O consumo de açúcar é um dos grandes riscos para o desenvolvimento de doenças complexas. É evidente que representa um risco para a saúde consumi-lo acima do recomendado. No entanto, apesar de seu potencial perigo, é um dos ingredientes mais utilizados pela indústria para a preparação de produtos alimentícios.

Isso faz do açúcar um alimento excessivamente presente na dieta usual, cujo consumo deve ser reduzido ao máximo . Uma diminuição na ingestão de açúcar reduziria a resistência à insulina e as chances de sofrer de diabetes, obesidade e câncer. Para isso, pode ser uma boa idéia usar as estratégias apresentadas abaixo.

Altere produtos processados ​​para produtos frescos

A grande maioria dos produtos processados ​​possui açúcar em sua composição. Seja simples, cana, coco, mel, etc. açúcar, todos esses ingredientes supõem um grande estresse pancreático e danos ao organismo.

Assim, o simples fato de alterar alimentos processados ​​por produtos frescos contribui significativamente para reduzir a ingestão diária de açúcar. Além disso, produtos frescos geralmente fornecem proteínas, vitaminas e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

No entanto, nem todos os produtos processados ​​são prejudiciais. Existem algumas exceções, como, por exemplo, leguminosas para lata. Aqueles processados ​​cujo tratamento serve principalmente para melhorar a preservação do produto tendem a ser uma boa opção para incluir na dieta diária.

A mudança de alimentos processados ​​por produtos frescos é uma das estratégias mais eficazes para reduzir o consumo de açúcar

Não se deixe enganar pelos rótulos

Em muitas ocasiões, a indústria usa eufemismos da palavra "açúcar" para vender um produto mais saudável quando não o é. O açúcar, como tal, pode ser chamado por nomes diferentes, todos com o mesmo significado.

Assim, cana, coco, mel, açúcar de panela, entre outros, são variantes de açúcar que apresentam o mesmo estresse pancreático e os mesmos riscos à saúde esse açúcar branco como tal.

Por esse motivo, é essencial não se deixar enganar rotulando e estudar as listas de ingredientes com lupa antes de decidir comprar um produto em substituição a outro por aparentemente mais saudável

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Comer menos para diminuir o consumo de açúcar

Comer menos reduz as chances de a ingestão diária de açúcar ser excessiva. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas comem acima de suas necessidades diárias.

Para alcançar esse objetivo, muitas estratégias podem ser usadas: desde jejum intermitente, pesagem de alimentos ou simplesmente tendo cuidado com as quantidades e parando de comer quando o apetite cessar.

A dissociação emocional da comida, e não se deixar levar pela sua qualidade organoléptica, é um ponto a favor ao medir o que comemos e eliminar os excessos.

Além disso, essa situação nos ajudará escolha alimentos saudáveis ​​e necessários, em vez de alimentos ricos que geralmente são cheios de açúcar e excipientes não recomendados para a saúde.

 Reduza o consumo de açúcar comendo menos
Embora pareça óbvio, limite a ingestão de alimentos Diariamente ajuda a minimizar o consumo total de açúcar. Entre outras coisas, isso traz benefícios à saúde e ao peso.

Aprenda quando o consumo de açúcar pode ser interessante

Afinal, o açúcar é um nutriente. Sua função é fundamentalmente energética e, portanto, quando é consumida, é um fator que deve ser levado em consideração. Pode ser interessante fazer uma ingestão de açúcar nos momentos anteriores ao esporte ou mesmo depois de iniciado.

Graças a essa estratégia nutricional, o desempenho esportivo pode ser melhorado e a fadiga, evitada. Portanto, quando se trata de consumir substâncias processadas ou açucaradas, é sempre melhor fazê-lo nos momentos que envolvem os esportes, do que em um dia em que a atividade será sedentária.

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Conclusão

O consumo de açúcar é um dos grandes flagelos da saúde. Fora do campo esportivo, onde a ingestão de açúcar pode ser necessária, a ingestão diária desse nutriente geralmente é excessiva. Esse fenômeno tem consequências terríveis para a saúde e é necessário tomar medidas.

Para fazer isso, é uma boa idéia reduzir o consumo de produtos processados ​​e aumentar o de produtos frescos. Da mesma forma, é conveniente ler os rótulos dos produtos para evitar possíveis enganos nas eleições. De qualquer forma, a melhor solução para esse problema é a conscientização e educação alimentar, desde os primeiros estágios da vida.

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