Acordar tarde, comer a qualquer hora, ficar acordado até o amanhecer … O isolamento e as medidas de segurança exigidas pela pandemia colocaram em xeque o sistema de agendamento de muitas famílias. As consequências foram desconforto, dificuldade para dormir, ganho de peso, estresse e outros problemas indesejáveis. Na verdade, os horários de comer e dormir não são um capricho, mas estão intimamente relacionados ao nosso relógio biológico e aos chamados ritmos circadianos. Descubra os benefícios de ter horários mais saudáveis.

O que é o relógio biológico e como ele funciona

O ritmo circadiano representa as mudanças entre a vigília e o sono. É um tipo de ritmo biológico e corresponde aos eventos que ocorrem periodicamente a cada 24 horas aproximadamente. Em humanos, o ritmo circadiano é controlado por um relógio biológico encontrado no hipotálamo.

Essas mudanças estão relacionadas à temperatura corporal, variações na pressão arterial, produção de hormônios e até o crescimento do cabelo. Por exemplo, durante a noite baixa a temperatura corporal, reduzindo-a ao mínimo durante o sono noturno. Também aumenta a produção de melatonina, um hormônio que regula o sono.

O relógio biológico é sincronizado com as variações da luz solar. No entanto, na vida moderna não é tão fácil se adaptar a essas variações. Luz elétrica, programas de televisão noturnos ou longas horas em frente às telas distorcem a percepção dos ciclos naturais.

Em outros casos, o trabalho noturno ou em turnos também pode alterar o ritmo circadiano, que não funciona mais adequadamente. coordenado. Outros fatores, como dieta ou estresse, alteram os ciclos do sono.

O resultado? Desconforto, sonolência durante o dia, diminuição do desempenho, risco de acidentes e até mesmo de contrair doenças como câncer ou distúrbios metabólicos. Para desfrutar de uma vida saudável, é melhor sincronizar o relógio biológico tanto quanto possível com as necessidades e obrigações que devemos cumprir.

Sincronize seu relógio biológico para ter horários mais saudáveis ​​

Para ter mais horários saudável, você deve tentar combinar o máximo possível com os ritmos naturais. Além disso, a regularidade e os hábitos são muito importantes, pois o cérebro se acostuma a receber certos sinais sempre ao mesmo tempo. Assim, ele se adapta e se prepara para a próxima etapa. Se seus horários estiverem desordenados, é conveniente fazer mudanças graduais até conseguir a adaptação ao ritmo circadiano.

Para conseguir a adaptação ao ciclo noturno, tente tirar alguns cochilos curtos durante o dia até começar o dia com luz solar . A melatonina é um hormônio muito sensível à luz. Estudos recentes mostraram que a luz artificial pode bloquear a produção de melatonina.

Para reorganizar seus horários de alimentação, pratique alguma forma de jejum intermitente, que consiste em se abster de alimentos por várias horas em seguida, volte a comer regularmente.  Horários

Guia para horários saudáveis ​​

Horários saudáveis ​​são aqueles que estão sincronizados com o dia e noite naturais e com ritmos de comida e trabalho que não prejudiquem a saúde. Não se trata de fixar uma hora, mas de um ritmo.

  • Dormir sempre à mesma hora, mesmo aos fins-de-semana e de preferência dormir à noite . Como explicamos, a redução da luz solar inicia a produção de melatonina. No entanto, pode ser induzido permanecendo em um ambiente escuro e evitando a luz azul das telas. Isso é especialmente importante para pessoas que têm horários rotativos ou turnos noturnos.
  • Adote hábitos de sono saudáveis ​​. Em meio a tantos estímulos e atividades de luz, o cérebro deve saber que a hora de dormir está se aproximando para começar a se desconectar. Crie um ambiente relaxante 30 minutos antes de dormir. Evite grandes jantares, café, chocolate, álcool ou cigarros antes de dormir. Se houver muita luz ou ruído, use máscaras e protetores de ouvido.
  • Faça quatro a seis refeições por dia. Os hábitos alimentares são muito importantes para o relógio biológico. Também é importante comer apenas durante o dia. Os horários de alimentação ajudam a sincronizar o relógio biológico. Na verdade, o metabolismo dos alimentos é diferente durante a noite, pois a temperatura corporal, a pressão e a atividade enzimática variam. Alterações no ritmo de alimentação em relação ao dia e à noite são uma das causas da obesidade. Os horários mais saudáveis ​​para comer alimentos são pela manhã, ao meio-dia, à tarde e ao anoitecer.

Algumas recomendações

  • O relógio biológico tem se desenvolvido ao longo de milhões de anos da vida.
  • Todos os seres vivos têm um ritmo circadiano .
  • Conhecer esses ritmos ajuda a compreender muitos processos biológicos e dá origem a novos conhecimentos, como cronoalimentação.

O tempo do relógio biológico está intimamente relacionado aos hábitos. Adquirir e transmitir bons hábitos de sono e alimentação permite-nos ter horários mais saudáveis ​​e uma vida mais feliz. Chegue na hora!

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