O colesterol é uma substância presente em todas as células do nosso corpo e é indispensável para uma infinidade de processos fisiológicos . No entanto, seu excesso é prejudicial. Você sabe como comer para controlar o colesterol alto?

A hipercolesterolemia duplica o risco de ter um ataque cardíaco ou derrame. Diante disso, a estratégia é sempre reduzir o consumo de alimentos ricos em colesterol. No entanto, tendo em conta que 90% do colesterol no nosso sangue não vem de alimentos, mas do nosso próprio corpo é uma ação desnecessária e, por vezes, contraproducente.

A Sociedade Espanhola de Cardiologia diz que "80% das pessoas com hipercolesterolemia de alto risco cardiovascular não controlam seus números". Então, o que você deve comer quando você tem colesterol alto? A chave é agir sobre a síntese endógena

Como comer para controlar o colesterol alto

Não suprima o colesterol da sua dieta

Sim, você leu corretamente. É sobre fazer exatamente o oposto do que você pensou. Nosso corpo regula o colesterol através de mecanismos de feedback negativo, ou seja, quanto mais o colesterol tem menos manufatura. Entretanto, a produção endógena só pode ser interrompida por um aumento no colesterol da dieta .

Na verdade, quando é baixa, uma série de processos é ativada para aumentar sua produção. No entanto, você deve ter cuidado ao escolher alimentos com colesterol, uma vez que alguns deles são prejudiciais devido a outras circunstâncias. Neste sentido, o ovo pode ser uma boa alternativa

Veja também: Dicas para aumentar o colesterol bom

Coma alimentos ricos em ômega 3 e ômega 9

Comer alimentos ricos em ômega 3 pode ajudar controlar os níveis elevados de colesterol

Omega 3 e ômega 9 inibem a produção de colesterol. Além disso, o ômega 3 também reduz a síntese das proteínas que o transportam para as artérias e ajuda a eliminar as placas de colesterol já formadas. O ômega 9 pode ser obtido facilmente através de alimentos como o azeite

No entanto, o ômega 3 é oxidado pelo calor e, portanto, é muito difícil obtê-lo da nossa dieta. L a única maneira de garantir uma contribuição adequada é de suplementos. Lembre-se de escolher aqueles que garantem uma absorção correta e uma baixa presença de contaminantes.

Reduz o consumo de carboidratos com alto IG

A insulina é capaz de ativar os mecanismos necessários para aumentar a síntese do colesterol. Portanto, é essencial evitar o consumo daqueles alimentos que aumentam sua produção . Estes são, fundamentalmente, os chamados carboidratos de alto índice glicêmico.

Descubra: Como aumentar o colesterol bom

Consuma alimentos capazes de aumentar o colesterol HDL

 Abacate
Não se trata de eliminar as fontes de colesterol na dieta, mas escolher aqueles que aumentam o colesterol HDL.

HDL é o acrônimo em inglês para "proteína de alta densidade". Embora não seja um tipo de colesterol (há apenas um colesterol), mas um transportador do mesmo, nos exames de sangue aparece como "colesterol HDL" e é comumente conhecido como "colesterol bom".

Sua função é essencial para manter limita nossos níveis de colesterol, pois é responsável por transportá-lo para regiões que podem usá-lo ou eliminá-lo. Portanto, aumenta o consumo de alimentos capazes de aumentar os níveis de HDL constitui uma medida fundamental.

Consumo de probióticos

Lactobacillus Reuteri demonstrou ser eficaz no tratamento de hipercolesterolemia por aumenta a eliminação de sais biliares através do intestino. Quando isso ocorre, o corpo aumenta o uso de colesterol para a formação de novos sais e, portanto, reduz os níveis de colesterol no sangue.

Para ser eficaz, os probióticos devem conter pelo menos 10 × 6 CFU, para ser de origem humana e para chegar e permanecer ativo no intestino.

Em suma, longe de evitar o colesterol da dieta, a chave é agir sobre a síntese endógena . Para fazer isso, devemos aumentar o consumo dos alimentos que o ativam e aqueles que conseguem aumentar seu transporte para regiões capazes de usá-lo ou eliminá-lo.

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