La nectarina é uma das frutas mais saborosas do verão. Além disso, destaca-se pelo aporte de vitaminas, minerais e antioxidantes. Como preparar em geléia?

Última atualização: 27 de julho de 2021

A geleia de nectarina é fácil de fazer. É uma alternativa para inserir essa fruta na dieta alimentar. Além disso, pode ser usado para adoçar iogurtes, torradas, sobremesas, entre outros alimentos. Claro, deve-se considerar que seu consumo deve ser feito de forma oportuna e moderada, dado seu teor de açúcar.

De acordo com um estudo compartilhado no International Journal of Molecular Sciences a nectarina contém vitamina C, flavonóides, compostos fenólicos, antocianinas e açúcares. Portanto, é uma opção saudável para complementar a dieta alimentar. No espaço que se segue explicaremos como aproveitá-la para preparar a geleia.

Geleia de nectarina: como prepará-la?

Em primeiro lugar, devemos recordar que as compotas não devem fazer parte da alimentação habitual. O ideal é consumi-los ocasionalmente, pois concentram açúcares adicionados que podem impactar no estado de saúde. Mesmo esses tipos de preparações devem ser evitadas por pessoas com diabetes ou distúrbios metabólicos. Se este não for o seu caso, convidamos você a experimentar esta receita deliciosa.

Ingredientes

  • 4 quilos de nectarina.
  • 2 quilos de açúcar.
  • 2 limões.

Dicas

é importante que a fruta esteja apenas madura. Se for verde, o resultado pode ser menos doce e com uma textura que não é totalmente agradável. No entanto, no caso de usar um produto além do ponto de maturação, será necessário reduzir a quantidade de açúcar adicionado para compensar aquele presente na própria fruta.

A nectarina contém vitamina C, potássio, flavonóides e outros nutrientes que contribuir para manter o bem-estar.


Passo a passo para preparar geleia de nectarina

  • É necessário verificar se as nectarinas utilizadas não apresentam saliências no exterior. A primeira coisa a fazer é descascar a fruta, cortá-la em rodelas e retirar os ossos.
  • Os segmentos são colocados em uma panela grande, e são adicionados o açúcar e o suco de limão. É essencial evitar que as sementes cítricas caiam na panela.
  • Essa mistura é deixada para macerar – sem acender o fogo ainda – por algumas horas, para que os sabores se misturem e o ácido de limão faça seu efeito. [19659014] Após este tempo, aqueça a panela até atingir o ponto de ebulição. O ideal é mexer a mistura de vez em quando para evitar que grude no fundo do recipiente.
  • Aos poucos, a geleia vai adquirindo uma consistência cada vez mais suave, mas com alguns pedaços de fruta . Neste momento, é amassado com uma batedeira. É possível deixar um pequeno pedaço de nectarina ou processar até obter uma mistura completamente homogênea. Depende do gosto de cada um.
  • Quando a compota fica pronta, é acondicionada em potes de vidro previamente fervidos em banho-maria durante cerca de 10 minutos a partir da fervura. Isso garante a higiene do ponto de vista microbiológico.
  • Esses frascos preservam bem o produto, desde que sejam mantidos em local fresco e seco. Depois de abertos, devem ser mantidos na geladeira.

Principais benefícios da nectarina

Depois de aprender a preparar uma geléia de nectarina, vale a pena revisar as principais propriedades dessa fruta. Obviamente, esses efeitos são alcançados se for consumido no âmbito de uma dieta equilibrada e saudável. Além disso, é sempre preferível consumir nectarinas cruas, para evitar perdas nutricionais.

Sistema imunológico

As nectarinas contêm quantidades significativas de vitamina C. Este nutriente desempenha um papel essencial na fisiologia do sistema imunológico. Foi demonstrado que a manutenção de níveis adequados dele melhora a função de defesa, de acordo com um estudo publicado na revista Nutrients .

Com isso, é possível reduzir a incidência de doenças infecciosas de a natureza respiratória como resfriados e gripes. Além disso, a gravidade e a duração dos sintomas podem ser reduzidas, o que facilita o manejo desses processos. Na verdade, a maioria dos medicamentos para resfriados contém altas doses de vitamina C.

Pressão arterial

Do ponto de vista dos minerais, devemos nos referir à concentração de potássio da nectarina. Este elemento gera no organismo um efeito antagônico ao sódio, pelo menos ao nível da modulação da pressão arterial. Isso significa que uma alta ingestão do nutriente pode reduzir a pressão arterial, conforme afirmado por uma pesquisa publicada no jornal International Journal of Cardiology .

É importante notar que a hipertensão é é um dos fatores de risco associados a acidente cardiovascular. Por esse motivo, melhorar esse parâmetro pode ser realmente benéfico quando se trata de melhorar a saúde, especialmente em pessoas com histórico de problemas cardíacos.

Os nutrientes da nectarina ajudam a controlar a pressão arterial. No entanto, para isso é conveniente consumi-lo sem adição de açúcar.

Anemia

Outro benefício da nectarina, também derivado de seu conteúdo de vitamina C, tem a ver com o aumento da absorção de ferro da dieta. Segundo estudo publicado no jornal JAMA a administração da vitamina e do mineral gera um efeito sinérgico em termos de absorção deste.

Deve-se levar em consideração que a disponibilidade de ferro é, regra geral, muito limitado. Isso pode condicionar o desenvolvimento de patologias crônicas como a anemia por deficiência de ferro. Esta doença provoca um transporte ineficaz de oxigénio aos tecidos, o que gera um estado de fadiga permanente.



Prepare a compota de nectarina

Devido à sua textura, sabor e propriedades, a nectarina é uma boa escolha para preparar uma compota. Você pode consumir como parte do café da manhã ou como um lanche. O essencial é lembrar que seu consumo deve ser moderado para evitar efeitos prejudiciais.

Da mesma forma, deve-se ter em mente que não é uma prescrição adequada para diabéticos, obesos ou pacientes com doenças metabólicas. Nestes casos, o teor de açúcar da receita tem consequências bastante negativas. Nesse caso, você pode encontrar receitas alternativas com nectarina que não contenham açúcar adicionado.

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