Aprender a ser feliz na vida, com ou sem um parceiro e se você tem ou não dinheiro, é uma das melhores decisões que você pode tomar em sua vida. Ser feliz consigo mesmo, sem depender de ninguém, é importante, pois as circunstâncias externas sempre mudam irremediavelmente.

Muitas pessoas consideram que buscar a felicidade é a meta fundamental da vida, embora muito poucas saibam como descrevê-la. De um modo geral, poderíamos dizer que a felicidade é um sentimento de satisfação geral com a nossa vida, bem como a capacidade de desfrutar de tudo que temos material e espiritual

Tipos de felicidade

Seguindo Seligman, autor que estudou amplamente o conceito de felicidade, podemos encontrar 3 tipos:

Felicidade Hedonista

Refere-se a tudo que lhe traz felicidade de forma momentânea, como um bom jantar, uma tarde em um spa, um dia de praia
etc.

Para alguns, este é o único tipo de felicidade perseguido, pensando que, ao adquiri-lo, eles se tornarão felizes. No entanto, é algo efêmero, cujas conseqüências geralmente não persistem com o tempo.

Se você quer ter uma felicidade mais duradoura, você deve combinar isso com os seguintes tipos:

Felicidade devido às suas habilidades

] Certamente você experimentou uma sensação de prazer e bem-estar quando alguém parabenizou você pelo seu trabalho . Ser competente em uma área específica, e colocar essa habilidade em prática, proporciona um grau de felicidade mais estável e duradouro do que o anterior .

Para tornar mais claro, alguns exemplos podem ser: ter um bom domínio das novas tecnologias, conhecer várias linguagens, ser bom nos esportes etc.

Felicidade obtida ao dar sentido à sua vida

Esse tipo é o mais complexo. É sobre o bem-estar produzido ao avaliar os sacrifícios que você faz no seu dia-a-dia, com o objetivo de melhorar os outros.

Você pode obter esse tipo de felicidade contribuindo com sua ajuda no trabalho social, sendo pai / mãe atenta, defender os direitos dos animais, entre outros

O que depende a felicidade?

Alguns estudos estimam que a felicidade depende de 50% da nossa genética, ou seja, , da predisposição que temos no nascimento para ser pessoas que vêem a vida com otimismo ou pessimismo.

Isso significa que não podemos fazer praticamente nada para mudar nossa felicidade? Em absoluto. De fato, outra grande porcentagem – 40% – depende de você mesmo, de tudo que você faz para buscar sua felicidade.

Temos, portanto, 10% que esses pesquisadores atribuem aos eventos de nossa vida. ao redor Portanto, embora muitas vezes você pense que está feliz ou triste com o que aconteceu em sua vida, as circunstâncias não são a única causa de como você se sente

.

Conselhos práticos para ser feliz

1 Planeje atividades agradáveis ​​em seu tempo livre

 Garotas asiáticas pulando

De acordo com Seligman, existem inúmeras atividades que lhe trazem felicidade imediatamente no seu dia a dia. Aprenda a valorizar tudo o que faz você se sentir bem, que lhe dá satisfação e realiza essas atividades com mais frequência.

Com certeza, se parar para pensar nisso, você poderá pensar em exemplos infinitos de atividades prazerosas:

Um passeio de bicicleta para o trabalho (em vez de suportar os detestáveis ​​engarrafamentos), aproveite para ler um bom livro, preparar sua comida favorita, realizar alguns esportes (correr, pilates, girar, nadar, etc.)

Como você vê, há muitas opções que você tem no seu dia a dia para aumentar sua satisfação pessoal.

Tire proveito de todas as oportunidades que você tem durante seu tempo livre, pois se você a passar sentada no sofá em frente à televisão, sua satisfação e a felicidade será muito menor

. Faça de suas atividades um hábito

 de andar de bicicleta

Se fazer atividades é importante, torná-las um hábito é ainda mais. Não é suficiente que você faça exercícios físicos esporadicamente. Na verdade, isso não aumentará sua sensação de bem-estar.

No entanto, fazer algum tipo de atividade rotineiramente, como correr, ir pilates ou praticar ioga, trará inúmeros benefícios . tanto física como emocional

Comprometa-se com aquilo que realmente lhe traz bem-estar, concentrando sua atenção na atividade que você está fazendo naquele momento, focalizando o aqui e agora para apreciá-lo completamente

. com uma corrida, você tem que prestar atenção ao seu entorno, desfrutar da natureza, sentir como o ar limpo entra em seu corpo, a sensação agradável depois do banho, etc.

3. Gaste mais tempo com amigos e familiares

 família sorridente

Também foi comentado antes que um dos fatores que mais contribuem para a felicidade percebida é ter relações sociais satisfatórias. Se você fizer alguma das atividades mencionadas no ponto anterior com amigos ou familiares, sua satisfação será ainda maior.

Os seres humanos são seres sociais, portanto desfrutar da companhia dos outros é uma necessidade básica. Gaste um pouco mais de tempo aproveitando a companhia dos outros, especialmente das pessoas mais importantes da sua vida.

