Superar uma fobia que impede alcançar objetivos na vida ou ter uma boa qualidade de vida é muito importante. Se você se deixar levar, pode aumentar sua intensidade e ser mais complicado de lidar.

Pode ser que em algum momento de sua vida você tenha sentido um grande medo em relação a um determinado objeto ou situação e que esse medo tenha dificultado ou impedido de tomar atividades que você queria naquele momento

Por exemplo, pode ser que seu medo de altura impeça você de andar na roda, que o medo de insetos o impediu de passar um dia agradável no campo ou que seu medo de agulhas impede que você doe sangue.

Lembre-se de que, se você não tratar o problema, pode levar a problemas mais sérios, como depressão, dependência, problemas familiares, problemas de trabalho, ansiedade, ataques de pânico …

Se a fobia que você sofre é menos grave, você pode superá-lo com os passos que eu vou expor você próximo.

Meu conselho é que qualquer tipo de fobia deve ser tratada, uma vez que um temer que a princípio, pode parecer insignificante, com a passagem do tempo pode crescer e se tornar uma fobia incapacitante.

Antes de explicar como superar uma fobia, vou explicar o que é uma fobia e quais são seus sintomas. Isso ajudará indiretamente a controlá-lo e superá-lo

O que é uma fobia?

Uma fobia é um transtorno de ansiedade que consiste em um sentimento de medo intenso, desproporcional e persistente da presença ou antecipação de um objeto, animal ou situação que representa pouco ou nenhum perigo real para a pessoa afetada

A pessoa que sofre de uma fobia tem consciência de sua situação, isto é, ele sabe que seu medo é excessivo e irracional, que ele não tem lógica, mas mesmo assim, ele não pode evitar sentir aquele medo intenso quando encontra o objeto ou a situação temida.

A gravidade das fobias pode variar, ou seja, em algumas pessoas gera um ligeiro mal-estar enquanto em outras a reação emocional é tal intensidade que gera uma grande sensação de medo, crise de ansiedade e até mesmo ataques de pânico.

Essas reações emocionais podem ser desencadeadas pela presença ou pelo a imaginação do que é temido

Por esta razão, as pessoas que sofrem de um distúrbio fóbico tentam evitar a todo custo aquilo que as causa medo, mas quando isso não é possível e elas têm que enfrentar o que temem , eles fazem isso com muito medo, desconforto e ansiedade

Tipos de fobias

As pessoas podem desenvolver fobias em relação a qualquer situação e qualquer situação, por isso, se eu fosse listar todos os tipos de fobias nunca terminaria, e é por isso que citarei algumas.

Existem certas fobias que são mais comuns do que outras na população, como:

  • Acrofobia : medo de altura.
  • Aterofobia : medo de voar
  • Agorafobia : medo de espaços abertos.
  • Arachnophobia : medo de aranhas.
  • [Astrafobia: medo de tempestades
  • Cinofobia : medo de cães
  • Claustrofobia : medo de espaços fechados
  • Dismorfofobia : medo de deformidade física
  • Entomofobia : medo de insetos
  • Phobia ] : medo de situações sociais e interações
  • Glossophobia : medo de falar em público
  • Hematophobia : medo de sangue
  • Nictofobia : fear
  • Nosofobia : medo de ficar doente
  • Ofidiofobia : medo de cobras.
  • Trypanophobia : medo de agulhas e injeções.
  • Etc.

Há também muitos outros tipos de fobias menos comuns e mais notáveis ​​do que as anteriores, tais como:

  • Antropofobia : medo do povo
  • Autofobia : medo de ficar sozinho. [19659028] Carcinofobia : medo de ter câncer.
  • Catagelofobia : medo de ser ridicularizado. [196590] 28] Cleitrofobia : medo de ser trancado.
  • Coulrophobia : medo de palhaços.
  • Dentofobia : medo de ir ao dentista.
  • Emetofobia : medo de vomitar
  • Espectrofobia : medo de espectros e fantasmas
  • Misofobia : medo de sujeira e germes.
  • Necrofobia : medo da morte.
  • Pirofobia
  • : medo do fogo
  • Tafofobia : medo de ser enterrado vivo.
  • Etc.

O que acontece quando a pessoa encontra o que ele teme?

Como eu disse antes , a pessoa sente muito medo, medo intenso, crise de ansiedade e, às vezes, ataques de pânico. A todas estas reações estão unidas:

  • Aceleração do ritmo cardíaco.
  • Descontrole.
  • Desejo de fugir.
  • Dificuldade em respirar.
  • Gritos.
  • Llantos. ] Estômago virado
  • Medo de morrer
  • Pensamentos catastróficos
  • Rigidez
  • Sentir falta de ar
  • Sentir-se apertado no peito
  • Boca seca [19659044] Sudorese excessiva
  • Tremores
  • Etc.

As pessoas sentem um conjunto de emoções, reações e sentimentos muito desagradáveis ​​que os levam a evitar o que eles temem. ] 10 passos para superar uma fobia

1- Identifique sua fobia

O primeiro passo para superar uma fobia é identificar o objeto ou situação que você teme.

