Muitas pessoas experimentam uma diminuição significativa em sua energia à noite, podem até sentir apatia e desânimo que se assemelha a um estado depressivo repentino.

Se você é um deles, não está sozinho. Muitas pessoas lidam com a queda de energia à tarde e experimentam uma queda perceptível em seu estado de alerta, nível de energia e capacidade de concentração à tarde. E se você é uma pessoa ativa ou pratica esportes, que acordou cedo para treinar antes do início do seu dia de trabalho, é provável que sinta isso de forma ainda mais aguda do que a maioria. Antes de ver como melhorar ou erradicar este fenômeno, vamos entender melhor o que causa a queda de energia no meio da tarde.

Causas da queda de energia no meio da tarde

Existem seis principais causas para essa queda em energia do meio da tarde:

  1. Uma resposta natural aos ritmos circadianos, que normalmente nos fazem sentir mais sonolentos às 2 da manhã às 4 da manhã e 13:00 às 15h
  2. Muito pouco sono regularmente;
  3. Maus hábitos alimentares, como comer muitos carboidratos (especialmente no almoço);
  4. Desidratação ou hipoidratação: isso geralmente acontece durante um dia agitado, especialmente se você tiver uma sessão de treinamento matinal;
  5. Altos níveis de estresse;
  6. Um distúrbio metabólico subjacente, como pré-diabetes ou resistência à insulina, hipoglicemia reativa ou síndrome do ovário policístico.

Como superar a baixa energia a meio da tarde

Embora não possamos fazer muito com nosso ritmo circadiano natural, podemos tentar resolver alguns dos outros problemas. O sonho, claro, é o mais óbvio. Se você tem problemas para dormir, deve tentar melhorar seu hábito de dormir para que não afete o resto do dia.

Você pode ler vários artigos publicados em nosso site para tentar melhorar sua capacidade de dormir.

Beber uma bebida quente no momento de baixa energia pode ajudar a aumentar a temperatura corporal para neutralizar alguns dos efeitos do ritmo circadiano natural.

Isso também pode ajudar na desidratação aguda, mas é melhor preste atenção ao estado de hidratação durante o dia, uma vez que a falta de hidratação tem vários efeitos negativos no corpo e no desempenho em geral.

É altamente recomendável que tenhamos água e fluidos suficientes em nossa mesa durante o dia. trabalho e atividades diárias, especialmente se você tem se exercitado pela manhã. Você ficará surpreso com o impacto positivo que isso pode ter para ajudá-lo a superar a temida queda de energia da tarde.

O movimento e a exposição ao sol também ajudam a prevenir quedas de energia à tarde; uma curta caminhada ao ar livre pode ser suficiente para aliviar a sonolência e aumentar sua temperatura central, ajudando você a ter um desempenho muito melhor durante o resto do dia.

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