Por exemplo, se você é pai, pode propor passar mais tempo com seus filhos no parque, leia uma história antes de dormir (em vez de assistir a televisão)

Se você é um estudante, passe algum tempo com seus colegas depois da escola, no qual você pode falar sobre suas preocupações, interesses, etc. [19659043] 4. Aceite o que você não pode mudar

 aceitar com os dedos

Ao longo da vida, você sempre encontrará obstáculos, dificuldades e imprevistos que podem afetá-lo negativamente e que escapam ao seu controle. A morte de um ente querido ou de que seu parceiro o abandona são exemplos de coisas que não dependem de você.

A única coisa que você pode fazer é realizar um processo de adaptação, para que você possa seguir adiante e que sua vida é a mais satisfatória possível apesar das circunstâncias que o cercam.

Enfrente suas emoções e aprenda a gerenciá-las de uma forma positiva, como por meio da escrita, confiando nas pessoas ao seu redor , etc.

Embora isso não possa ser alcançado imediatamente, você tem que aprender a se reabastecer diante da adversidade, aceitando tudo o que não tem controle e controlando e focando no que pode mudar.

Aprenda a conhecer a si mesmo

 abraçar paisagem

Tenha um maior auto-conhecimento de si mesmo, tenha em mente suas habilidades e defeitos, ele irá ajudá-lo a se tornar uma versão melhor de si mesmo. Para conseguir isso, reserve um tempo para refletir sobre suas preocupações, seus medos e suas metas pessoais.

Escreva de tempos em tempos as coisas que gostaria de mudar a seu respeito e indique aquelas com as quais se sente satisfeito. Não se sinta fraco, mostrando-se como uma pessoa sensível, mas como uma pessoa com força suficiente para se aceitar como você é

. Gastar dinheiro com as pessoas ao seu redor

 casal com um boné

Outro estudo interessante que analisa a relação entre dinheiro e felicidade mostra que, às vezes, o dinheiro dá felicidade. Isso ocorre quando, em vez de gastar o dinheiro em você mesmo – que é normalmente usado em objetos desnecessários -, você o gasta em pessoas ao seu redor.

Assim, ao comprar um presente de um amigo, membro da família ou seu parceiro, você alcançará um estado de bem-estar que aumentará seu nível de felicidade percebida.

Coloque esse conselho em prática surpreendendo uma das pessoas mais próximas a você, mesmo que você não tenha uma razão específica – como aniversário, aniversário, Natal, etc – e, embora seja um detalhe que não é muito caro.

Veja por si mesmo o quão bem você se sente fazendo um gesto tão generoso

7. Durma as horas necessárias para se sentir bem

 descanse na árvore

Não há um número de horas de sono adequado para todas as pessoas, embora geralmente recomendem cerca de 7-8 horas por noite.

que seu ritmo de sono seja regular, evite noites altas ou durma excessivamente, já que em ambos os casos, você ficará menos descansado no dia seguinte, para não poder apreciar os pequenos prazeres da vida cotidiana.

Algumas dicas para poder dormir melhor são: não jantar muito tarde, não comer comida pesada e não ter distrações na sala – televisão, aparelhos eletrônicos etc .-

8. Marque os objetivos em sua vida

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<p dir= Este ponto é especialmente importante se você quer ser mais feliz. Certamente há muitos propósitos que você tem em mente, mas nunca encontra o momento Não espere até a segunda-feira seguinte ou comece um novo ano Comece hoje para lutar pelo que você quer alcançar.

Tendo algo pelo qual lutar, irá encorajá-lo a sair da cama todos os dias e você será capaz de dormir tranquilamente à noite, pensando que você se aproximou um pouco mais para seus sonhos.

Os grandes objetivos levarão tempo para serem alcançados, mas eles realmente valem a pena e contribuirão em maior medida a sua sensação de bem-estar e felicidade .

Estabeleça metas claras, como parar de fumar, aprender a esquiar, iniciar aulas de inglês, etc. O importante é que você defina suas próprias metas de acordo com seus interesses pessoais.

Se você pretende iniciar uma nova atividade para agradar a um amigo ou a sua parceira, a atividade em questão não lhe dará nada. abandonando-o

Se for um objetivo complicado, divida-o em diferentes etapas, para que você tenha um melhor conhecimento da posição em que você está e será mais fácil direcionar seu comportamento.

Por exemplo, se você quer melhorar seu nível de inglês, você deve pensar em escolher uma boa academia, então freqüente as aulas para obter um certificado básico de inglês depois um intermediário e assim por diante

meta irreal aumentará sua frustração, você vai se sentir sobrecarregado e optar por abandonar o seu objetivo.

E que outro conselho você acha que é importante ser feliz?

Aqui está um resumo em video:

E de que outras maneiras você recomenda ser feliz? Count e outros leitores vão agradecer!

Referências

  1. Contreras, F., & Esguerra, G. (2006). Psicologia positiva: uma nova perspectiva na psicologia. Diversitas, 2 (2), 311-319
  2. Bolinches, A. (2011). Felicidade pessoal: chaves para uma mudança interior
  3. García, M. (2002). Do conceito de felicidade à abordagem das variáveis ​​envolvidas no bem-estar subjetivo: uma análise conceitual. Jornal
    Digital, 8 (48), 652-660
  4. Gómez Baya, D. (2012). Revisão do livro de Sonja Lyubomirsky, The Science of Happiness: Um método comprovado para alcançar o bem-estar.

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