Inicialmente, essa primeira etapa pode parecer simples , mas tenha cuidado, pois muitas vezes há muitas confusões. Por exemplo: a pessoa pode acreditar que tem medo de elevadores quando, na realidade, tem medo de ficar trancado.

Leve o tempo que precisar para identificar seu medo, já que esse passo é fundamental para obter supere sua fobia.

2-Fale sobre o que você teme

O fato de falar sobre seus medos com outras pessoas traz muitos benefícios: ajuda a identificar sua fobia, desabafa, recebe conselhos, você se sente apoiado e vestido …

Se em seus entes queridos mais próximos você não encontrar o apoio que precisa, procure uma terapia ou grupo de apoio em que você se sinta confortável e ajude a melhorar.

3-Elabora uma hierarquia de medos

Estou certo de que dentro de sua fobia existem situações diferentes que geram mais ou menos ansiedade. Por exemplo, se você tem medo de cachorros, você pode estar um pouco ansioso para ver um cachorro à distância e uma ansiedade severa em tocá-lo.

O que você deve fazer é uma hierarquia na qual todos são encontrados. aquelas situações diferentes que geram medo ordenadas de menor para maior intensidade. Idealmente, deve haver um mínimo de dez situações.

Neste ponto, o que você quer alcançar é que você divida seu medo em medos menores, o que é mais fácil para você enfrentar em um primeiro momento .

4-Relaxe

Realizar algum tipo de exercício de relaxamento pode ajudá-lo a lidar com sua fobia.

Esse exercício pode consistir em visualizar uma cena agradável, fazer alguns exercícios de respiração, meditação … É importante que o exercício possa ser praticado a qualquer momento e de maneira discreta.

Idealmente, antes de se expor ao objeto temido, realize este exercício, assim ele ajudará a reduzir seu nível de ativação e vai se tornar mais fácil de enfrentar.

5-Visualize

Neste ponto, você deve ter sua hierarquia de medos e expor-se às diferentes situações em sua imaginação, visualizando-as de forma progressiva. 59006] Comece com o primeiro, ou seja, aquele que gera menos ansiedade e começa a se imaginar nessa situação. É normal que a princípio você sinta certa ansiedade e tensão, mas não se preocupe, aos poucos ela diminuirá e você sentirá como seus músculos relaxam.

Quando você toma um minuto relaxado enquanto imagina a primeira situação da sua lista, leve você mesmo uma pausa e repita-a novamente. Quando você vê que apenas você sente ansiedade, você pode passar para a próxima situação na sua lista.

Este exercício deve ser feito com todas as situações em sua hierarquia e seu objetivo é ajudá-lo, através de sua imaginação, nível de ativação diminuir, desta forma, quando você vai enfrentar seus medos em pessoa, você será mais calmo.

6-Gerar pensamentos positivos

Pensamentos têm grande poder quando se trata de fazer você se sentir de uma forma ou de outra, por isso, se modificarmos os pensamentos que geram ansiedade, insegurança e medo, é mais provável que essas emoções passem a ser mais positivas.

Incentivo você a escrever esses pensamentos no papel. que surgem quando você pensa sobre a situação temida, e que você os transforma em pensamentos mais positivos que você pode dizer a si mesmo quando enfrenta sua fobia.

Por exemplo, o pensamento "Eu não posso fazer isso" pode se tornar "pouco a pouco e com esforço eu posso obtê-lo"

7-Exponha seus medos

Chegou a hora de colocar em prática tudo o que aprendemos nas etapas anteriores e enfrentar pessoalmente as diferentes situações da sua hierarquia, ou seja, seus medos.

Como antes, você deve começar a se expor aos seus medos progressivamente, para a situação que gera menos ansiedade. Não se force, não há pressa . É preferível uma exposição lenta e satisfatória que seja rápida e inadequada.

Quando você se expõe várias vezes a uma situação e observa que a ansiedade e o medo desceram consideravelmente, passe para o seguinte.

O objetivo da exposição é que você está progressivamente tolerando o objeto temido e as reações associadas de ansiedade e medo estão desaparecendo.

8-Tenha hábitos saudáveis ​​

 meça a velocidade de pessoas e objetos em esportes

Para qualquer desordem é muito importante que os seus hábitos de vida sejam saudáveis.

Exercite-se regularmente, coma saudável, descanse bastante, evite o consumo de toxinas … Tudo isso afeta o seu bem-estar . o consumo de drogas

Muitos médicos e psiquiatras prescrevem ansiolíticos e antidepressivos para aliviar os sintomas de algumas fobias.

O consumo dessas drogas ou deve ser feito sob supervisão médica, uma vez que o uso indevido deles pode causar dependência e conseqüências desejado.

10-Ter paciência

Para superar uma fobia é preciso ter paciência, pois eles não desaparecem de uma maneira Imediato, mas eles levam tempo e esforço.

Dependendo da gravidade da fobia, o tratamento pode durar várias semanas ou meses. O importante é se esforçar e reforçar todas as conquistas que está conseguindo.

Com paciência, esforço e desejo, você será capaz de superar todos os seus medos.

Referências

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