O frio, a secura do aquecimento e o uso de géis hidroalcoólicos e sabonetes e até máscaras podem promover surtos de dermatite atópica, uma doença inflamatória da pele que afeta aproximadamente 3-10 por cento das pessoas adultos e 20% das crianças. Aparece como resultado de uma reação do sistema imunológico a várias substâncias, que vão desde alérgenos (substâncias que causam uma reação alérgica) a produtos químicos sintéticos. Tende a ser um problema hereditário.

Os sintomas de dermatite ou eczema são vermelhidão, coceira intensa, irritação, descamação e rachaduras na pele. Para prevenir seu aparecimento, o contato com alérgenos e irritantes deve ser evitado tanto quanto possível e cuidar da pele com meios naturais.

Medidas para prevenir eczema

Ao tomar uma série de medidas, a intensidade pode ser reduzida e a duração dos surtos, que se tornam mais frequentes no inverno.

Evite os gatilhos

A melhor maneira de prevenir um surto de eczema é para evitar os gatilhos como pólen, caspa de animais de estimação e alimentos aos quais você é alérgico. Produtos químicos encontrados em tecidos sintéticos, produtos cosméticos e de higiene, e até mesmo joias e bijuterias que estão em contato com a pele também são gatilhos. Use roupas soltas e macias, como algodão ou fibras celulósicas (Lyocell, etc.) misturadas com algodão, evitando tecidos sintéticos e lã.

Máscaras feitas de materiais sintéticos podem favorecer o aparecimento de dermatites, principalmente em crianças. A Sociedade Espanhola de Imunologia Clínica, Alergologia e Asma Pediátrica aconselha o uso de máscaras 100% algodão, aprovadas e reutilizáveis ​​se for observado que máscaras cirúrgicas descartáveis ​​higiênicas ou FFP2 causam sintomas.

Crianças e adultos devem preferencialmente lavar seus mãos com água e sabão e deixe o gel hidroalcoólico para quando não for possível.

Por outro lado, tenha em mente que o estresse e as alterações hormonais também podem causar erupções ou piorá-las.

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Proteja a sua pele

É importante proteger a função de barreira da pele usando uma loção hidratante, especialmente após o banho, que não deve ser feito com água nem muito quente nem muito fria. Escolha um produto natural ou orgânico certificado que não contenha conservantes ou fragrâncias. Ao longo do dia pode-se repetir a aplicação do hidratante, principalmente nas mãos e no rosto.

Outra forma de proteger a pele é evitando a tentação de coçar o eczema. Isso pode ajudar a prevenir rachaduras e feridas que podem infeccionar. Se você tiver feridas abertas, certifique-se de proteger a pele com curativos.

Controle de temperatura e umidade

A reação à temperatura e umidade depende da pessoa. Algumas pessoas reagem com o aparecimento de sintomas ao frio e secura, e outras reagem ao calor e à umidade. Portanto, em cada caso, as medidas preventivas serão diferentes.

Se você reagir ao frio e à secura, tente ficar em uma temperatura confortável entre 19 e 22 graus. A umidade deve estar entre 40 e 60%. Se necessário, você pode ter um umidificador para aumentar a concentração de vapor d'água no ar.

Se o seu gatilho for o calor, evite o sobretudo. O calor pode fazer você suar, o que piora a dermatite atópica. Em casa, aplique um spray de água doce, que irá hidratar diretamente a pele.

Em qualquer caso, é importante ventilar bem todos os espaços interiores, especialmente aqueles onde passamos mais tempo.

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Tratamento natural da dermatite atópica

O médico pode prescrever cremes esteróides que são aplicados na pele por alguns dias, até que os sintomas desapareçam. Eles também podem prescrever anti-histamínicos por via oral. Mas esses medicamentos têm efeitos colaterais. É melhor tentar controlar os sintomas com meios naturais.

Banhos de aveia são um tipo de tratamento natural que pode aliviar a coceira e o desconforto de erupções cutâneas de eczema. Um banho de 5 minutos em água morna (34 ºC) é o suficiente. Para se secar após o banho ou duche, cubra-se com a toalha, mas não esfregue a pele. Imediatamente depois, aplique um hidratante natural.

Tanto probióticos como prebióticos podem apoiar a saúde da microbiota intestinal, que por sua vez pode regular a resposta imunológica e a inflamação. Você pode aumentar as porções diárias de alimentos fermentados não pasteurizados, como chucrute e kimchi caseiros, ingerir iogurte e kefir ou usar suplementos probióticos.

Você pode aumentar o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 e vitamina A para fortalecer a estrutura da pele e das membranas mucosas. Na dieta vegetal, os ômega-3 são encontrados nas sementes de linho e chia e nas nozes. A vitamina A é encontrada em vegetais amarelos, laranja e verdes, como cenoura, abóbora, batata doce, damasco e brócolis.

E, acima de tudo, no descanso. Faça pausas ao longo do dia e certifique-se de dormir sem tensão por 7 a 8 horas de cada vez.

No artigo Viva sem eczema e esqueça a coceira naturalmente, do Dr. Josep Lluís Berdonces, você encontrará mais conselhos sobre nutrição e plantas medicinais.

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