Doenças degenerativas do cérebro são comuns em pessoas com mais de 60 anos. Entretanto, prevenir a demência é possível se deixarmos de lado alguns hábitos prejudiciais que contribuirão para a perda de neurônios em nosso cérebro.

A prevenção é muito importante. Muitas doenças podem ser prevenidas, exceto aquelas de natureza genética ou congênita . Embora algumas vezes alguns tipos de demência, como o frontotemporal, sejam atribuídos a causas genéticas, as chances de sofrer de doenças neurodegenerativas são reduzidas se certas previsões forem tomadas.

Inadvertidamente ou sem importância, algumas vezes adotamos hábitos nocivos para o nosso organismo e só notamos as consequências a longo prazo . A demência é uma delas, portanto, observe os seguintes hábitos que você deve evitar.

1. Dormir um pouco

A falta de sono acelera a perda de células cerebrais . Não dormir o suficiente faz o cérebro se sentir cansado. Desta forma, ao fazer qualquer tipo de atividade, você se esforça mais do que o habitual para ficar alerta. A longo prazo, isso pode causar demência.

Se você realizar qualquer atividade que exija concentração ou precisar pensar depois de ter pouco sono, será mais difícil concluí-la com sucesso. Você notará que suas habilidades cognitivas foram reduzidas porque seu cérebro não estará pronto para um esforço semelhante.

Dê 7 ou 8 horas de sono para se recuperar. Você pode evitar a demência se der ao seu cérebro o descanso de que necessita.

Não tome café da manhã

A refeição mais importante do dia é o café da manhã. Depois de 8 horas ou um pouco menos sem comer, seu corpo precisará de energia para começar um novo dia . O café da manhã é a gasolina que seu corpo precisa para entrar e voltar a funcionar, não pule isso!

No café da manhã, damos aos nossos corpos as vitaminas, os minerais e os nutrientes necessários para desempenhar suas funções. Se houver um déficit nutricional o corpo terá uma sobrecarga de trabalho que causará a morte de alguns neurônios.

Tenha uma vida sedentária

O pior inimigo da saúde é o estilo de vida sedentário . Isto não só contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e sobrepeso: também dificulta a oxigenação do cérebro e seu funcionamento adequado.

Se você tem uma vida sedentária, você se sentirá mais fraco e mais pesado. Portanto, o cérebro terá que trabalhar mais para cumprir algumas tarefas, mesmo que sejam simples.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de atividade física é uma das principais causas de mortalidade ]no mundo. Pessoas sedentárias têm um risco de mortalidade entre 20% e 30% maior do que as pessoas que são suficientemente ativas.

Realize pelo menos 30 minutos diários de atividade física para melhorar sua saúde . Não é necessário que você corra quilômetros ou faça exercícios exigentes para aumentar seu bem-estar. Andar a um ritmo moderado ou rápido será o suficiente para mantê-lo ativo e ajudar seu corpo a prevenir a demência.

Consumo de tabaco, álcool e outras substâncias nocivas à saúde

O tabagismo afeta muito a saúde; aumenta o risco de câncer de pulmão e degenera as células cerebrais. Fumar pode matar seus neurônios pouco a pouco e isso contribuirá em longo prazo para o início da demência.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também é contraproducente para a saúde. O etanol reduz as habilidades cognitivas, não só no momento em que é ingerido, mas também a longo prazo.

Drogas ou substâncias ilícitas também afetam muito o sistema nervoso central Recomenda-se evitar o consumo de qualquer uma destas substâncias para gozar de boa saúde mental

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5. Não exercite o cérebro

Assim como você deve se exercitar para manter seu corpo em forma, você também deve exercitar sua mente, porque ele também oxida. Para evitar que a demência acostume seu cérebro a atividades que promovem o desenvolvimento cognitivo

 Leia para prevenir a demência

Leia diariamente, pode ser um livro, jornal ou revistas. Faça atividades que explorem sua criatividade como escrever, pintar ou construir coisas para aproveitar ao máximo suas habilidades cognitivas. Fazer cálculos matemáticos, resolver sudoku, palavras cruzadas e quebra-cabeças também ajudará a ativar os hemisférios cerebrais.

Não esqueça seu cérebro, pois ele precisa estar ativo e em constante desenvolvimento para não ser atacado por demência. Também evita a vida mental sedentária!

As doenças neurodegenerativas são uma bomba-relógio e devemos preveni-las . Embora você possa não perceber agora, os maus hábitos podem estar abrindo uma porta para a insanidade e sua mente terá seu preço em você a longo prazo.

Atraia sua vida positiva, tudo que você adiciona, e deixe de lado coisas prejudiciais ao seu corpo e mente

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