A perda de cabelo na menopausa geralmente é uma das conseqüências das alterações hormonais que ocorrem nesse estágio. Embora possa responder a outros fatores que comprometem a saúde do cabelo, a diminuição dos hormônios femininos é um dos gatilhos.

Segundo algumas pesquisas, esse problema é o resultado de uma menor produção de estrogênio e progesterona. Esses hormônios estão envolvidos tanto no processo de crescimento dos filamentos quanto na permanência na cabeça por mais tempo. Como controlar isso

Dicas para reduzir a perda de cabelo na menopausa

A aplicação de shampoos e tratamentos de perda de cabelo são muitas vezes as soluções mais populares quando se trata de combater a perda de cabelo na menopausa. No entanto, existem outros cuidados básicos que são fundamentais para promover a saúde capilar nesta fase. Aqui nós os compartilhamos em detalhes.

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1. Gerenciar o estresse

Um gerenciamento adequado do estresse pode contribuir para a prevenção da perda excessiva de cabelo na menopausa.

Uma das chaves para refrear A perda de cabelo na menopausa é aprender a controlar situações de estresse. Embora muitos ignorem, esse estado emocional pode afetar o descontrole hormonal . Além disso, a redução do estrogênio tende a mudar a química do cérebro, aumentando as mudanças de humor, ansiedade e depressão.

Para o acima, é conveniente praticar hábitos de relaxamento tais como ioga, exercícios de respiração ou aromaterapia, entre outros, porque eles são fundamentais para reduzir os efeitos do estresse

. Aumentar o consumo de lentilhas

Procurando um aliado natural contra a perda excessiva de cabelo? Em seguida, prepare um bom prato de lentilhas. Estas leguminosas prodigiosas são uma importante fonte de ferro mineral que melhora a circulação e a oxigenação das células para assegurar um desenvolvimento saudável do folículo piloso

. Aumentar o consumo de água para reduzir a perda de cabelo na menopausa

 Mulher bebendo água
O consumo de água mantém o corpo hidratado e impede o enfraquecimento do cabelo. Portanto, é fundamental para evitar a queda de cabelo na menopausa.

Para manter os cabelos hidratados e fortes, o corpo precisa se hidratar todos os dias. Por esta razão, é essencial para aumentar o consumo de água e líquidos saudáveis, especialmente quando há outros sintomas da menopausa.

A hidratação adequada promove o bem-estar de todo o corpo e, neste No caso, garante boa circulação e oxigenação das raízes. É importante considerar que a quantidade necessária varia em cada pessoa, de acordo com fatores como idade, atividade física e estado geral de saúde. Como regra geral, consuma pelo menos 8 copos por dia

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4. Faça uma massagem no cabelo

Massagens capilares têm benefícios importantes quando se trata de combater a perda excessiva de cabelo na menopausa. Embora mais evidências sejam necessárias para apoiar seus efeitos, em geral, elas têm sido usadas desde a antiguidade como aliadas para manter cabelos fortes e abundantes.

Nesse caso em particular, a massagem desempenha uma dupla função. Por um lado, estimulam a circulação no couro cabeludo, facilitando a oxigenação e a nutrição do folículo piloso. Por outro lado, promove o relaxamento, atenuando os efeitos negativos do estresse

. Manter o cabelo natural

 Os corantes de cabelo
O uso excessivo de produtos químicos ou outros tratamentos agressivos piora a qualidade do cabelo, favorecendo a sua queda.

Desde o cabelo sofre um enfraquecimento como parte das flutuações hormonais que ocorrer na menopausa, é essencial tentar mantê-la natural. Em outras palavras, isso significa que o uso de corantes químicos, ferramentas de calor, xampus agressivos e similares devem ser evitados ao máximo.

Outras recomendações são:

  • Usar xampu e condicionador com base em ingredientes naturais
  • Deixe o cabelo secar ao ar livre, removendo o excesso de água com uma toalha
  • Penteie suavemente, usando uma escova de cerdas naturais.
  • Corte as pontas dos cabelos a cada 2 meses.

Se você quiser reduzir a perda de cabelo na menopausa, não se esqueça:

  • Manter uma dieta saudável, rica em ácidos graxos ômega 3, proteínas, antioxidantes, vitaminas e minerais. Aumente o consumo de frutas, verduras e carnes magras.
  • Pergunte ao médico sobre medicamentos que têm efeitos colaterais que incluem perda de cabelo. O profissional pode avaliar o quanto eles afetam o problema e se há outras alternativas.
  • Solicite exames médicos se você suspeitar de anemia ou outras doenças que causam queda de cabelo.

Menopausa e medo para a saúde do seu cabelo? Além de comprar produtos especializados para uso externo, certifique-se de aplicar todas essas recomendações. Tudo isso será fundamental para manter seu cabelo saudável e forte

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