Para superar o ressentimento é importante aprender a reconhecer suas próprias emoções. Descubra algumas estratégias que o ajudarão a enfrentar.

Última atualização: 15 de julho de 2021

Não poder estar na mesma sala ou compartilhar um evento familiar com nosso ex-parceiro ; pare de falar com um ente querido porque ele se esqueceu de dizer olá no aniversário … superar o ressentimento não é algo que se resolve automaticamente mas requer muito trabalho.

Essas cenas do cotidiano escondem uma enorme emoção despesa. E é que não poder perdoar traz desconforto e esconde complexidade para quem a vive. Como lidar com isso? Nesta ocasião, revelamos algumas recomendações.

O que é ressentimento?

Ressentimento compreende emoções e sentimentos negativos sobre uma pessoa ou situação do passado que foi injusta, degradante, desagradável ou prejudicial. Segundo Arroyave, é um novelo de sensações cuja principal característica é o desconforto vivido por um acontecimento considerado uma lesão.

Essa forma de sentir interfere em todas as áreas e espaços que encontra. Por exemplo, aparece em conversas que não são o caso, quando deixamos escapar alguns comentários aparentemente inocentes que, na realidade, visam tornar evidente o desconforto e a raiva.

Embora se expressem por meio de diferentes emoções e reações, os mais frequentes são raiva, raiva, ódio, raiva, amargura e vingança. Portanto, excede qualquer período de imediatismo para se estender no tempo. Por isso, é tão prejudicial.

O ressentimento reúne emoções negativas que pesam muito sobre aqueles que as experimentam.


5 dicas para superar o ressentimento

A importância de superar o ressentimento tem a ver com o que, se não tivermos sucesso, continuamos presos ao passado, dependendo dessa ou daquela pessoa. O sentimento de ter sido humilhado ou magoado domina completamente, e pode vir a transcender do ambiente de onde se originou para outras pessoas.

Assim, um problema em um relacionamento pessoal se estende ao ambiente de trabalho ou a outros relacionamentos. Even instala o sentimento de desconfiança ou medo de traição. Para superar isso, e aliás cuidar da saúde mental, vale a pena aplicar as seguintes dicas.

1. Identifique o motivo do ressentimento

Para deixar ir, você tem que saber. Portanto, devemos identificar em detalhes o que foi que nos incomodou, irritou ou nos feriu no comportamento ou na atitude da outra pessoa. Às vezes, com a distância, podemos ver que não é algo da própria pessoa, mas uma expectativa que havíamos depositado sobre ela, ou que encaramos a situação para o lado pessoal.

Da mesma forma, devemos aceitar que vivemos ressentimentos . Em muitos casos, negamos porque é difícil admitir que nos magoamos e continuamos a atribuir culpas e responsabilidades aos outros. No entanto, reconhecê-lo será o primeiro passo para começar a superá-lo.

2. Não idealizando as pessoas

Em relação ao ponto anterior, é importante entender que muitas vezes as pessoas podem nos machucar, e nem sempre é de propósito. Eles podem nem estar cientes das consequências de seu comportamento.

Se possível, podemos tentar falar com essa pessoa, fazer-lhes perguntas e compartilhar como nos sentimos. Caso contrário, na psicoterapia algumas técnicas são utilizadas, como a cadeira vazia e jogos de RPG para manter uma conversa «fictícia».

Com o exposto, a expressão de nossas emoções é facilitada e podemos nos predispor a ver a situação de outro ponto de vista. Finalmente, podemos avançar no perdão.

3. Pergunte a si mesmo: aonde me leva esse ressentimento?

Por muito tempo, somos capazes de sustentar o ressentimento sem compreender todos os danos que ele nos causa. Às vezes, esse sentimento é ainda mais forte, pois a maneira como sentimos também afeta a maneira como pensamos e agimos.

Por sua vez, e de acordo com a experiência, será importante fazer o exercício de questionar nosso pensamento e crenças. A análise das diferentes arestas de uma situação pode ajudar-nos a relativizar as nossas interpretações e a preparar o caminho para a aceitação.

Também é útil perguntar-nos o que teríamos feito a nós próprios numa situação semelhante. Às vezes, podemos ver que a pessoa tentou fazer o que podia, com os recursos que tinha na época, e que talvez tivéssemos agido da mesma forma.

Por fim, também vale a pena pensar na maneira como interpretamos uma situação e como somos flexíveis. Se formos inflexíveis, é provável que não consigamos compreender a perspectiva da outra pessoa e que nos fechemos ao nosso pensamento.

4. Não é necessário perdoar, mas seguir em frente

Às vezes, o perdão não é possível devido ao dano que aquela pessoa causou em nossas vidas. No entanto, temos que compartilhar com ela diariamente. Isto acontece frequentemente nas separações e nos divórcios.

Neste caso, é uma questão de compreender que neste momento não poderemos perdoá-la e que poderemos precisar de mais tempo . Nem precisamos ter um vínculo para avançar ou simpatizar com ela. Distância e tratamento cordial são suficientes.

Não é necessário ter um vínculo especial com a pessoa que nos causa ressentimento. Um tratamento cordial é suficiente.

5. Dê a si mesmo a oportunidade de aprender

Uma experiência ruim também pode nos ajudar a aprender coisas de que não gostamos. Até nos ensina a estabelecer limites, a nos conhecermos e a compreendermos o que aceitamos e o que não aceitamos em nossas vidas. Em última análise, é uma forma de fortalecer a resiliência e seguir em frente.



Superar o ressentimento exige trabalho

Libertar-nos do ressentimento torna-nos mestres de nossas emoções e permite-nos desfrutar de maior bem-estar e tranquilidade. No entanto, isso requer comprometimento e proatividade, já que frases motivacionais que nos dizem que "você tem que deixar fluir" não são suficientes.

Identificar e aceitar nosso complexo mundo emocional requer honestidade, de parar na frente de nós mesmos e reconhecemos que somos vulneráveis.

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