Devemos fornecê-los regularmente ao corpo, pois seu armazenamento é mínimo. Vitaminas hidrossolúveis são indispensáveis ​​para muitas das reações químicas no corpo . Eles se dissolvem na água ou em outros elementos aquosos, muitas vezes se perde uma alta porcentagem quando os cozinhamos. Alguns são até destruídos pelo calor. O risco de problemas devido ao seu acúmulo no corpo é mínimo, uma vez que são expelidos pela urina.

Quando cozemos vegetais ricos em vitaminas hidrossolúveis uma porcentagem geralmente permanece na água de cozimento . Nesses casos, é aconselhável usar o líquido resultante para preparar sopas ou outros alimentos que beneficiem nosso corpo.

Esses tipos de vitaminas são definidos como precursores de coenzimas ou coenzimas, essenciais para o corpo . É por isso que precisamos consumi-los com frequência.

Como são as vitaminas solúveis em água?

As vitaminas C, B1, B2, B3, B5, B5, B6, B8, B9 e B12 são solúveis em água . São basicamente: ácido ascórbico, tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, fosfato piridoxal, biotina, ácido fólico e cianocobalamina.

A vitamina C é obtida principalmente em frutas cítricas, tomates, pimentões vermelhos e verdes, brócolis, batata e cereais . Também está presente em kiwi, morangos e melão.

A vitamina B1 é encontrada em nozes, fígado de vitela, porco, pecados, leite, legumes e levadur a. O B2 está presente no leite, carne, peixe, vísceras, vegetais de folhas verdes, nozes e cacau.

A vitamina B3 é obtida em grãos integrais, o fígado, carne, queijo e peixe . B5 está disponível em quase todos os alimentos.

Outros alimentos com vitamina B

O fígado, carne, ovos e leite são ricos em vitamina B6 . Também grãos integrais, peixe, legumes e frutas como bananas. A vitamina B8 é obtida em peixe, carne, gema de ovo, grãos integrais e nozes.

B9 está presente em vegetais, fígado, fermento, grãos integrais, leite e carne . Nas vísceras, em peixes como atum e sardinha, além de amêijoas, laticínios e ovos, a vitamina B12 está presente.

As vitaminas do complexo B favorecem a produção de células, glóbulos vermelhos, DNA e a metabolização de a energia . São indispensáveis ​​para o melhor funcionamento do sistema nervoso, digestivo, bem como para a saúde visual e da pele. A vitamina C participa do metabolismo das proteínas, fortalece o sistema imunológico e ajuda na absorção de ferro

O consumo de vitaminas hidrossolúveis deve ser feito com frequência. Essa é uma das diferenças fundamentais com as lipossolúveis, que se dissolvem na gordura. Estes são armazenados no fígado e tecido adiposo, portanto, a ingestão não precisa ser diária. Mas as vitaminas C e B são excretadas na urina, portanto, você deve tomá-las em pequenas doses periódicas

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