A boa intenção de viver e comer de forma mais saudável e sustentável como uma família muitas vezes é deixada de lado na vida agitada do dia a dia. No entanto, é possível melhorar a qualidade da nutrição do ponto de vista da saúde com pouco esforço e, além disso, é possível proteger o meio ambiente.

8 passos para comer melhor e ser mais sustentável

1. Nutrição saudável para crianças: ouse ser mais vegetariano

Apenas uma minoria das pessoas é 100 por cento vegetariana em todos os momentos. O vegetarianismo pode ser entendido como uma tendência de aproximação a cada dia. Se nem todos são vegetarianos em casa, você pode ir aumentando gradualmente a presença de vegetais nos cardápios.

Muitas crianças adoram cachorros-quentes e outros produtos de carne processados, no entanto, esses alimentos processados ​​foram definidos pela Organização Mundial da Saúde como cancerígenos. Existem muitas alternativas de vegetais que as crianças vão gostar que fornecem proteínas, vitaminas e minerais suficientes.

Você pode encontrar feito de soja orgânica com a aparência de carne a que estão acostumadas. Hambúrgueres de vegetais, soja texturizada para fazer bolonhesa com a massa de que tanto gostam e seitan, que pode ser preparado na brasa ou na grelha, são algumas opções.

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2. Compre alimentos orgânicos, locais e sazonais

A agricultura orgânica produz significativamente menos gases de efeito estufa e não usa pesticidas sintéticos ou fertilizantes químicos. Os produtos regionais e sazonais também pontuam alto em termos de sustentabilidade.

Frutas e vegetais maduros colhidos também têm um sabor muito mais intenso e contêm mais micronutrientes, como vitaminas e minerais. As lojas de produtos orgânicos costumam trabalhar com fornecedores e produtores orgânicos da região.

3. Nutrição saudável para crianças com menos alimentos processados ​​

Quanto menos alimentos processados, melhor. Não só porque esses produtos têm longas linhas de fabricação e são embalados. Além disso, muitas vezes contêm significativamente mais aditivos e menos nutrientes. Isso se aplica tanto a pizzas preparadas quanto a purês de frutas embalados para crianças.

Se você cozinhar, economiza dinheiro, se alimenta de maneira mais saudável e protege o meio ambiente também com alimentos para bebês. Se a vida familiar diária se tornar muito estressante ao preparar várias refeições por dia, lembre-se de que cozinhar um dia para várias ou maiores quantidades pode ajudá-lo (este artigo sobre cozimento em lote pode interessá-lo).

4. Compre produtos sustentáveis ​​e economize com resíduos de plástico

Comprar sem resíduos de plástico parece impossível, mas não é. Dê uma boa olhada no seu próprio lixo. Quando você vir que os recipientes de frutas e vegetais ocupam uma grande parte, comece a remediar.

É uma boa ideia que você sempre vá à mercearia com vários pequenos sacos de rede e sacos de pano. Apenas este pequeno passo pode ajudar a economizar muito desperdício com muito pouco esforço.

Além disso, sempre que puder, compre a granel, em vez de bens embalados, e leve-os em sua própria embalagem. Você pode encontrar arroz, legumes, cereais, picles e muitos outros alimentos.

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5. Use água da torneira

Garrafas de plástico são um grande fardo para o meio ambiente e não param de liberar partículas e aditivos na água que você bebe. Se possível, consuma água da torneira.

Se lhe parecer que não é de qualidade suficiente, pode sempre filtrá-la (aqui encontrará mais informações sobre os diferentes tipos de filtro). [19659014] 6. Planeje os cardápios para a semana inteira

É claro que reservar horas do fim de semana para planejar a refeição da semana seguinte não parece muito tentador. Mas se você olhar pelo lado bom, planejando com antecedência, poderá passar a semana inteira com uma única compra e economizará muito tempo.

Outra vantagem é que com um plano semanal , geralmente só você compra o que a família realmente precisa. E você também economiza dinheiro e desperdícios. Em nosso país, uma média de 76 quilos de alimentos por família vai para o lixo todos os anos

7. Armazenar alimentos corretamente

As famílias que armazenam alimentos corretamente podem evitar que se estraguem e acabem no lixo. Mantenha uma despensa organizada, exiba os alimentos com prazo de validade fechado, coloque rótulos, etc.

Lembre-se de que alguns alimentos não devem ser mantidos na geladeira, como tomates ou frutas cítricas.

8. Cozedura sustentável: aproveita as sobras

Se sobrar algum alimento, no dia seguinte pode ser comido novamente ou pode ser utilizado como base para preparar outro prato. As sobras são quase inevitáveis, aproveite ao máximo que elas merecem.

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