorias em menos tempo. Além disso, reduzem a insulina e o cortisol, os hormônios que fazem com que seu corpo retenha a gordura da barriga.

Além disso, você precisa adicionar treinamento de força para aumentar a massa muscular, o que prepara o corpo para queimar mais gordura.

Você está envelhecendo

Conforme você envelhece, seu corpo muda a maneira como ganha e perde peso. Homens e mulheres experimentam uma diminuição na taxa metabólica ou no número de calorias de que o corpo precisa para funcionar normalmente. A mudança nos hormônios e na taxa metabólica dificulta a perda de peso.

Você está comendo muitos alimentos processados ​​

A perda de peso ocorre principalmente na cozinha, o que significa que é importante ter uma dieta saudável e pobre em alimentos processado. Grãos refinados como pão branco, biscoitos, batata frita e açúcares refinados como bebidas adoçadas e sobremesas aumentam a inflamação em nossos corpos e geralmente estão cheios de calorias.

O excesso de calorias leva ao armazenamento de graxa. E a gordura da barriga está associada à inflamação, portanto, comer muitos alimentos processados ​​prejudicará sua capacidade de perder gordura da barriga.

Coma alimentos naturais, como frutas e vegetais, de preferência frutas e vegetais de baixo índice glicêmico que não aumentam o seu Níveis de insulina.

Quais são os perigos e riscos da gordura da barriga

Gordura de qualquer tipo é considerada por muitas pessoas como prejudicial à saúde, mas certos tipos de gordura podem ser mais perigosos do que outros. Estudos mostram que a gordura que se acumula ao redor da área abdominal pode ser particularmente prejudicial ao bem-estar.

Entre seus muitos efeitos colaterais adversos, a gordura abdominal pode aumentar a probabilidade de muitos eventos graves de saúde, incluindo ataques cardíacos e derrames. .

Aumenta o risco de doenças perigosas

Muitos estudos de pesquisas científicas mostraram que o excesso de gordura na região do meio aumenta o risco de doenças fatais. A gordura da barriga pode aumentar significativamente o risco de desenvolver colesterol alto, pressão alta, doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Você também tem um risco aumentado de ter um derrame. Perder peso por meio de uma dieta saudável e um plano de exercícios reduzirá o risco de desenvolver doenças perigosas. O controle de peso por toda a vida reduzirá ainda mais seus riscos.

Estressando as costas

Músculos fracos na região mediana causam a maioria dos problemas e dores nas costas. O excesso de peso abdominal exerce pressão adicional sobre os músculos das costas e pode, em última análise, desestabilizar a coluna.

Quando você tem tônus ​​muscular pobre e excesso de gordura abdominal, os músculos das nádegas e das pernas devem compensar a força que os músculos abdominais devem fornecer.

Com o tempo, você desenvolverá dores nas costas, distensão nas costas e problemas ainda mais sérios nas costas. Felizmente, fortalecer os músculos abdominais por meio de exercícios regulares e aderir a um programa de perda de peso removerá esse excesso de gordura e aliviará a pressão nos músculos, ossos e articulações.

Causa fortes dores nas articulações

Seu corpo depende de seus músculos abdominais para suporte durante a maioria das atividades físicas que você faz durante o dia. Esteja você caminhando, sentado, em pé, praticando esportes ou malhando, os músculos abdominais agem para estabilizar o corpo durante os movimentos de início e parada.

Quando seus músculos abdominais estão fracos, suas articulações absorvem toda a força de esta atividade física. Depois de um tempo, você começará a sentir dores nas articulações, especialmente nos joelhos, quadris e costas. À medida que você perde peso, menos pressão será colocada em suas articulações e seus músculos abdominais se tornarão mais fortes e confiáveis.

O que você pode fazer para perder gordura da barriga

O que você pode fazer com uma barriga rechonchuda? Mantenha seu peso sob controle com uma dieta saudável e atividades físicas regulares de intensidade moderada. Estudos mostram que a melhor maneira de se exercitar para diminuir o excesso de gordura da barriga é por meio de exercícios aeróbicos. Embora o treinamento com pesos possa ajudá-lo a perder peso e tônus, os exercícios aeróbicos eliminarão o excesso de gordura mais rapidamente.

Usando uma técnica estatística chamada meta-análise, os cientistas foram capazes de determinar, com uma amostra de mais de 2.000 pessoas, que os exercícios aeróbicos diminuíram a gordura abdominal, enquanto o treinamento com pesos não teve efeito.

Portanto, se você está procurando uma maneira de aumentar a perda de gordura abdominal, concentre-se nos exercícios aeróbicos. Os tipos de exercícios aeróbicos incluem corrida, natação, ciclismo, patins, futebol, aulas de spinning, zumba e, basicamente, qualquer tipo de exercício que mantenha sua frequência cardíaca alta e suada.

Além disso, você pode fazer dieta. que consiste em proteína magra, frutas e vegetais de baixo índice glicêmico e gorduras saudáveis. 80% da perda de peso vem da dieta, o que significa que você deve ter uma dieta consistente e saudável para desencadear uma perda de gordura no abdômen.

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